Desconhecia o MQTT e o Node-RED. Este último parece ser interessante, tenho de ver se brinco um pouco com isso, pode dar jeito nalgum projecto no futuro.
Na realidade o Node-RED funciona sobre NodeJS, está encontrado o servidor HTTP!
A grande vantagem de teres apenas uma API para fora no EVSE, é que não ficas limitado apenas a páginas web para interagir com o mesmo. Podes, por exemplo, facilmente desenvolver uma app Android ou IOS que use essa API para ver no teu telemóvel em qualquer momento e local o estado do EVSE.
Outra vantagem de ter uma app externa (web ou não) é o histórico. Se pretenderes guardar um histórico de carregamentos já vais necessitar do suporte de uma BD, que até pode ser das mais simples como SQLite, e penso que isso já poderá ser muito complicado colocar dentro do EVSE.
Outro ponto interessante, será a possibilidade de integrar com outras apps ou serviços. Assim de repente, eu costumo usar o Spritmonitor, seria interessante no final de cada carregamento enviar para lá os respectivos dados (quantidade em Kwh, custo, tempo, etc...).
O céu é o limite, basta que haja imaginação e claro está, tempo para fazer tudo.
Até lá, e apenas para melhorares o aspecto das páginas que já tens, podes explorar o bootstrap:
http://getbootstrap.com/ é uma framework HTML+CSS+Javascript que já tem alguns themes e acima de tudo é responsive (o que quer dizer que adapta o layout automticamente ao ecrã onde está a página está a ser exibida), e não deve ser difícil integrar com o Node-RED .