Nunca achei necessário.pemifer Escreveu:Embora pareça natural haver alteração de comportamento ao longa da vida util do bem, não me parece normal que o comportamento mude bruscamente após uma visita ao concessionário.
Fico com a ideia que é o concessionário que altera propositadamente parâmetros no carro, eventualmente, seguindo alguma recomendação da marca.
Uma vez que há mais de que uma pessoa na mesma situação talvez fosse boa ideia fazer uma reclamação conjunta.
Agora já é tarde, julgo eu.
Acredito que tenham ajustado alguns parâmetros no software do carro, já que foi dos primeiros.
O que se terá passado (no meu caso), foi o facto do meu Leaf já estar bastante degradado aos +90.000 KMs tendo sentido bastante os efeitos dessa re-parametrização.
Seja como for, tal como a Nissan garantia a potência de tração mesmo com degradação, julgo que deveria garantir também a potência de regeneração.
Desta maneira não se alterava tanto o comportamento de um carro, mesmo que fosse progressivamente.
Lembro-me do KIA, que tinha até um comportamento curioso. Mesmo estando carregado a 100%, tinha uma regeneração "terrível". Como é que eles fazem aquilo ?
Claro, ainda nem tinha 20.000 KMs, sem bem me lembro...
sm