
Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!
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Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!
Olá malta!
Lançaram-me o desafio de dar um talk (seminário, conversa, apresentação...) sobre carros eléctricos.
Eu pedi uma lista de questões que a audiência gostasse de ter mais informação.
Aqui está ela:
Gostava de ter a vossa resposta ou opinião sobre qualquer uma das perguntas (ou todas se tiverem gosto/paciência/tempo)!
Obrigado!
"
1. nivel de poluição - desde a recolha dos materiais primários até ao abate/reciclagem vs tempo de vida útil
----------
2. Opiniões sobre os pontos referidos nesta: https://www.youtube.com/watch?v=Kxryv2XrnqM
----------
3. Quando é que o modelo 3 da Tesla chega a Portugal e onde é que o posso carregar.
4. Como é que compro e instalo a powerwall em casa.
----------
5. Como garantir que a energia obtida para os carros não é mais poluente do que os carros não elétricos
----------
6. Preço médio dos carros;
7. Benefícios fiscais;
8. Custo acrescido na factura da electricidade;
9. Autonomia;
10. Durabilidade das baterias.
----------
11. Custos de manutenção (incluindo a troca das baterias).
----------
12. Quanto tempo dura uma bateria? (igual á pergunta 10?)
13. Dá para fazer viagens grandes ou tenho de parar de X em X tempo e ficar horas a recarregar a bateria?
14. Se as baterias têm uma duração máxima de vida, compensa ter de substituir as baterias v.s. gastar gasolina/gasóleo num carro não elétrico?
15. e se for híbrido, o tempo de vida da bateria dura mais porque também usa combustível?
----------
16. quantas vezes tenho que parar numa viagem Porto - Lisboa para carregar a bateria? e qt tempo? (pergunta parecida com a 13)
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Lançaram-me o desafio de dar um talk (seminário, conversa, apresentação...) sobre carros eléctricos.
Eu pedi uma lista de questões que a audiência gostasse de ter mais informação.
Aqui está ela:
Gostava de ter a vossa resposta ou opinião sobre qualquer uma das perguntas (ou todas se tiverem gosto/paciência/tempo)!
Obrigado!
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1. nivel de poluição - desde a recolha dos materiais primários até ao abate/reciclagem vs tempo de vida útil
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2. Opiniões sobre os pontos referidos nesta: https://www.youtube.com/watch?v=Kxryv2XrnqM
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3. Quando é que o modelo 3 da Tesla chega a Portugal e onde é que o posso carregar.
4. Como é que compro e instalo a powerwall em casa.
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5. Como garantir que a energia obtida para os carros não é mais poluente do que os carros não elétricos
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6. Preço médio dos carros;
7. Benefícios fiscais;
8. Custo acrescido na factura da electricidade;
9. Autonomia;
10. Durabilidade das baterias.
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11. Custos de manutenção (incluindo a troca das baterias).
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12. Quanto tempo dura uma bateria? (igual á pergunta 10?)
13. Dá para fazer viagens grandes ou tenho de parar de X em X tempo e ficar horas a recarregar a bateria?
14. Se as baterias têm uma duração máxima de vida, compensa ter de substituir as baterias v.s. gastar gasolina/gasóleo num carro não elétrico?
15. e se for híbrido, o tempo de vida da bateria dura mais porque também usa combustível?
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16. quantas vezes tenho que parar numa viagem Porto - Lisboa para carregar a bateria? e qt tempo? (pergunta parecida com a 13)
"
- BrunoAlves
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Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!
Boa boa. Ora aí está o sumo para uma boa discussão à antiga. No final em vez de te ajudarmos só vamos armar ainda mais confusão
1. Não sei, não conheço a cadeia
2. Discordo. Poderá ser tendencialmente verdade até ao final do século mas, em Portugal e sobretudo até 2030, o sentimento de posse ainda está muito enraizado, as pessoas (na generalidade) têm casa própria e carro próprio e a mudança dessa mentalidade terá forçosamente de demorar gerações a inverter.
3. 2020 na melhor das hipóteses se não tiver pré-reserva.
(eu sugeria fugir desta questão, porque não há dados e porque a oferta de VE na gama do TM3 - carros que já existem! - é significativa. Ninguém deve deixar de ter um VE para esperar 2-4 anos por um determinado modelo...)
Em relação ao "como carrego" e ao ponto 4. o ideal é uma parte da apresentação dedicada ao tema dos carregamentos. Já existem muitos vídeos por essa net fora, a UVE tem um vídeo e um PDF em PT que pode ajudar neste capítulo
https://www.uve.pt/page/wp-content/uplo ... to_VEs.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=kkQ60ieYgKg
5. É sempre menos poluente. Citando Elon Musk:
À poluição gerada directamente na refinaria soma-se a poluição gerada pela produção da electricidade gasta no processo e a poluição gerada pelos veículos.
Não nos podemos esquecer também da energia que é gasta a extrair o petróleo.
Este vídeo do Fully Charged deve dar-te uns minutos de paz no discurso. Assumindo que toda a gente sabe inglês --> https://youtu.be/BQpX-9OyEr4
6. Se na média incluires o Model X que pode chegar aos 170k€, a média vai no galheiro
O ideal será talvez munires-te do preço de alguns modelos das diversas gamas.
7. https://www.uve.pt/page/wp-content/uplo ... ut2016.pdf
http://www.e-konomista.pt/artigo/incent ... eletricos/
8. Depende do consumo e dos kms diários. O bi-horário é indispensável para carregar em casa mas podem extrapolar-se umas contas rápidas:
2.000km/mês num carro que gaste 5l de gasóleo aos 100km (a 1,4€/l) dá 140€ de gasóleo. O mesmo percurso num VE que gaste 15kWh/100km, com carregamentos em bi-horário a 0,10€+IVA/kWh dá 36,9€ de electricidade
9. Depende do pé e do carro. Qualquer VE actual faz 100kms numa carga, estatisticamente diz-se que isso é mais do que 85% das pessoas fazem. Actualmente existem carros muito caros a fazer acima de 500km ou carros de valor razoável a fazer acima de 300km (o caso particular do ZE40). Depois há o Ampera-e que, com os seus 60kWh, deve chegar aos 500km num patamar de preço intermédio.
10. À excepção do Leaf mk1
espera-se que maior que a duração do carro. Sendo que depois do carro ainda terão utilidade, por exemplo, em sistemas de armazenamento de energia para casa.
A troca das baterias não deve ser entendida como uma inevitabilidade, pelo contrário. Sobretudo com a evolução dos VE e das baterias, é esperado que a bateria dure mais que o carro.
11. Manutenção anual, entre nada (quem não for à marca) e sensivelmente 100€. Em relação ao custo das baterias, pode apontar-se o caso de OCasal que tem um orçamento de 7300€.
13. Depende do destino e do carro. Pode não ser possível ou viável. (a resposta a esta pergunta dava para um missal
)
14. Sim, sempre. No entanto e na generalidade dos casos, a longevidade da bateria deve exceder a longevidade do carro. Quando o carro for desmantelado a bateria poderá, novamente, ser usada em sistemas de armazenamento de energia para casa.
15. Não sei. Duram?
editado para completar alguns pontos



