
Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
- rnlcarlov
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Após mais algumas experiências com o truque das lâmpadas nos mobie, cheguei a algumas conclusões.
A corrente correspondente a 100W não é de fiar para impedir o loop da morte. Ao contrário do que eu pensava inicialmente, não é uma simples potência X que não faz o posto parar a carga. Por exemplo a 100W, nalguns postos ele atrasa o tempo que o posto demora para parar a carga. Por exemplo, no mobie do Alto de S. João, eu registei que o posto se desligou 12 minutos após o EVSE fazer a pausa do loop. Normalmente o loop demora 14-15 minutos. No mobie da Av. Paris, os 100W já foram suficientes para esquivar o loop.
Mas um coisa parece-me certa: de 120W para cima é seguro que faço um carregamento completo. Após o fim da carga, quando o EVSE se desliga, o posto continua com luz azul, o que não acontece com 100W, em que o posto termina o carregamento por bateria cheia.
Consegui melhorar o setup das lâmpadas pondo-as debaixo do capot. O EVSE não dá (cabo muito grosso), mas usando uma extensão consigo por o cabo de entrada e saída.
[img]http://i.imgur.com/2gfF5yc.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/FAIS910.jpg?1[/img]
Quando por alguma razão não me é possível fazer isto (quando o carro fica longe do posto e faltam-me estensões, tenho uma solução de backup, em que escondo as lâmpadas e o EVSE por baixo do carro, empoleiradas mesmo por baixo do porta-bagagens, de modo a que só quem mete a cabeça debaixo do carro é que as vê.
[img]http://i.imgur.com/xJ6jTNh.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/E3gaRnL.jpg[/img]
A corrente correspondente a 100W não é de fiar para impedir o loop da morte. Ao contrário do que eu pensava inicialmente, não é uma simples potência X que não faz o posto parar a carga. Por exemplo a 100W, nalguns postos ele atrasa o tempo que o posto demora para parar a carga. Por exemplo, no mobie do Alto de S. João, eu registei que o posto se desligou 12 minutos após o EVSE fazer a pausa do loop. Normalmente o loop demora 14-15 minutos. No mobie da Av. Paris, os 100W já foram suficientes para esquivar o loop.
Mas um coisa parece-me certa: de 120W para cima é seguro que faço um carregamento completo. Após o fim da carga, quando o EVSE se desliga, o posto continua com luz azul, o que não acontece com 100W, em que o posto termina o carregamento por bateria cheia.
Consegui melhorar o setup das lâmpadas pondo-as debaixo do capot. O EVSE não dá (cabo muito grosso), mas usando uma extensão consigo por o cabo de entrada e saída.
[img]http://i.imgur.com/2gfF5yc.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/FAIS910.jpg?1[/img]
Quando por alguma razão não me é possível fazer isto (quando o carro fica longe do posto e faltam-me estensões, tenho uma solução de backup, em que escondo as lâmpadas e o EVSE por baixo do carro, empoleiradas mesmo por baixo do porta-bagagens, de modo a que só quem mete a cabeça debaixo do carro é que as vê.
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- pemifer
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 01:19, editado 1 vez no total.
Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
rnlcarlov a dar cartas 

- rnlcarlov
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Hoje o morangwatt dorme e come em Aveiro. Fiz uma carga até 95% em Aveiras (tive de esperar meia hora por um Leaf 30kwh). Depis fui até Pombal onde cheguei com 9.5% e a tartaruga a sorrir-me. Carreguei até aos 80% que entretanto chegou um Tesla que vinha a caminho de Lisboa vindo da Alemanha e que nao conseguiu carregar com o adaptor dele no outro sentido.
De Pombal a Aveiro vim a lutar com o embaciamento dos vidros que entretanto fez-se noite e frio e um pouco de nevoeiro. Por conta disso nem pude mandar ar fresco para as bateria, que chegaram queninhas ao destino.
O carro ficou no mobie ao pé do museu de Aveiro, a dez passos do hotel.
Amanha parto rumo a Braga, com paragem pela Aguda para visita de um familiar. O senhor do Leaf que encontrei em Aveiras disse-me que tem carregado no PCR da Prio que está ao pé da caetano Power. Esse já bomba mesmo?
