DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
HugoCunha
Proprietário Leaf
Mensagens: 63
Registado: 15 nov 2016, 15:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por HugoCunha » 02 fev 2017, 10:41

sparrow Escreveu:Aprendi uma coisa com isto... se queres ter um carro com autonomia de 200km em drive ou 220km em eco deita-lhe a bateria de 12V abaixo! :lol:
Resta saber agora quantos kms fazes realmente. Já agora, qual é o valor de SOH que lês no Leaf Spy neste momento?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por mjr » 02 fev 2017, 10:42

A eficiência a 10A não é muito diferente de a 16A, apenas (muito) ligeiramente mais baixa. 20.64kW.h da tomada dá um SOH aproximado de 82.5%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 772
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por sparrow » 02 fev 2017, 10:53

mjr Escreveu:A eficiência a 10A não é muito diferente de a 16A, apenas (muito) ligeiramente mais baixa. 20.64kW.h da tomada dá um SOH aproximado de 82.5%.
De acordo com o reportado pelo LEAF Spy lite...

Obrigado mjr

já agora em que te baseaste para fazer as contas?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por mjr » 02 fev 2017, 10:58

25kW.h como sendo a energia gasta da tomada de uma bateria nova. Foi essa a medição que obtive na minha uma semana após a compra, e é o valor mais comum nas medidas que tenho visto pela net de baterias novas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

HugoCunha
Proprietário Leaf
Mensagens: 63
Registado: 15 nov 2016, 15:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por HugoCunha » 02 fev 2017, 12:23

mjr Escreveu:25kW.h como sendo a energia gasta da tomada de uma bateria nova. Foi essa a medição que obtive na minha uma semana após a compra, e é o valor mais comum nas medidas que tenho visto pela net de baterias novas.
O carregador interno tem 85% de eficiência a 16A?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por pemifer » 02 fev 2017, 12:42

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 24 fev 2017, 16:45, editado 1 vez no total.

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 772
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por sparrow » 03 fev 2017, 11:28

o álbum de fotos da aventura no link - https://goo.gl/photos/6jrXkWczguNaPN6q7

tem os prints do LEAF Spy como estava quando deixei o carro a trabalhar na garagem, como o fui encontrar completamente desligado, como estava quando "acordou" e depois fotos do contador de energia e da autonomia esperada após carga a 100%!

os MK1 param quando a célula mais fraca da bateria chega a 3.25V?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por mjr » 03 fev 2017, 16:12

mk1 - 3.0V
mk2 - 2.75V (corrijam-me, posso estar errado)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 772
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por sparrow » 03 fev 2017, 16:27

é que, quando o carro "acordou" e fui ao LEAF Spy (devo ter demorado 1 minuto) a célula mais fraca estava a 3.22V e o SOC estava a 3,2%... daí pensar que desligava quando atingia os 3.25V

para já o exercício à bateria parece ter-lhe feito bem... os AHr estavam a descer sempre que pegava no carro nos últimos dias e desde ontem têm estado a subir. já voltou aos 54AHr (também está um printscreen no álbum - https://goo.gl/photos/6jrXkWczguNaPN6q7 )

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por mjr » 03 fev 2017, 16:29

É possível que depois de descarregar a células recupere um pouco. Esse 1 minuto de diferença é de carga?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”