1. Não sei, não conheço a cadeia
2. Discordo. Poderá ser tendencialmente verdade até ao final do século mas, em Portugal e sobretudo até 2030, o sentimento de posse ainda está muito enraizado, as pessoas (na generalidade) têm casa própria e carro próprio e a mudança dessa mentalidade terá forçosamente de demorar gerações a inverter.
3. 2020 na melhor das hipóteses se não tiver pré-reserva.
(eu sugeria fugir desta questão, porque não há dados e porque a oferta de VE na gama do TM3 - carros que já existem! - é significativa. Ninguém deve deixar de ter um VE para esperar 2-4 anos por um determinado modelo...)
Em relação ao "como carrego" e ao ponto 4. o ideal é uma parte da apresentação dedicada ao tema dos carregamentos. Já existem muitos vídeos por essa net fora, a UVE tem um vídeo e um PDF em PT que pode ajudar neste capítulo
https://www.uve.pt/page/wp-content/uplo ... to_VEs.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=kkQ60ieYgKg
5. É sempre menos poluente. Citando Elon Musk:
Claro que esta afirmação não é totalmente imparcial, mas há há muitos sites e artigos que mostram a energia gasta nas refinarias: https://www.eia.gov/dnav/pet/pet_pnp_ca ... _nus_a.htmHaveria electricidade mais que suficiente para recarregar os automóveis eléctricos, se se parasse de refinar petróleo.
À poluição gerada directamente na refinaria soma-se a poluição gerada pela produção da electricidade gasta no processo e a poluição gerada pelos veículos.
Não nos podemos esquecer também da energia que é gasta a extrair o petróleo.
Este vídeo do Fully Charged deve dar-te uns minutos de paz no discurso. Assumindo que toda a gente sabe inglês --> https://youtu.be/BQpX-9OyEr4
6. Se na média incluires o Model X que pode chegar aos 170k€, a média vai no galheiro

