
Experiências com o meu i3 - RD
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Para breve, nova visita ao concessionário para actualização de software, em 9 meses já será a 2ª vez.
A primeira vez foi numa das (várias) deslocações que já fiz para resolver um problema com o meu EVSE, que teima em não respeitar os horários do carregamento diferido.
A carta (registada) que recebi indica o código de acção:00 12 36 04 00 - Programação das unidades de comando.
Actualmente a versão do software do meu carro é: I001-16-07-506 (Julho 2016)
A primeira vez foi numa das (várias) deslocações que já fiz para resolver um problema com o meu EVSE, que teima em não respeitar os horários do carregamento diferido.
A carta (registada) que recebi indica o código de acção:00 12 36 04 00 - Programação das unidades de comando.
Actualmente a versão do software do meu carro é: I001-16-07-506 (Julho 2016)
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Hoje foi feita a referida actualização.
Não sabem o que foi actualizado, mas pelos vistos é uma grande actualização.
Neste momento a versão é a I001-16-11-502 (Novembro 2016), a capacidade disponível da bateria passou de 19.5kw para 19.6kw.
Apenas fiz 2km até casa por isso não deu para detectar grandes diferenças.
Não sabem o que foi actualizado, mas pelos vistos é uma grande actualização.
Neste momento a versão é a I001-16-11-502 (Novembro 2016), a capacidade disponível da bateria passou de 19.5kw para 19.6kw.
Apenas fiz 2km até casa por isso não deu para detectar grandes diferenças.
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Ficamos a aguardar mais dados, no entanto, é sempre bom sinal a marca ir fazendo actualizações, é sinal que está atenta.
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Quase uma semana depois e a alteração que salta mais à vista é o aumento de autonomia que o carro apresenta.
Só por 1x carreguei até aos 100% e apareceu uma autonomia de 145km, em modo normal, normalmente atingia 136km. Isto no dia-a-dia condução normal sem modo ECO e sem preocupação em "esticar" autonomias.
Este mudança já foi reportada por outros utilizadores deste fórum, não me recordo é se foi abordado outro aspecto que também reparei que está diferente - consumos médios - também noto que estão mais elevados, não tenho ainda muita certeza da diferença, mas noto diferença.
Mais uma vez, estou a referir-me a percursos e estilos de condução muito similares.
Só por 1x carreguei até aos 100% e apareceu uma autonomia de 145km, em modo normal, normalmente atingia 136km. Isto no dia-a-dia condução normal sem modo ECO e sem preocupação em "esticar" autonomias.
Este mudança já foi reportada por outros utilizadores deste fórum, não me recordo é se foi abordado outro aspecto que também reparei que está diferente - consumos médios - também noto que estão mais elevados, não tenho ainda muita certeza da diferença, mas noto diferença.
Mais uma vez, estou a referir-me a percursos e estilos de condução muito similares.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Mas o aumento da autonomia estimada é por alteração do algoritmo de cálculo dessa autonomia (mais otimista) ou por disponibilizarem mais capacidade da bateria?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Seguramente por questões de algoritmo, porque a capacidade disponível passou de 19,5kw (ver foto na página anterior) para 19,6kw.mjr Escreveu:Mas o aumento da autonomia estimada é por alteração do algoritmo de cálculo dessa autonomia (mais otimista) ou por disponibilizarem mais capacidade da bateria?
O que me parece pouco lógico é que os consumos médios também aumentaram o que torna tudo isto um pouco irreal...
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Aumento do consumo médio e aumento de autonomia!? Não faz muito sentido 

AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Qualquer dia volto a este tema com elementos mais concretos, de um forma geral são dados viciados pelo passado. Regra geral é algo que afeta todos os carros..
Hoje foi dia de dar um pulinho a Lisboa e pelo primeira vez usei mais do que 2 carregadores... Foi dia de paragem em todas as "estações e apeadeiros".
Hoje foi dia de dar um pulinho a Lisboa e pelo primeira vez usei mais do que 2 carregadores... Foi dia de paragem em todas as "estações e apeadeiros".
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Como indiquei no post anterior, na semana passada aproveitei para usar todos os postos disponíveis na A1 e de 2 paragens passei para 4.
Os tempos de carregamento em termos agregados foram praticamente os mesmo (45+18 = 11+26+12+16), apenas reduziu o tempo de viagem em aproximadamente 10min.
Poderia ter sido mais rápido, no entanto além de ter entrado nas estações de serviço da BP (Mealhada e Santarém) ainda demorei algum tempo a arrancar numa ou noutra ocasião.
Aspecto mais positivo foi a melhor velocidade média, que dá sem duvida um melhor conforto em viagens na AE.

O tamanho da bateria é muito limitativo a percursos em AE, obrigando a várias paragens ou médias também baixas. Os percursos que realizei foram:
2 Paragens: 137km (~45min) +121km (~18min)+54km -> 3h35min
4 Paragens: 39km (~10min)+ 98km (~25min)+40km (~12min)+81km(~15min)+54km -> 3h25min
Da próxima vez espero testar outro cenário, que acredito que seja o melhor, porque os km ficam mais distribuídos e próximos da distância óptima em AE para um i3 de 22kw (97km+82km+80km+54km), com paragens na Mealhada, Leiria e Aveiras.
Os tempos de carregamento em termos agregados foram praticamente os mesmo (45+18 = 11+26+12+16), apenas reduziu o tempo de viagem em aproximadamente 10min.
Poderia ter sido mais rápido, no entanto além de ter entrado nas estações de serviço da BP (Mealhada e Santarém) ainda demorei algum tempo a arrancar numa ou noutra ocasião.
Aspecto mais positivo foi a melhor velocidade média, que dá sem duvida um melhor conforto em viagens na AE.

O tamanho da bateria é muito limitativo a percursos em AE, obrigando a várias paragens ou médias também baixas. Os percursos que realizei foram:
2 Paragens: 137km (~45min) +121km (~18min)+54km -> 3h35min
4 Paragens: 39km (~10min)+ 98km (~25min)+40km (~12min)+81km(~15min)+54km -> 3h25min
Da próxima vez espero testar outro cenário, que acredito que seja o melhor, porque os km ficam mais distribuídos e próximos da distância óptima em AE para um i3 de 22kw (97km+82km+80km+54km), com paragens na Mealhada, Leiria e Aveiras.
Última edição por rimsilva em 12 fev 2017, 23:29, editado 1 vez no total.
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Mas os PCR da área de serviço da Mealhada já estão instalados e a funcionar?