
Upgrade de baterias Renault Zoe - processo e valores
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Upgrade de baterias Renault Zoe - processo e valores
Apenas os seguintes comentários:
- Quando precisar de trocar de bateria (INEVITÁVEL!!!), prefiro ter a hipótese de fazer um upgrade do que andar eternamente com uma bateria de 24 kWh.
- Se a frase acima é verdade, a Nissan quer que os Leafs desaparecam para sempre (e em breve), não haverá Leafs clássicos.
- 9000€ é caro para uma troca de "motor", visto que essa é a comparação possível neste momento.
- Quando a tecnologia maturar, teremos 100 kWh a ~5000€.
- Para mim, a única "desactualização" realmente importante será a condução autónoma. Mas quando isso for real, deixa de fazer sentido a posse do veículo e o que estamos aqui a debater não interessa.
- Quando precisar de trocar de bateria (INEVITÁVEL!!!), prefiro ter a hipótese de fazer um upgrade do que andar eternamente com uma bateria de 24 kWh.
- Se a frase acima é verdade, a Nissan quer que os Leafs desaparecam para sempre (e em breve), não haverá Leafs clássicos.
- 9000€ é caro para uma troca de "motor", visto que essa é a comparação possível neste momento.
- Quando a tecnologia maturar, teremos 100 kWh a ~5000€.
- Para mim, a única "desactualização" realmente importante será a condução autónoma. Mas quando isso for real, deixa de fazer sentido a posse do veículo e o que estamos aqui a debater não interessa.
Última edição por RNM em 03 jan 2017, 20:05, editado 2 vezes no total.
Re: Upgrade de baterias Renault Zoe - processo e valores
Trocar uma bateria que ainda está nova não faz muito sentido.
Se eu tivesse acabado de comprar um Zoe R240, usava-o ao máximo e só em 2020 é que pensava em trocar de bateria. Dar para troca uma bateria quase nova e ainda pagar 9.000 € para fazer a actualização estaria fora de questão.
Como podem ver aos 11:40 nesta já bem conhecida palestra, o Zoe em 2020 terá bateria para fazer 600 km em NEDC.
https://www.youtube.com/watch?v=N6sRWGjFx5w
Estimo que a próxima bateria para o Zoe rondará os 65 kWh brutos. A tecnologia já existe, mas só em 2020 é que o ciclo NEDC é completamente substituído pelo WLTP - apesar de ser introduzido já em 2017. Não é por acaso que a VW aponta para 2020 a venda de um carro eléctrico baseado no ID concept com autonomia de 600 km NEDC e preço semelhante a um Golf fumarento.
Nota: em média a autonomia em WLTP é 60 % da medida em NEDC
Exemplo: 400 km NEDC rondam os 240 km WLTP, ou os futuros 600 km NEDC rondam os 360 km WLTP
A Opel já apresenta os valores WLTP para o novo Astra:
http://www.opel.pt/tools/consumo-combustivel-wltp.html
Se eu tivesse acabado de comprar um Zoe R240, usava-o ao máximo e só em 2020 é que pensava em trocar de bateria. Dar para troca uma bateria quase nova e ainda pagar 9.000 € para fazer a actualização estaria fora de questão.
Como podem ver aos 11:40 nesta já bem conhecida palestra, o Zoe em 2020 terá bateria para fazer 600 km em NEDC.
https://www.youtube.com/watch?v=N6sRWGjFx5w
Estimo que a próxima bateria para o Zoe rondará os 65 kWh brutos. A tecnologia já existe, mas só em 2020 é que o ciclo NEDC é completamente substituído pelo WLTP - apesar de ser introduzido já em 2017. Não é por acaso que a VW aponta para 2020 a venda de um carro eléctrico baseado no ID concept com autonomia de 600 km NEDC e preço semelhante a um Golf fumarento.