O ideal será talvez munires-te do preço de alguns modelos das diversas gamas.
7. https://www.uve.pt/page/wp-content/uplo ... ut2016.pdf
http://www.e-konomista.pt/artigo/incent ... eletricos/
8. Depende do consumo e dos kms diários. O bi-horário é indispensável para carregar em casa mas podem extrapolar-se umas contas rápidas:
2.000km/mês num carro que gaste 5l de gasóleo aos 100km (a 1,4€/l) dá 140€ de gasóleo. O mesmo percurso num VE que gaste 15kWh/100km, com carregamentos em bi-horário a 0,10€+IVA/kWh dá 36,9€ de electricidade
9. Depende do pé e do carro. Qualquer VE actual faz 100kms numa carga, estatisticamente diz-se que isso é mais do que 85% das pessoas fazem. Actualmente existem carros muito caros a fazer acima de 500km ou carros de valor razoável a fazer acima de 300km (o caso particular do ZE40). Depois há o Ampera-e que, com os seus 60kWh, deve chegar aos 500km num patamar de preço intermédio.
10. À excepção do Leaf mk1

A troca das baterias não deve ser entendida como uma inevitabilidade, pelo contrário. Sobretudo com a evolução dos VE e das baterias, é esperado que a bateria dure mais que o carro.
11. Manutenção anual, entre nada (quem não for à marca) e sensivelmente 100€. Em relação ao custo das baterias, pode apontar-se o caso de OCasal que tem um orçamento de 7300€.
13. Depende do destino e do carro. Pode não ser possível ou viável. (a resposta a esta pergunta dava para um missal

14. Sim, sempre. No entanto e na generalidade dos casos, a longevidade da bateria deve exceder a longevidade do carro. Quando o carro for desmantelado a bateria poderá, novamente, ser usada em sistemas de armazenamento de energia para casa.
15. Não sei. Duram?

editado para completar alguns pontos
Última edição por BrunoAlves em 15 mar 2017, 18:47, editado 5 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!
RNM Escreveu:15. e se for híbrido, o tempo de vida da bateria dura mais porque também usa combustível?
Falando do "híbrido" que conheço, sim, sem dúvida que duram.BrunoAlves Escreveu:15. Não sei. Duram?
No Volt/Ampera, apenas 65% da bateria está disponível para utilização, algo que é impensável para aplicar num VE "puro". Esta faixa utilizável reduzida, resulta numa vida muito pacata para a bateria, que nunca é carregada acima dos 85% nem descarregada abaixo dos 20%.
Sendo que a principal causa de degradação das baterias de iões de lítio é a formação do Interface Sólido do Electrólito (SEI), uma estrutura cristalina no ânodo que aumenta a resistência interna da bateria, e que a SEI se forma quando a bateria está carregada acima dos 80%, usar apenas 65% é uma garantia de longevidade. Sabendo também que as baterias têm uma vida útil de X ciclos de carga/descarga 100%->0%->100%, uma vez mais, utilizar apenas 65% aumenta a vida útil da bateria.
Zero Chevrolet Volt Batteries Replaced So Far Due To “General Capacity Degradation”
World’s First 300,000-Mile Chevrolet Volt
- BrunoAlves
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Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!
Não sabia disso, obrigado 
Eu acho que preferia ter os 35% disponíveis e ir perdendo capacidade como nos acontece. Na prática podias fazer muito mais kms eléctricos. A degradação está lá, pode ser menos acentuada é um facto, mas tens uma capacidade que nunca usas, estamos potencialmente a falar de milhares e milhares de kms que não podes fazer ou para os quais precisas de queimar combustível...

Eu acho que preferia ter os 35% disponíveis e ir perdendo capacidade como nos acontece. Na prática podias fazer muito mais kms eléctricos. A degradação está lá, pode ser menos acentuada é um facto, mas tens uma capacidade que nunca usas, estamos potencialmente a falar de milhares e milhares de kms que não podes fazer ou para os quais precisas de queimar combustível...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- BrunoAlves
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Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!





