Vou fazer um EVSE para poder carregar a mais de 16A, no limite 32A, e em princípio vou deixa-lo preparado com contactor e Mennekes fêmea para as 3 fases. O cabo de alimentação 5x6mm vai ficar ligado a uma ficha CEE 32A monofásica e quando tiver um carro que permita o carregamento trifásico é só mudar as fichas. Não vou ter preocupações com a dimensão da caixa e as proteções já estão no quadro.
Estou ainda a recolher informação sobre o que tenho que comprar e surgiram-me as primeiras dúvidas:
Quais são as vantagens e inconvenientes dos diversos 'EVSEs' tipo 'Simple EVSE', 'Simple EVSE Wallbox', 'Viridan', ... Estou inclinado para o 'Simple EVSE Wallbox' em que não preciso de fazer soldas e a alimentação é a 230V ... certo?
Que contactor comprar? Quero robusto e com provas dadas. Fui a uma loja de produtos elétricos pedir o preço do 'Hager 4NA ESC463' de 63A (+-82€+iva) e lá aconselharam-me um de uso industrial 'Schneider LC1D18P7 230V' (+-39€+iva). Claro que prefiro o mais barato se for viável, mas as dúvidas são: Este contactor só corta as 3 fases, algum problema de deixar o neutro sempre ligado? Pedi um contactor para no mínimo 32A mas este pelo que percebi (ou não) é para apenas 18A.
Indiquem-me pf o modelo mais indicado para este uso e que não levante dúvidas sobre a segurança. É que eu tenho poucos conhecimentos sobre eletricidade (mas vontade de aprender

e nestes componentes vitais prefiro jogar pelo seguro e assim ficar com a garantia de que tiver algum problema com o EVSE do contactor não é com certeza.
Obg