Diário de bordo - Erbium
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Re: Diário de bordo - Erbium
Já vou tendo alguma experiência na serra de Aire, e já me habituei tanto ao subir do lado de Fátima como do lado do Entrocamento que enquanto ando lá em cima a autonomia parece que não chega, mas depois de se descer as coisas volta a estar mais ou menos sob controlo.
Já experimentei a nacional a contornar a serra de Aire, mas o consumo não foi particularmente bom e perdi mais tempo. A possibilidade de usar o CC adaptativo (que também uso no meu clone) e manter velocidades mais constantes com recurso mínimo à regeneração faz mais muito mais pela autonomia. Essas técnicas são muito mais fáceis de por em prática na autoestrada do que na nacional, devido a várias razões, entre trânsito, curvas, rotundas ocasionais, etc...
Já experimentei a nacional a contornar a serra de Aire, mas o consumo não foi particularmente bom e perdi mais tempo. A possibilidade de usar o CC adaptativo (que também uso no meu clone) e manter velocidades mais constantes com recurso mínimo à regeneração faz mais muito mais pela autonomia. Essas técnicas são muito mais fáceis de por em prática na autoestrada do que na nacional, devido a várias razões, entre trânsito, curvas, rotundas ocasionais, etc...
Eu nunca fiz pela AE, mas pelos tempos que vocês demonstram, faço-o claramente mais rápido, sem custos, sem excessos de velocidade. Basta pararem duas vezes e eu apenas uma, para se perceber que é muito mais rápido pela AE, isto de leaf 24kWh.
-
- Registado: 22 jul 2016, 22:16
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
A subida de serra de aire é muito complicada para os ve , porque não optam por sair na saida de torres novas , vão pela nacional em direção a minde , em minde podem contornar minde pela direita poupando mais uns kms e deixando de fazer parte da subida de minde em direção a fatima , e depois entram de novo no A1 em fatima ?
Entrando na A1 é praticamente a descer até á área de serviço de Leiria .
demoram o máximo mais 10 minutos , e o consumo apresenta uma diferença abismal.
Entrando na A1 é praticamente a descer até á área de serviço de Leiria .

demoram o máximo mais 10 minutos , e o consumo apresenta uma diferença abismal.

- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
removido pelo autor
Última edição por pemifer em 24 fev 2017, 16:48, editado 1 vez no total.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 15 nov 2016, 15:38
Queres dizer "pela nacional", certo?Fil Escreveu:Eu nunca fiz pela AE, mas pelos tempos que vocês demonstram, faço-o claramente mais rápido, sem custos, sem excessos de velocidade. Basta pararem duas vezes e eu apenas uma, para se perceber que é muito mais rápido pela AE, isto de leaf 24kWh.
Sim, exacto. Quero dizer que pela nacional parece-me mais rápido, porque faço Lisboa-Leiria sem paragens. Obrigado pela correcção 

- rnlcarlov
Para o percurso Lisboa-Leiria sim, pela nacional deve fazer-se bem (embora o trânsito e as zonas de velocidade controlada atrasam um bocado). O problema é ir mais para cima. Nesse caso passa a ser mais rápido pela AE, pois para ir ao PCR a partir daí é preciso dar umas voltas razoáveis.Fil Escreveu:Sim, exacto. Quero dizer que pela nacional parece-me mais rápido, porque faço Lisboa-Leiria sem paragens. Obrigado pela correcção
Quanto ao fazer o percurso saindo por torres vedras e entrando em fátima, sinceramente tenho as minhas dúvidas se é assim o consumo assim tão menor. O relevo da serra de Aire indo pela A1 é mais ou menos um trapézio. Tem uma grande subida, vários km sensivelmente planos a 400/350m de altitude, e depois uma descida a seguir ao nó de Fátima. Ou seja, qualquer trajecto que envolva entrar em Fátima tem de ir subir praticamente tanto como em AE.
- rnlcarlov
Estive a comparar os percursos e não me parece que esse atalho evite muito as subidas.
Pela A1:
[img]http://i.imgur.com/Art250b.png[/img]
Saindo para Minde:
[img]http://i.imgur.com/mOAEHKX.png[/img]
Para além disse, são mais 8km de percurso, ou seja mais 10% de distância a percorrer. O consumo tem de ser mais de 10% inferior ao da AE para ser igual em termos de gasto de energia. Com este relevo, duvido. Quem quiser fazer um tira teimas está à vontade.
Pela A1:
[img]http://i.imgur.com/Art250b.png[/img]
Saindo para Minde:
[img]http://i.imgur.com/mOAEHKX.png[/img]
Para além disse, são mais 8km de percurso, ou seja mais 10% de distância a percorrer. O consumo tem de ser mais de 10% inferior ao da AE para ser igual em termos de gasto de energia. Com este relevo, duvido. Quem quiser fazer um tira teimas está à vontade.
-
- Registado: 22 jul 2016, 22:16
Viva,
Como vivo a 3-4 kms desta saída da A1 ,no meu caso é uma diferença significativa . Mas provavelmente se vier na A1 desde Santarém talvez não justifique assim tanto. Um dia destes vou testar a diferença
Como vivo a 3-4 kms desta saída da A1 ,no meu caso é uma diferença significativa . Mas provavelmente se vier na A1 desde Santarém talvez não justifique assim tanto. Um dia destes vou testar a diferença