Alx99 Escreveu:
Caro rimsilva,
Derivado da extensão do seu post, irei tentar ser sintético nas respostas, sem contudo deixar de debater o que me parece mais significativo:
Não percebendo a menção a chavões (quais?), no que se refere a eventuais sombras e fantasmas relativos à utilização dos BEV's, olhe que não são fantasias. Segundo inúmeros relatos que tive oportunidade de ler neste forum, os constrangimentos são bem reais. Por certo o atento rimsilva saberá do que falo.
Também serei rápido porque os seus argumentos/opiniões estão sempre à volta do mesmo, logo não será difícil responder.
Como o post já foi extenso ou por vezes não coloco os detalhes todos, porque acho que a alusão está subentendida e por isso não vou estar sempre a transcrever ou repetir tudo o que já foi dito.
O chavão a que me referia era este: "Não é por se repetir inúmeras vezes uma mentira que ela passa a ser verdade", alias esta frase já a vi até noutros fóruns, fica clara intenção de influenciar os menos informados, com palavras fortes como "Mentira".
Alx99 Escreveu:
Talvez me tenha expressado mal, eu não tenho, nem tento, de justificar o facto de possuir um PHEV. Recordo-lhe como se iniciou este tópico. O forista Nelson perguntou no seu post se os utilizadores de PHEV's (Mercedes, BMW, Mitsubishi e VW) usavam esses veículos parcialmente como eléctricos ou se estes eram utilizados apenas a combustível. Lembra-se?
Ora perante esta pergunta tão simples sou confrontado com várias opiniões (sem a apresentação de quaisquer fundamentos), por parte de foristas que não possuem este tipo de veículos, de que estes utilizadores adquirem esta viaturas somente por questões fiscais. Ora como eu tenho um PHEV e de forma alguma prescindo da utilização eléctrica, mencionei, tão só, o que pensava acerca desta generalização e qual a utilização preconizada para o meu carro. Não é o que todos os foristas fazem neste forum, contribuírem com a sua visão particular para o debate e esclarecimento? Ou estarei errado?
Mas nem era preciso ir mais longe, neste forum existem diversos testemunhos de foristas com PHEV's que têm uma utilização quase exclusivamente eléctrica. Isso bastaria para evitar generalizações despropositadas.
É verdade que existia no post incial uma questão nesse sentido, no entanto não é menos verdade essa necessidade de se repetir com esses argumentos, de que justificar.
Por vários tópicos já a vi, sem a tal questão directa de quem quer que fosse.
Mais uma vez a sua resposta vai no sentido desse fantasma, que aqui toda a gente detesta os PHEV's e quer acabar com os PHEV's, etc... quando na realidade não é nada disso e das duas umas, ou o Alex99 não lê o que está escrito de forma rigorosa ou então essa ideia fixa da perseguição aos PEHV's leva-o sempre à mesma resposta.
A questão fiscal na compra NUNCA foi referida em relação aos PHEV's em geral, mas apenas a um caso em particular o MERCEDES C350e!
Alx99 Escreveu:
Concordo consigo quando refere que "Os interesses de uns não são os interesses de outros". Já La Palice não diria melhor. Agora custa-me, sinceramente, que os interesses de uns se queiram sobrepor aos interesses de outros, e perante isso, exprimo a minha opinião discordante.
Mais uma vez essa frase foi uma forma de abreviar a resposta, sabemos de uma forma geral as diferenças, privilegiando-se uns aspectos em detrimento de outros na utilização de um tipo de veiculo ou de outro.
- Fazer distancias maiores sem paragens e sempre bem acima dos 120km/h porque tempo é dinheiro..
- Ter espaço de sobra porque a família é grande;
- Comprar um carro com menos autonomia mas ao mesmo tempo amigo do ambiente, que lhe permite poupar na manutenção, fazer os mesmos km que fazia com o CI (mesmo na ordem do 40.000km/ano), sem comprometer a qualidade de vida.
Alx99 Escreveu:
Quantos aos taxis, de facto existem taxis Leaf's mas não fazem os mesmos serviços que os outros taxis. Estou a imaginar um taxista a dizer a um cliente que apanhou no Aeroporto de Lisboa para uma corrida até à Guarda: oiça, durante a viagem temos de parar cerca de 2 horas para carregar as baterias.
Existem de facto esses taxis, mas são para as voltinhas nas grandes cidades.
Mais uma vez está a particularizar, ou então sou eu que estou enganado e as corridas até Bragança são as mais procuradas no aeroporto de Lisboa, até se pode resolver a situação com um Tesla de preferência um 100D+ para chegar bem rápido.
Mas pode estar descansado que felizmente tenho visto muito leaf's com logo's de empresas e não são taxis.
Alx99 Escreveu:
Volto a concordar consigo no que se refere a que a mudança para os BEV's será feita de forma natural e que falta colmatar algumas lacunas no mercado. Já não o acompanho quando refere que essas lacunas são só de veículos de 7 lugares ou SUV's. Na minha opinião faltam veículos familiares de classe media e media/alta com autonomías interessantes e possuindo carregamento rápido. O futuro nos dirá em que sentido irá o mercado.
Não referi " essas lacunas são só de veículos de 7 lugares ou SUV's" mas sim "
nomeadamente veículos do tipo familiar de 7 lugares ou SUV's", acho que não é bem a mesma coisa.