
Troca de Bateria - Condições da Nissan
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3492
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
40 a 80 kWh com q células? 18650 sem arrefecimento ativo degradam-se em menos de metade do tempo da de 24kWh do MK1.
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Estás no meu top de gente a contratar!MRider Escreveu: Brutal e assim mesmo. Lutar contra desinformação e monopólios.
Precisas de mão de obra?

Não tenho pretensões de desenvolver novos packs de raiz. A ideia é usar packs de VEs operando nas mesmas condições do veículo original.RJSC Escreveu:40 a 80 kWh com q células? 18650 sem arrefecimento ativo degradam-se em menos de metade do tempo da de 24kWh do MK1.
Assim, diminui-se os custos de desenvolvimento, assegura-se qualidade e até se pode pensar em oferecer garantia.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 772
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Quando a minha bateria tornar o carro inutilizavel vais ter aqui um cliente. Espero que seja só daqui a uns 4/5 anos.RNM Escreveu:Há 3 opções para o nosso caso:
1- 24 kWh: Trocar baterias de 24 kWh é relativamente fácil, tal como explicou o MRider, basta ter o Consult para fazer reset às barras de degradação (e equipamento mecânico para mover uma bateria de 300kg).
2- 30kWh: Tal como escrevi noutro tópico aqui no NLPT, ando a desenvolver contactos para que seja possível colocar uma bateria de 30kWh no lugar de uma de 24kWh.
Será necessário introduzir alguma electrónica entre a bateria nova e o carro mas tenho indicação de que já temos um primeiro protótipo funcional!
3- 40~80kWh: Para mim, a opção mais interessante mas também a mais difícil. Provavelmente será necessário desenhar uma nova caixa de baterias e um novo BMS. Caixa de baterias será um desafio interessante e já tenho um amigo a desenhar um BMS com base no mesmo chip da TI que a Tesla usa (2 meses e deveremos ter o primeiro proto)
Pessoalmente, só tenho interesse na última opção, mas facilitarei a segunda opção para quem o desejar.
O que importa saber é que haverá soluções para todos os gostos. Se não viola as leis da física, é possível.
- MVS
- Mensagens: 16
- Registado: 10 jan 2016, 10:19
- Data de fabrico: 01 jan 2014
- Capacidade bateria: 50 Ah
- Localização: Porto
Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Devíamos conversar sobre isto Rodrigo.RNM Escreveu:...
3- 40~80kWh: Para mim, a opção mais interessante mas também a mais difícil. Provavelmente será necessário desenhar uma nova caixa de baterias e um novo BMS. Caixa de baterias será um desafio interessante e já tenho um amigo a desenhar um BMS com base no mesmo chip da TI que a Tesla usa (2 meses e deveremos ter o primeiro proto) ...
Estou a projectar um novo iBMS com base no LTC6804-2 (3ª geração).
Já tenho stackable PCBs (105 x 46mm c/ 100mA bleeds) p/ 12s projectados c/ a isoSPI interface isolada de 1Mbps.
Estou agora ocupado com o projecto do PCB master (Relay outputs, CAN e Bluetooth)
Este campo de aplicação foi precisamente uma das razões que me levou ao desenvolvimento deste novo produto.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Vejam lá que a última folha pode-vos dar jeito, há coisas que são comuns com o Leaf.MVS Escreveu:Devíamos conversar sobre isto Rodrigo.RNM Escreveu:...
3- 40~80kWh: Para mim, a opção mais interessante mas também a mais difícil. Provavelmente será necessário desenhar uma nova caixa de baterias e um novo BMS. Caixa de baterias será um desafio interessante e já tenho um amigo a desenhar um BMS com base no mesmo chip da TI que a Tesla usa (2 meses e deveremos ter o primeiro proto) ...
Estou a projectar um novo iBMS com base no LTC6804-2 (3ª geração).
Já tenho stackable PCBs (105 x 46mm c/ 100mA bleeds) p/ 12s projectados c/ a isoSPI interface isolada de 1Mbps.
Estou agora ocupado com o projecto do PCB master (Relay outputs, CAN e Bluetooth)
Este campo de aplicação foi precisamente uma das razões que me levou ao desenvolvimento deste novo produto.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... sp=sharing
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Obrigado MVS e Alexmol, temos que ir falando (e temos que pôr os BMS a CANar bem...)
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
https://www.youtube.com/watch?v=naYnLSDvITg
Um dos comentários:
"Fear Not My Fellow leafer. I had the same problem. My 2011 leaf also fell below 8 out of warranty. I Called Nissan corporation and explained the problem. They have a program called battery assistance. Nissan replaced my battery and paid some of the cost. Today I picked up my 2011 leaf and it was fully ready for the 21st century. I now have all bars and can travel 120 miles. Give them a call and post another video of your experience so everyone can enjoy."
Um dos comentários:
"Fear Not My Fellow leafer. I had the same problem. My 2011 leaf also fell below 8 out of warranty. I Called Nissan corporation and explained the problem. They have a program called battery assistance. Nissan replaced my battery and paid some of the cost. Today I picked up my 2011 leaf and it was fully ready for the 21st century. I now have all bars and can travel 120 miles. Give them a call and post another video of your experience so everyone can enjoy."
Última edição por RNM em 13 fev 2017, 15:29, editado 1 vez no total.
Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
120 milhas são mais de 190km's! Meteram-lhe uma bateria de 30kwh?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Não devem ter colocado apenas o percurso anterior foi com médias de 11kw o que não é dificil para alguns quilómetros. Desde Agosto até hoje fiz mais de 10900 km com consumo médio de 11.8Kw.....Erbium Escreveu:120 milhas são mais de 190km's! Meteram-lhe uma bateria de 30kwh?
Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
beme83 Escreveu:Não devem ter colocado apenas o percurso anterior foi com médias de 11kw o que não é dificil para alguns quilómetros. Desde Agosto até hoje fiz mais de 10900 km com consumo médio de 11.8Kw.....Erbium Escreveu:120 milhas são mais de 190km's! Meteram-lhe uma bateria de 30kwh?

O spritmonitor dá uma média geral de 16,xx, eu nas minhas voltas o CB marca 13 altos pensava que já não era mau de todo, 11 em 10900km's é qualquer coisa...
