Diário de bordo - Erbium

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por rnlcarlov » 31 jan 2017, 12:32

Já vou tendo alguma experiência na serra de Aire, e já me habituei tanto ao subir do lado de Fátima como do lado do Entrocamento que enquanto ando lá em cima a autonomia parece que não chega, mas depois de se descer as coisas volta a estar mais ou menos sob controlo.
Já experimentei a nacional a contornar a serra de Aire, mas o consumo não foi particularmente bom e perdi mais tempo. A possibilidade de usar o CC adaptativo (que também uso no meu clone) e manter velocidades mais constantes com recurso mínimo à regeneração faz mais muito mais pela autonomia. Essas técnicas são muito mais fáceis de por em prática na autoestrada do que na nacional, devido a várias razões, entre trânsito, curvas, rotundas ocasionais, etc...

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por Fil » 31 jan 2017, 19:53

Eu nunca fiz pela AE, mas pelos tempos que vocês demonstram, faço-o claramente mais rápido, sem custos, sem excessos de velocidade. Basta pararem duas vezes e eu apenas uma, para se perceber que é muito mais rápido pela AE, isto de leaf 24kWh.

banshee
Mensagens: 141
Registado: 22 jul 2016, 22:16
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por banshee » 31 jan 2017, 20:33

A subida de serra de aire é muito complicada para os ve , porque não optam por sair na saida de torres novas , vão pela nacional em direção a minde , em minde podem contornar minde pela direita poupando mais uns kms e deixando de fazer parte da subida de minde em direção a fatima , e depois entram de novo no A1 em fatima ?

Entrando na A1 é praticamente a descer até á área de serviço de Leiria . :dance:

demoram o máximo mais 10 minutos , e o consumo apresenta uma diferença abismal. ;)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por pemifer » 01 fev 2017, 00:37

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 24 fev 2017, 16:48, editado 1 vez no total.

HugoCunha
Proprietário Leaf
Mensagens: 63
Registado: 15 nov 2016, 15:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por HugoCunha » 01 fev 2017, 00:53

Fil Escreveu:Eu nunca fiz pela AE, mas pelos tempos que vocês demonstram, faço-o claramente mais rápido, sem custos, sem excessos de velocidade. Basta pararem duas vezes e eu apenas uma, para se perceber que é muito mais rápido pela AE, isto de leaf 24kWh.
Queres dizer "pela nacional", certo?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por Fil » 01 fev 2017, 01:12

Sim, exacto. Quero dizer que pela nacional parece-me mais rápido, porque faço Lisboa-Leiria sem paragens. Obrigado pela correcção :)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por rnlcarlov » 01 fev 2017, 12:23

Fil Escreveu:Sim, exacto. Quero dizer que pela nacional parece-me mais rápido, porque faço Lisboa-Leiria sem paragens. Obrigado pela correcção :)
Para o percurso Lisboa-Leiria sim, pela nacional deve fazer-se bem (embora o trânsito e as zonas de velocidade controlada atrasam um bocado). O problema é ir mais para cima. Nesse caso passa a ser mais rápido pela AE, pois para ir ao PCR a partir daí é preciso dar umas voltas razoáveis.

Quanto ao fazer o percurso saindo por torres vedras e entrando em fátima, sinceramente tenho as minhas dúvidas se é assim o consumo assim tão menor. O relevo da serra de Aire indo pela A1 é mais ou menos um trapézio. Tem uma grande subida, vários km sensivelmente planos a 400/350m de altitude, e depois uma descida a seguir ao nó de Fátima. Ou seja, qualquer trajecto que envolva entrar em Fátima tem de ir subir praticamente tanto como em AE.

banshee
Mensagens: 141
Registado: 22 jul 2016, 22:16
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por banshee » 01 fev 2017, 23:04

o atalho que falei acima é este,
poupa na descida/subida, não passa nos semaforos de minde , não apanha o transito da avenida principal, mas tem um pequeno senão: este caminho tem 50metros que não está alcatroado :roll:




Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por rnlcarlov » 02 fev 2017, 12:47

Estive a comparar os percursos e não me parece que esse atalho evite muito as subidas.

Pela A1:

[img]http://i.imgur.com/Art250b.png[/img]

Saindo para Minde:

[img]http://i.imgur.com/mOAEHKX.png[/img]

Para além disse, são mais 8km de percurso, ou seja mais 10% de distância a percorrer. O consumo tem de ser mais de 10% inferior ao da AE para ser igual em termos de gasto de energia. Com este relevo, duvido. Quem quiser fazer um tira teimas está à vontade.

banshee
Mensagens: 141
Registado: 22 jul 2016, 22:16
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo - Erbium

Mensagem por banshee » 02 fev 2017, 14:34

Viva,
Como vivo a 3-4 kms desta saída da A1 ,no meu caso é uma diferença significativa . Mas provavelmente se vier na A1 desde Santarém talvez não justifique assim tanto. Um dia destes vou testar a diferença

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”