FullElectric Escreveu:
Ai Tesla!... a quanto obrigas
Mas claro, quantos mais melhor, que venha também a rede dos fabricantes germânicos
Acha mesmo que é a Tesla que faz correr a Mercedes, a BMW e o grupo VAG (a que não por acaso aqui se junta a Ford)? Na minha opinião a Tesla não faz sequer cocegas a estas marcas, muito menos na Europa, mas não só... Exceptuando o mercado americano (e mesmo aí, à que se analisar muito bem os números), o impacto das vendas da marca Tesla, perante os fabricantes alemães, é manisfestamente irrisório.
O interesse actual dos construtores alemães na mobilidade eléctrica, no meu ponto de vista, terá a ver fundamentalmente com quatro factores (eventualmente não por esta ordem de importância):
- A imposição da UE para as médias de emissões de gamas por marca, até ao final da década.
- Os fortes incentivos da UE em ID no âmbito das várias vertentes da mobilidade eléctrica (que na maioria vão parar, directa ou indirectamente, aos fabricantes de automóveis), quando até à pouco tempo era nos sistemas de injecção dos motores diesel.
- O dieselgate e tudo o que lhe está associado, nomeadamente a súbita repulsa pelos motores diesel nos veículos ligeiros, independentemente da marca.
- A evolução prevista nos mercados da Europa e da China, quer a nível da tendências dos consumidores, quer a nível das restrições ambientais na utilização de veículos poluentes.
Não se esqueça que os construtores alemães, ao contrário de outros, visam a obtenção de lucro e a remuneração devida aos seus accionistas, pois só assim garantem a sua continuidade.