De Pombal a Aveiro vim a lutar com o embaciamento dos vidros que entretanto fez-se noite e frio e um pouco de nevoeiro. Por conta disso nem pude mandar ar fresco para as bateria, que chegaram queninhas ao destino.
O carro ficou no mobie ao pé do museu de Aveiro, a dez passos do hotel.
Amanha parto rumo a Braga, com paragem pela Aguda para visita de um familiar. O senhor do Leaf que encontrei em Aveiras disse-me que tem carregado no PCR da Prio que está ao pé da caetano Power. Esse já bomba mesmo?

- mjr
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Tenho de verificar isso, há duas semanas que não passo por lá.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Gosto destes relatos. Vou continuar a acompanhar. 

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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Ontem acabei por ir carregar a Vilar de Andorinho, pois ninguem me antendia no telefone da outra prio. Parti com 81% e cheguei a Braga com 23.5%%, tendo vindo a 90/100 kmh na AE.
Acabei por ter sorte a carregar no PCR, pois o taxi que lá estava já ia nos 77%, e mal comecei a carregar comecaram a chegar carros, uns 3.
Vamos ver como vai ser no regresso.
Acabei por ter sorte a carregar no PCR, pois o taxi que lá estava já ia nos 77%, e mal comecei a carregar comecaram a chegar carros, uns 3.
Vamos ver como vai ser no regresso.
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Um pequeno resumo com algumas imagens da grande viagem do morangwatt a Braga.
Á ida, como saí da Lisboa da parte da tarde, planeei passar a noite em Aveiro. A etapa mais custosa dessa dia foi claro Aveiras-Pombal, mas que com a prática já não faz muita confusão. No Canion o panorama era este à chegada a Pombal.
[img]http://i.imgur.com/V2EuFni.png[/img]
Comparando com a minha viagem em Julho, gastei um pouco mais de bateria (85% vs 81%), mas também vim a uma velocidade média ligeiramente superior e levava mais carga. À chegada a Aveiro tinha cerca de 12%. Graças ao meu truque das luzes escondidas sob o capot deixei o carro a carregar durante a noite, sem receio de loops e outras paragens de carga.
De manhã, carregadinho a 100%, meti-me rumo à Aguda, onde cheguei após uns pequenos desvios para evitar as autoestradas com pórticos electrónicos (o morangwatt não tem via verde).
[img]http://i.imgur.com/m8cw1w1.jpg[/img]
Após o almoço, continuei para Braga, com uma paragem em Vilar de Andorinho, que estava bastante concorrido, para uma carga do 33% aos 80%. Daí partida em bom ritmo (90/100km/h) pela A3 até Braga, onde cheguei com 23.5%.
2ª Feira foi dia de regresso. A viagem Braga-Lisboa começou com as baterias bem fresquinhas (nunca tinha visto baterias abaixo de 10ºC), que lá ficaram mais mornas com a condução de autoestrada até Vilar de Andorinho. Pelas 9 e meia estava a carregar no PCR, sem mais ninguém em espera.
[img]http://i.imgur.com/KQ3wivN.jpg[/img]
Infelizmente estava bastante frio e a área de serviço não tem muito onde estar, logo esta paragem foi um bocado chata. Para além do mais, talvez por terem acordado fresquinhas, o decaimento da velocidade de carregamento foi mais elevado do que o costume, pelo que ainda ia nos 80 e tal e já estava a carregar mais lento do que um PCL. Posto isto, e visto que os 136km até Pombal dificilmente se fariam sem uma pequena paragem intermédia, decidi que era mais rápido abalar para Feira e carregar lá numa tomada do Pingo Doce. Partida de Vilar de Andorinho com 88% e chegada a Feira com 71%. Aproveitei para fazer umas comprinhas enquanto queimava tempo e continuei a viagem com 90% de carga.
À chegada a Pombal tinha 13% SOC.
[img]http://i.imgur.com/nk8HaVZ.png[/img]
Enquanto o carro carregava aproveitei para almoçar (para espanto meu a área tem uma Telepizza lá dentro), e pouco depois o carro já estava pronto.