Mas não me parece relacionado como que eu estava a dizer


Ui, vamos tão off-topic

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!
É off-topic e não é. São os vários tipos de VE. O Ampera é um VE de transição. Não é perfeito, e tem lá o motor alimentado a dinossauros, mas cumpre o propósito a que se destina: 100% eléctrico no dia-a-dia, híbrido em viagens, 100% eléctrico no destino.
No meu caso, quando comprei o meu na Holanda vim a conduzir desde Eindhoven até Lisboa. Com a excepção dos Teslas, a mesma viagem noutro VE teria sido feita num reboque. Basta ver os muitos exemplos de importações de outros VEs aqui no fórum para perceber que todos vieram de reboque. Curiosamente, só o Tesla Model S do MiniInDalila e o meu Ampera é que vieram "pelo próprio pé".
Espero que o mais brevemente possível, haja postos de carga rápida em número, localização e acesso (sem necessidade de ter mil cartões de mil operadores diferentes) que tornem possível fazer viagens destas em qualquer VE.
Relativamente aos 65%, eu mencionei que isso seria impensável num VE "puro", mas neste caso faz todo o sentido. Desde que tenha autonomia suficiente para fazer o dia-a-dia 100% eléctrico, a garantia de que a bateria vai ser praticamente eterna não só representa menos uma ansiedade para o dono, como significa que é menos uma bateria a ter de ser reutilizada/reciclada.
Depois, cada caso é um caso. Se para mim faz todo o sentido, para outros pode não fazer sentido algum.
No meu caso, quando comprei o meu na Holanda vim a conduzir desde Eindhoven até Lisboa. Com a excepção dos Teslas, a mesma viagem noutro VE teria sido feita num reboque. Basta ver os muitos exemplos de importações de outros VEs aqui no fórum para perceber que todos vieram de reboque. Curiosamente, só o Tesla Model S do MiniInDalila e o meu Ampera é que vieram "pelo próprio pé".

Espero que o mais brevemente possível, haja postos de carga rápida em número, localização e acesso (sem necessidade de ter mil cartões de mil operadores diferentes) que tornem possível fazer viagens destas em qualquer VE.
Relativamente aos 65%, eu mencionei que isso seria impensável num VE "puro", mas neste caso faz todo o sentido. Desde que tenha autonomia suficiente para fazer o dia-a-dia 100% eléctrico, a garantia de que a bateria vai ser praticamente eterna não só representa menos uma ansiedade para o dono, como significa que é menos uma bateria a ter de ser reutilizada/reciclada.
Depois, cada caso é um caso. Se para mim faz todo o sentido, para outros pode não fazer sentido algum.

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Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!
LOL!BrunoAlves Escreveu:Boa boa. Ora aí está o sumo para uma boa discussão à antiga. No final em vez de te ajudarmos só vamos armar ainda mais confusão![]()
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Obrigado pelo input

Sosimple, obrigado também
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- Registado: 25 dez 2015, 13:48
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Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!
Há mais exemplos de pessoas que foram buscar fora, Alemanha, França, Noruega, Holanda, por exemplo, isto só para referir vários casos, assim de repente sem puxar mto pela memória, de que tenho conhecimento. Há quem não queira ou não goste de relatar ou partilhar, há que respeitar; ou há quem faça o relato noutros canais.sosimple Escreveu:... Curiosamente, só o Tesla Model S do MiniInDalila e o meu Ampera é que vieram "pelo próprio pé"....
À conta de um desses relatos reencontrei um amigo que não via aos anos e que foi buscar um S 85 à Alemanha e, dp de acabarem os super confortáveis superchargers em França, fez a travessia de Espanha - Portugal até casa dele em matrícula de trânsito por percurso que eu não arriscaria devido ao limite de kms com uma carga a 100%! Mas ele, numa primeira viagem de baptismo VE!, foi lendo os dados do carro e gerindo a velocidade, e chegou a casa bem e com carga para mais kms

Podemos tb contabilizar quem já vem a Portugal de Model S de forma mais ou menos regular, e q faz o percurso de ir e vir sem grandes problemas, e aí o número de Teslas "dispara"

Re: Talk sobre Carros eléctricos - Opiniões Sff!
Não me expliquei bem.RS232CSerialUser Escreveu:Há mais exemplos de pessoas que foram buscar fora, Alemanha, França, Noruega, Holanda, por exemplo, isto só para referir vários casos, assim de repente sem puxar mto pela memória, de que tenho conhecimento...sosimple Escreveu:... Curiosamente, só o Tesla Model S do MiniInDalila e o meu Ampera é que vieram "pelo próprio pé"....