Nota: em média a autonomia em WLTP é 60 % da medida em NEDC
Exemplo: 400 km NEDC rondam os 240 km WLTP, ou os futuros 600 km NEDC rondam os 360 km WLTP
A Opel já apresenta os valores WLTP para o novo Astra:
http://www.opel.pt/tools/consumo-combustivel-wltp.html
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Upgrade de baterias Renault Zoe - processo e valores
Autonomia real do Zoe:
225kms em AE e 290kms por aí.
Nada mau.
http://forococheselectricos.com/2016/10 ... tovia.html
225kms em AE e 290kms por aí.
Nada mau.
http://forococheselectricos.com/2016/10 ... tovia.html
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Upgrade de baterias Renault Zoe - processo e valores
A página do zoe no web site da Renault em Portugal já tem um simulador estilo o da tesla que dá ideia da autonomia real, consoante a velocidade, jantes, temperatura exterior e AC/Aquecimento on/off.
A mim deu 200km a 120km/h com AC a aquecer, por exemplo.
A mim deu 200km a 120km/h com AC a aquecer, por exemplo.
-
- Mensagens: 410
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Upgrade de baterias Renault Zoe - processo e valores
Pelos vistos quer o R240 quer o novo R90 estão limitados a carregar a 22 kW.
Será que um R210 levando uma bateria de 41 kWh continua poder carregar a 44 kW?
Será que um R210 levando uma bateria de 41 kWh continua poder carregar a 44 kW?
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Upgrade de baterias Renault Zoe - processo e valores
Que grande confusão.LFN Escreveu:Pelos vistos quer o R240 quer o novo R90 estão limitados a carregar a 22 kW.
Será que um R210 levando uma bateria de 41 kWh continua poder carregar a 44 kW?
1.º: Q210 e R240 (ou os novos: Q90 e R90)
2.º: os "Q's" carregam a 43kW e os "R's" a 22kW.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 535#p83496
http://www.renault.es/gama-renault/gama ... onomia.jsp
http://pushevs.com/2016/11/01/renault-z ... alculator/
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 410
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Upgrade de baterias Renault Zoe - processo e valores
Escusavam de fazer siglas tão complicadas...VETL Escreveu:Que grande confusão.LFN Escreveu:Pelos vistos quer o R240 quer o novo R90 estão limitados a carregar a 22 kW.
Será que um R210 levando uma bateria de 41 kWh continua poder carregar a 44 kW?
1.º: Q210 e R240 (ou os novos: Q90 e R90)
2.º: os "Q's" carregam a 43kW e os "R's" a 22kW.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 535#p83496
http://www.renault.es/gama-renault/gama ... onomia.jsp
http://pushevs.com/2016/11/01/renault-z ... alculator/

Mas a questão de fundo é: um Q210 que leve o upgrade para as novas baterias de 41 kWh continua a carregar a 43 kW ou fica limitado a 22 kW?
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Upgrade de baterias Renault Zoe - processo e valores
O carregador não está no pack de baterias.
Aliás, o zoe nem tem carregador. Carrega com o motor...
Aliás, o zoe nem tem carregador. Carrega com o motor...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 410
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Upgrade de baterias Renault Zoe - processo e valores
Portanto dá.
Comprar um Q210 e fazer o investimento no upgrade das baterias pode ser uma forma económica de ficar com um carro com boa autonomia e velocidade de caregamento compatível com os PCR, certo?
Comprar um Q210 e fazer o investimento no upgrade das baterias pode ser uma forma económica de ficar com um carro com boa autonomia e velocidade de caregamento compatível com os PCR, certo?
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Upgrade de baterias Renault Zoe - processo e valores
Se tiveres noção da ineficiência e da esquisitice desse modelo com carregamentos estando disposto a assumi-los em consciência... certo.LFN Escreveu:Portanto dá.
Comprar um Q210 e fazer o investimento no upgrade das baterias pode ser uma forma económica de ficar com um carro com boa autonomia e velocidade de caregamento compatível com os PCR, certo?
Ainda assim, para mim, a aquisição de um carro nunca é um investimento... lol
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt