Leaf foi o mais vendido em Portugal em 2016

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Alx99
Registado: 26 ago 2016, 11:47

Re: Leaf foi o mais vendido em Portugal em 2016

Mensagem por Alx99 » 26 jan 2017, 03:12

mjr Escreveu:Há várias maneiras de beneficiar mais os BEV. Pode ser aumentado o incentivo, pode aumentar o valor máximo para dedução do IVA nos BEV, etc. Mas já ficava satisfeito se só os PHEV com autonomia WLTC acima de 50km tivessem o benefício do IVA.
Mas onde é que viu que eu era contra os incentivos existentes ao BEV's ou o seu aumento? Sou contra é que tais incentivos sejam conquistados em detrimento dos que os PHEV's têm. Faço-me entender?

E já agora a que modelos de PHEV's com autonomia superior a 50 kms é que se refere? Onde é que eles estão actualmente?

Erbium
Proprietário Leaf
Registado: 06 ago 2016, 17:16

Mensagem por Erbium » 26 jan 2017, 10:21

Alx99 Escreveu:tenho uma Passat GTE e TODOS os dia faz entre 40 a 85 kms eléctricos
Alx99 Escreveu:É que a verdade, queira-se quer não, é que, exceptuando os Teslas (honra lhes seja feita), os BEV's existentes actualmente no mercado são veículos para curtíssimos trajectos diários
Um PHEV faz 40 a 85km's sem problemas mas um EV só faz curtíssimos trajectos?! :roll:

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 26 jan 2017, 10:34

Alx99 Escreveu:
mjr Escreveu:Há várias maneiras de beneficiar mais os BEV. Pode ser aumentado o incentivo, pode aumentar o valor máximo para dedução do IVA nos BEV, etc. Mas já ficava satisfeito se só os PHEV com autonomia WLTC acima de 50km tivessem o benefício do IVA.
Mas onde é que viu que eu era contra os incentivos existentes ao BEV's ou o seu aumento? Sou contra é que tais incentivos sejam conquistados em detrimento dos que os PHEV's têm. Faço-me entender?

E já agora a que modelos de PHEV's com autonomia superior a 50 kms é que se refere? Onde é que eles estão actualmente?
O recursos são (muito) escassos, por isso entendo que devem ser canalizados para onde é possível obter mais ganhos ao nível das emissões.

Os únicos PHEV em Portugal com autonomia WLTC acima de 50km que conheço são o i3 Rex e o Outlander PHEV (este já tenho algumas dúvidas que consiga os 50km WLTC). Os PHEV do grupo VAG ainda têm autonomias interessantes, mas os da BMW e Mercedes... enfim.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Alx99
Registado: 26 ago 2016, 11:47

Mensagem por Alx99 » 26 jan 2017, 11:04

mjr Escreveu:
Alx99 Escreveu:

O recursos são (muito) escassos, por isso entendo que devem ser canalizados para onde é possível obter mais ganhos ao nível das emissões.

Os únicos PHEV em Portugal com autonomia WLTC acima de 50km que conheço são o i3 Rex e o Outlander PHEV (este já tenho algumas dúvidas que consiga os 50km WLTC). Os PHEV do grupo VAG ainda têm autonomias interessantes, mas os da BMW e Mercedes... enfim.
Entendo agora que a sua linha de raciocinio relativa aos beneficios dos PHEV's se deve somente à escassez dos recursos existentes. Não concordo, mas compreendo e aceito.

E já agora, segundo julgo saber, os i3 Rex não são PHEV mas sim BEVx derivado do facto de se moverem sempre a electricidade. Quanto aos Outlander, não obstante os dados anunciados apontarem para uma autonomía eléctrica de 52 kms, não sei até que ponto conseguirão lá chegar. Só mesmo os seus utilizadores o poderão dizer.

mjr
Administrador do site

Mensagem por mjr » 26 jan 2017, 11:16

A nível fiscal o i3 Rex penso ser considerado um PHEV. O facto de ser apenas o motor elétrico a impulsionar as rodas é um pormenor mecânico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 26 jan 2017, 11:39

Alx99 Escreveu:
Caro rimsilva,

Derivado da extensão do seu post, irei tentar ser sintético nas respostas, sem contudo deixar de debater o que me parece mais significativo:

Não percebendo a menção a chavões (quais?), no que se refere a eventuais sombras e fantasmas relativos à utilização dos BEV's, olhe que não são fantasias. Segundo inúmeros relatos que tive oportunidade de ler neste forum, os constrangimentos são bem reais. Por certo o atento rimsilva saberá do que falo.
Também serei rápido porque os seus argumentos/opiniões estão sempre à volta do mesmo, logo não será difícil responder.

Como o post já foi extenso ou por vezes não coloco os detalhes todos, porque acho que a alusão está subentendida e por isso não vou estar sempre a transcrever ou repetir tudo o que já foi dito.

O chavão a que me referia era este: "Não é por se repetir inúmeras vezes uma mentira que ela passa a ser verdade", alias esta frase já a vi até noutros fóruns, fica clara intenção de influenciar os menos informados, com palavras fortes como "Mentira".
Alx99 Escreveu: Talvez me tenha expressado mal, eu não tenho, nem tento, de justificar o facto de possuir um PHEV. Recordo-lhe como se iniciou este tópico. O forista Nelson perguntou no seu post se os utilizadores de PHEV's (Mercedes, BMW, Mitsubishi e VW) usavam esses veículos parcialmente como eléctricos ou se estes eram utilizados apenas a combustível. Lembra-se?
Ora perante esta pergunta tão simples sou confrontado com várias opiniões (sem a apresentação de quaisquer fundamentos), por parte de foristas que não possuem este tipo de veículos, de que estes utilizadores adquirem esta viaturas somente por questões fiscais. Ora como eu tenho um PHEV e de forma alguma prescindo da utilização eléctrica, mencionei, tão só, o que pensava acerca desta generalização e qual a utilização preconizada para o meu carro. Não é o que todos os foristas fazem neste forum, contribuírem com a sua visão particular para o debate e esclarecimento? Ou estarei errado?
Mas nem era preciso ir mais longe, neste forum existem diversos testemunhos de foristas com PHEV's que têm uma utilização quase exclusivamente eléctrica. Isso bastaria para evitar generalizações despropositadas.
É verdade que existia no post incial uma questão nesse sentido, no entanto não é menos verdade essa necessidade de se repetir com esses argumentos, de que justificar.

Por vários tópicos já a vi, sem a tal questão directa de quem quer que fosse.

Mais uma vez a sua resposta vai no sentido desse fantasma, que aqui toda a gente detesta os PHEV's e quer acabar com os PHEV's, etc... quando na realidade não é nada disso e das duas umas, ou o Alex99 não lê o que está escrito de forma rigorosa ou então essa ideia fixa da perseguição aos PEHV's leva-o sempre à mesma resposta.

A questão fiscal na compra NUNCA foi referida em relação aos PHEV's em geral, mas apenas a um caso em particular o MERCEDES C350e!
Alx99 Escreveu: Concordo consigo quando refere que "Os interesses de uns não são os interesses de outros". Já La Palice não diria melhor. Agora custa-me, sinceramente, que os interesses de uns se queiram sobrepor aos interesses de outros, e perante isso, exprimo a minha opinião discordante.
Mais uma vez essa frase foi uma forma de abreviar a resposta, sabemos de uma forma geral as diferenças, privilegiando-se uns aspectos em detrimento de outros na utilização de um tipo de veiculo ou de outro.
- Fazer distancias maiores sem paragens e sempre bem acima dos 120km/h porque tempo é dinheiro..
- Ter espaço de sobra porque a família é grande;
- Comprar um carro com menos autonomia mas ao mesmo tempo amigo do ambiente, que lhe permite poupar na manutenção, fazer os mesmos km que fazia com o CI (mesmo na ordem do 40.000km/ano), sem comprometer a qualidade de vida.
Alx99 Escreveu: Quantos aos taxis, de facto existem taxis Leaf's mas não fazem os mesmos serviços que os outros taxis. Estou a imaginar um taxista a dizer a um cliente que apanhou no Aeroporto de Lisboa para uma corrida até à Guarda: oiça, durante a viagem temos de parar cerca de 2 horas para carregar as baterias. :lol:
Existem de facto esses taxis, mas são para as voltinhas nas grandes cidades.
Mais uma vez está a particularizar, ou então sou eu que estou enganado e as corridas até Bragança são as mais procuradas no aeroporto de Lisboa, até se pode resolver a situação com um Tesla de preferência um 100D+ para chegar bem rápido.
Mas pode estar descansado que felizmente tenho visto muito leaf's com logo's de empresas e não são taxis.
Alx99 Escreveu: Volto a concordar consigo no que se refere a que a mudança para os BEV's será feita de forma natural e que falta colmatar algumas lacunas no mercado. Já não o acompanho quando refere que essas lacunas são só de veículos de 7 lugares ou SUV's. Na minha opinião faltam veículos familiares de classe media e media/alta com autonomías interessantes e possuindo carregamento rápido. O futuro nos dirá em que sentido irá o mercado.
Não referi " essas lacunas são só de veículos de 7 lugares ou SUV's" mas sim "nomeadamente veículos do tipo familiar de 7 lugares ou SUV's", acho que não é bem a mesma coisa.

LFN
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por LFN » 26 jan 2017, 12:02

Peço desculpa, mas isso é não perceber o que é um PHV.

Se me disser que devia haver um limite (e até há, mas é alto) para o preço de aquisição com benefício, aceito. Agora querer que um PHV tenha a autonomia quase de um EV é uma subversão de conceito e um desperdício de recursos - a maioria das pessoas iam a andar a arrastar as baterias usando-as apenas parcialmente.

mjr
Administrador do site

Mensagem por mjr » 26 jan 2017, 12:15

50km WLTC não é quase a autonomia de um BEV neste momento, muito longe disso. O Leaf, que como indica este tópico foi o mais vendido em 2016, tem 171km EPA, provavelmente um pouco mais WLTC. Ou seja, 50km WLTC é menos de 1/3 da autonomia de um BEV mainstream.

