Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 31 jan 2017, 11:28

pemifer Escreveu:Embora pareça natural haver alteração de comportamento ao longa da vida util do bem, não me parece normal que o comportamento mude bruscamente após uma visita ao concessionário.
Fico com a ideia que é o concessionário que altera propositadamente parâmetros no carro, eventualmente, seguindo alguma recomendação da marca.
Uma vez que há mais de que uma pessoa na mesma situação talvez fosse boa ideia fazer uma reclamação conjunta.
Nunca achei necessário.
Agora já é tarde, julgo eu.

Acredito que tenham ajustado alguns parâmetros no software do carro, já que foi dos primeiros.
O que se terá passado (no meu caso), foi o facto do meu Leaf já estar bastante degradado aos +90.000 KMs tendo sentido bastante os efeitos dessa re-parametrização.

Seja como for, tal como a Nissan garantia a potência de tração mesmo com degradação, julgo que deveria garantir também a potência de regeneração.
Desta maneira não se alterava tanto o comportamento de um carro, mesmo que fosse progressivamente.

Lembro-me do KIA, que tinha até um comportamento curioso. Mesmo estando carregado a 100%, tinha uma regeneração "terrível". Como é que eles fazem aquilo ?
Claro, ainda nem tinha 20.000 KMs, sem bem me lembro...

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 31 jan 2017, 12:01

É de facto estranho porque não senti essa perda brusca quando fiz a tal atualização. Talvez porque a capacidade ainda fosse elevada na altura. O facto é que mesmo agora com o SOH em 71% e no caso da bateria estar quente (30C) a regeneração é praticamente a que tinha quando o carro novo, tal como nas cargas rápidas. Já a temperaturas baixas a história é outra.

A nível da descarga não notas nenhuma limitação, por exemplo após o aviso de bateria muito fraca ele continua a ter a potência máxima disponível?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 31 jan 2017, 12:14

mjr Escreveu:É de facto estranho porque não senti essa perda brusca quando fiz a tal atualização. Talvez porque a capacidade ainda fosse elevada na altura. O facto é que mesmo agora com o SOH em 71% e no caso da bateria estar quente (30C) a regeneração é praticamente a que tinha quando o carro novo, tal como nas cargas rápidas. Já a temperaturas baixas a história é outra.

A nível da descarga não notas nenhuma limitação, por exemplo após o aviso de bateria muito fraca ele continua a ter a potência máxima disponível?
Aí é que está o facto curioso.
Continua sem limites na aceleração.
Não sou eu quem anda com o carro, mas ontem deu para testar isso. O carro continua a acelerar "brutamente", tem (julgo eu) o mesmo disparo que sempre teve.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 31 jan 2017, 12:27

Tenho aqui o link para a página deste Forum, onde me queixei pela primeira vez:
...já lá vão quase 3 anos! :shock:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =pastilhas

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por FullElectric » 31 jan 2017, 15:34

pemifer Escreveu:Embora pareça natural haver alteração de comportamento ao longa da vida util do bem, não me parece normal que o comportamento mude bruscamente após uma visita ao concessionário.
Fico com a ideia que é o concessionário que altera propositadamente parâmetros no carro, eventualmente, seguindo alguma recomendação da marca.
Uma vez que há mais de que uma pessoa na mesma situação talvez fosse boa ideia fazer uma reclamação conjunta.
Ficaste com essa ideia e de facto foi mesmo isso que aconteceu.
A última atualização de sw do carro, que a Nissan obriga a que seja feita pois quem não a fez perde a garantia, alterou estas características do carro. Os concessionários não têm qualquer responsabilidade nisso, as orientações vêm da Nissan. Para mim, o concessionário nem tem informação de quais as alterações que vêm no novo sw, recebem ordem para upgrade e ponto final.
Quando levantei o carro após este update notei logo diferença, o carro não estava bom. Como se manteve assim, passados uns dias voltei ao concessionário para verem o que se passava, longe de mim imaginar que estava a ser enganado pela Nissan.
Mais tarde quando apareceram outros users com o mesmo problema e o assunto saltou para os foruns é que me apercebi da realidade.
Pedi então para que fizessem downgrade ao meu carro para a versão anterior. A resposta foi que não era possível e que já não tinham o sw antigo, tretas.

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 31 jan 2017, 15:40

Pois.
Compreendo a Nissan proteger-se no que diz respeito à garantia.
Agora, já sem garantia há mais de 55 Mil KMs, poderia ter a regenração de volta, se a Nissan não se importasse.

Se o problema é a degradação/resistência interna aquecer a bateria, então que o algoritmo ponha a temperatura da mesma na equação e não a degradação...
Pelo menos, enquanto estava fria, travava.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 31 jan 2017, 17:30

O que alguns nos EUA fizeram foi só atualizar se fosse necessário trocar a bateria em garantia, caso contrário deixar estar a versão original. Penso que acabou por ser a decisão acertada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por OCasal » 31 jan 2017, 17:33

Ainda que não precise de trocar já o pack, peça um orçamento no seu stand Nissan a ver se me compensa ir aí a baixo... É q agora já fazem este serviço no Porto, mas querem levar o preço dos adaptadores para o novo pack e no orçamento que tinha de Rio de Mouro não cobravam...

Obrigado.

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 31 jan 2017, 18:00

OCasal Escreveu:Ainda que não precise de trocar já o pack, peça um orçamento no seu stand Nissan a ver se me compensa ir aí a baixo... É q agora já fazem este serviço no Porto, mas querem levar o preço dos adaptadores para o novo pack e no orçamento que tinha de Rio de Mouro não cobravam...

Obrigado.
Seria um orçamento da bateria MK1 ?

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por FullElectric » 31 jan 2017, 18:11

mjr Escreveu:O que alguns nos EUA fizeram foi só atualizar se fosse necessário trocar a bateria em garantia, caso contrário deixar estar a versão original. Penso que acabou por ser a decisão acertada.
Concordo.
Tolo fui eu e alguns de nós fazer as revisões em dia. Se nunca lá tivesse ido, tinha poupado algum dinheiro e hoje teria um carro melhor.
Apesar de tudo, não deixa de ser um carro extraordinário, até já tenho 2, pena a postura da marca que teima em dar tiros nos pés
Se a Nissan tivesse mais atenção com o pós venda e satisfação do cliente, o Leaf seria 6******

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”