A rigidez torsional de um chassis é fundamental para obter bom comportamento, agradabilidade de condução e resistência temporal. É medida em Nm e nem todas as marcas revelam os valores.
Por exemplo, um GolF IV tem uma rigidez torsional de 14500 Nm. Um Golf V passa para 25000. Um Fiat Bravo (2007) tem 21300 e um Mitsubishi Lancer 25800.
Dei estes exemplos, porque são carros da "gama" do Leaf. Em relação à Nissan, o Qashqai tem um valor superior a todos os supracitados, o que pode ser um bom indicador.
A Nissan afirma que a estrutura reforçada onde se encontram as baterias trouxe um incremento de 40% à rigidez. Só é pena não dizer qual o valor base...

Rigidez torsional
Re: Rigidez torsional
Já agora, um apontamento curioso. O carro conhecido com maior rigidez torsional é o Rolls Royce Phantom com 40500Nm!!!!! Incrível para um carro tão grande (quanto maior o chassis, mais difícil é obter rigidez)
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Rigidez torsional
É pá o Golf tá fraquinho 

NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Re: Rigidez torsional
É preciso ver que o Golf IV é um projecto de 1997. Na altura estava entre os melhores a nível de rigidezruimegas Escreveu:É pá o Golf tá fraquinho