Ou quase. O PCR não carregou o carro acima dos 89%. Para dar uma pequena margem de segurança liguei-o à tomada do WC dos homens, onde carreguei até aos 92%.
O trajecto Pombal-Aveiras decorreu conforme o esperado, tendo chegado com 9%, mas com uma velocidade média superior à da ida.
Enquanto carregava em Aveiras até aos 80%, o trânsito mesmo ao pé da área de serviço começou a complicar-se visilmente, devido a um acidente pouco à frente. Passado esse obstáculo foi smooth sailing até casa, onde cheguei com 31%.
No total, foram 770km feitos.
Á ida, como saí da Lisboa da parte da tarde, planeei passar a noite em Aveiro. A etapa mais custosa dessa dia foi claro Aveiras-Pombal, mas que com a prática já não faz muita confusão. No Canion o panorama era este à chegada a Pombal.
[img]http://i.imgur.com/V2EuFni.png[/img]
Comparando com a minha viagem em Julho, gastei um pouco mais de bateria (85% vs 81%), mas também vim a uma velocidade média ligeiramente superior e levava mais carga. À chegada a Aveiro tinha cerca de 12%. Graças ao meu truque das luzes escondidas sob o capot deixei o carro a carregar durante a noite, sem receio de loops e outras paragens de carga.
De manhã, carregadinho a 100%, meti-me rumo à Aguda, onde cheguei após uns pequenos desvios para evitar as autoestradas com pórticos electrónicos (o morangwatt não tem via verde).
[img]http://i.imgur.com/m8cw1w1.jpg[/img]
Após o almoço, continuei para Braga, com uma paragem em Vilar de Andorinho, que estava bastante concorrido, para uma carga do 33% aos 80%. Daí partida em bom ritmo (90/100km/h) pela A3 até Braga, onde cheguei com 23.5%.
2ª Feira foi dia de regresso. A viagem Braga-Lisboa começou com as baterias bem fresquinhas (nunca tinha visto baterias abaixo de 10ºC), que lá ficaram mais mornas com a condução de autoestrada até Vilar de Andorinho. Pelas 9 e meia estava a carregar no PCR, sem mais ninguém em espera.
[img]http://i.imgur.com/KQ3wivN.jpg[/img]
Infelizmente estava bastante frio e a área de serviço não tem muito onde estar, logo esta paragem foi um bocado chata. Para além do mais, talvez por terem acordado fresquinhas, o decaimento da velocidade de carregamento foi mais elevado do que o costume, pelo que ainda ia nos 80 e tal e já estava a carregar mais lento do que um PCL. Posto isto, e visto que os 136km até Pombal dificilmente se fariam sem uma pequena paragem intermédia, decidi que era mais rápido abalar para Feira e carregar lá numa tomada do Pingo Doce. Partida de Vilar de Andorinho com 88% e chegada a Feira com 71%. Aproveitei para fazer umas comprinhas enquanto queimava tempo e continuei a viagem com 90% de carga.
À chegada a Pombal tinha 13% SOC.
[img]http://i.imgur.com/nk8HaVZ.png[/img]
Enquanto o carro carregava aproveitei para almoçar (para espanto meu a área tem uma Telepizza lá dentro), e pouco depois o carro já estava pronto.
Ou quase. O PCR não carregou o carro acima dos 89%. Para dar uma pequena margem de segurança liguei-o à tomada do WC dos homens, onde carreguei até aos 92%.
O trajecto Pombal-Aveiras decorreu conforme o esperado, tendo chegado com 9%, mas com uma velocidade média superior à da ida.
Enquanto carregava em Aveiras até aos 80%, o trânsito mesmo ao pé da área de serviço começou a complicar-se visilmente, devido a um acidente pouco à frente. Passado esse obstáculo foi smooth sailing até casa, onde cheguei com 31%.
No total, foram 770km feitos.
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Belo clone.. pensei que fosse pior/+dificil nestas viagens.
- rnlcarlov
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Ainda foram 7 horas. A minha mãe disse que não a apanham noutra.santanamos Escreveu:Belo clone.. pensei que fosse pior/+dificil nestas viagens.
