
Diário de bordo Ion 2012/08
- rnlcarlov
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Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Pessoalmente gosto mais do Canion para a navegação habitual. Vai-te dando informação do consumo instantâneo e médio, para além dos Wh consumidos. É mais fácil ter uma ideia da folga com que se chega. No meu carro, extrapolando um pouco, o carro tem 14000Wh dos 100% aos 0%.
Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Obrigado pela partilha Serveginho;)
Muitos e bons klms.
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Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Estou a espera do obd link lx tem de vir de França, eu também gosto mais do canion....Há que esperar!rnlcarlov Escreveu:Pessoalmente gosto mais do Canion para a navegação habitual. Vai-te dando informação do consumo instantâneo e médio, para além dos Wh consumidos. É mais fácil ter uma ideia da folga com que se chega. No meu carro, extrapolando um pouco, o carro tem 14000Wh dos 100% aos 0%.
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Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Já neste fórum uma imagem quase igual a esta 

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Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Belo relato. Cada vez gosto mais de iões... (ou é iones?) 

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Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Ora aqui está uma ideia copiada do rnlcarlov comprei pela NET ontem a seguir ao almoço....E chegou está tarde
Encaixa que nem uma luva

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Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Hoje com o aumento da temperatura ambiente, penso que a temperatura da bateria não subiu nada de especial
Vou agora tentar ver se levo a bateria mais abaixo possível para ver onde para a tartaruga

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Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Agora uma pergunta para os mais experientes
Justifica se por os 2 modos ocultos de condução como o Imev?
Outra coisa nas descidas para rentabilizar a autonomia por em neutro?
Tenho posto em neutro a descer, 1 acelerou um pouco para ganhar velocidade e depois neutro até se justificar a velocidade que vai perdendo e novamente D drive
Alguém me pode clarificar a situação
Obrigado
Justifica se por os 2 modos ocultos de condução como o Imev?
Outra coisa nas descidas para rentabilizar a autonomia por em neutro?
Tenho posto em neutro a descer, 1 acelerou um pouco para ganhar velocidade e depois neutro até se justificar a velocidade que vai perdendo e novamente D drive
Alguém me pode clarificar a situação
Obrigado
- rnlcarlov
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Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Acho que não vale muito a pena os dois modos de condução extra. A diferença é que o carro trava mais ou menos quando se levanta o pé do acelerador. Pisar o pedal do travão também não custa muito
.
Quanto ao neutro nas descidas, sim é mais eficiente fazer desse modo pois a energia gasta na regeneração é substancialmente inferior à gasta na aceleração, mesmo ignorando o atrito do ar e do chão. Logo se tens uma descida e uma longa recta à frente é mais eficiente deixar o carro embalar e desacelerar naturalmente até à velocidade desejada. Claro que nas cidades não dá muito para isso, com paragens a cada tantos metros que obriga a usar a regeneração para travar. Mas em condução "de campo" costumo evitar usar a regeneração ao máximo. Na A1 praticamente só regenero nas descidas dos Candeeiros.

Quanto ao neutro nas descidas, sim é mais eficiente fazer desse modo pois a energia gasta na regeneração é substancialmente inferior à gasta na aceleração, mesmo ignorando o atrito do ar e do chão. Logo se tens uma descida e uma longa recta à frente é mais eficiente deixar o carro embalar e desacelerar naturalmente até à velocidade desejada. Claro que nas cidades não dá muito para isso, com paragens a cada tantos metros que obriga a usar a regeneração para travar. Mas em condução "de campo" costumo evitar usar a regeneração ao máximo. Na A1 praticamente só regenero nas descidas dos Candeeiros.
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Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Eu duvido que seja mais eficiente colocar em N, provavelmente até será ao contrário em descidas mais acentuadas e longas.
Primeiro porque a eficiência da regeneração é elevada, praticamente tão elevada quanto a da descarga. E depois porque o aumento da velocidade ao colocar em N aumenta o atrito com o ar substancialmente, levando a muito maiores perdas. Além disso, mesmo em N há um consumo não desprezável de energia (pelo menos no Leaf, não sei como será no iMiEV).
A energia cinética extra armazenada só é significativa em descidas pequenas, nas grandes descidas fica completamente abafada pelas perdas a circular a uma velocidade maior durante muito tempo. Talvez uma alternativa nas descidas grandes seja manter a velocidade constante com regeneração quase até ao fim da descida e no último troço colocar em N para deixar o carro ganhar energia cinética.
Primeiro porque a eficiência da regeneração é elevada, praticamente tão elevada quanto a da descarga. E depois porque o aumento da velocidade ao colocar em N aumenta o atrito com o ar substancialmente, levando a muito maiores perdas. Além disso, mesmo em N há um consumo não desprezável de energia (pelo menos no Leaf, não sei como será no iMiEV).
A energia cinética extra armazenada só é significativa em descidas pequenas, nas grandes descidas fica completamente abafada pelas perdas a circular a uma velocidade maior durante muito tempo. Talvez uma alternativa nas descidas grandes seja manter a velocidade constante com regeneração quase até ao fim da descida e no último troço colocar em N para deixar o carro ganhar energia cinética.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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