Sobre o arrastar a bateria, na minha opinião para merecer o incentivo os PHEV devem estar a maior parte do tempo a arrastar o MCI e não o contrário. 25km NEDC é uma anedota, e se carregar mais no acelerador lá liga o MCI porque a bateria não aguenta cargas muito elevadas.

Batotinha
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Mensagem por Batotinha » 26 jan 2017, 12:37

:naughty:

Tentando resumir, até porque me parece que estamos a derivar do tópico. E neste caso os nºs são o que são. Estamos a defender a nossa dama, (ideia linda), mas não acrescentámos muito mais do que isso. A nossa concordância ou discordância! :o

O nosso "amigo", (quase cem), não leve a mal por o tratar desta forma, mas inicialmente fiquei com muito má impressão a seu respeito. Principalmente porque a postura de boas maneiras tão vincadas e repetidas, é um sêlo, quase 100%, aplicável a um conjunto de indivíduos de quem só ganharia-mos beneficio se mantivessem as devidas distancias. Entretanto já o entendo melhor e não fico com comichão! :oops: E só lhe critico a sua veia "de comercial" neste grupo. Defende o seu negócio, ou o dos seus amigos/compadres/investidores/patrões ou parceiros, e isso não é para mim pura e simplesmente um defeito. Pode ser, (e penso que é), uma forma de ganha pão que não pode ser criticada por levar a sua vida dentro das regras de mercado. E por isto mesmo, penso que tem toda a razão em defender os PHEB, pois para si são de facto os automóveis que melhor servem as suas necessidades.

O que os restantes participantes tentam esclarecer, é que isso pode não ser razão suficiente para que "algumas marcas" continuem a abocanhar impostos da forma tão clara e explicita. Outras fazem-no vendendo GATO por lebre. Como no crime das emissões. Servem-se da "ignorância" do legislador, (eu acho que é mesmo "amigalhismo" e não ignorância), pois é sabido que uma boa parte dessas marcas tem postura CANIBAL em relação ao resto da sociedade) e estão-se marimbando para a forma como se usa os automóveis. É como dizem os fabricantes de armas. -Nós não temos culpa que os utilizadores façam uso errado das "ferramentas" que nós produzimos. Nós só produzimos ferramentas de defesa. Nada Mais!
Daí que, (penso que), a maioria dos participantes deste fórum, defende que o tratamento não deve ser extensivo a todo o PHEB! Tem que haver diferença vincada mesmo entre eles, também por questão de recursos... no que a incentivo diz respeito. Eu sei (sabemos), que já não é o mesmo, mas precisa de ser ainda menos benéfico para os CANIBAIS. Os recursos são escassos e são ainda mais escassos por causa do CANIBALISMO dalguns dos seus simpáticos fornecedores "defendidos", mesmo que o esteja a fazer de forma honesta. :?:
Não me incomoda nada que hajam PHEBs. Pelo contrário. Acho que são necessários. Não são necessários é para fazer 25 Km só perpetuam a vigarice. Mas muito mais pernicioso é o facto de ainda não estarmos a discutir o "banir do diesele" do transporte ligeiro de passageiros. OU pelo menos a tornar imperiosa a atitude recente de Paris nesta matéria. Estamos a gastar tempo e a transmitir uma ideia de "EVOLUÇÃO" por via duma PROMOÇÃO/IMPLANTAÇÃO duma tipologia que não é senão o manter da supremacia dos CANIBAIS. E isso já me incomoda!
De facto os BEV precisam de chegar a um maior nº de cidadãos. E isso pode passar pela extensão de autonomia, como a do i3 Rex. Então não é que com um "simples" gerador, se consegue colmatar a maioria das necessidades de percorrer longas distancias de muitos cidadãos?

Acho mesmo que o estado da arte, NO QUE DIZ RESPEITO a legislação, deveria ser a recomendação, (e algum tipo incentivo), às marcas que pusessem à disposição do cliente (UM EXTENSOR DE AUTONOMIA) Como se fizesse parte obrigatória da lista de extras(?). O Veículo deveria ter a possibilidade, sem "inventar", de satisfazer outras necessidades (mesmo que pontuais), de chegar mais longe. O cliente decidia.
Mas acho que devemos ao participante Alx99 o direito de defender a sua dama. E de resolver as suas necessidades de locomoção da forma menos prejudicial ao ambiente, (a todos nós, pois sem querer fazemos parte do ambiente do Alx99).
Tenho lido os seus comentários e já não sinto o "rubor do azedume" que me provocou nas primeiras intervenções. :pray:

Sugiro à moderação que se crie e transfira esta grande parte da discussão para outro tópico. Para que se entenda melhor porque gastamos algum do nosso tempo a defender "principios".

mjr
Administrador do site

Mensagem por mjr » 26 jan 2017, 16:47

Não vamos começar aqui uma flame war. Além disso o tópico fica bloqueado para posterior limpeza / divisão em dois tópicos.

Bloqueado

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”