Chegou a hora da compra de um VE e em cima da mesa estão as propostas relativas ao Nissan Leaf Acenta 30kW e o Kia Soul EV 27kW.
Em termos de valores são muito semelhantes: Leaf - 30.213,57 € vs Soul - 30.224,88 €.
Efectuei vários test drives em ambas as unidades, em percursos citadinos e autoestrada (110 Km/h). Os percursos foram testados de igual forma num e noutro veículo (traçado, velocidade, etc.). Os maiores percursos chegaram aos 160kms.
Postas as condições, em termos de autonomia o vencedor é claramente o Nissan Leaf, obviamente beneficiado pelos 3 kW adicionais, permitindo percorrer distancias mais longas regra geral em cerca de mais 15%.
Colocando a autonomia de parte existem mais 2 pontos que interferem na nossa decisão, o espaço disponível na bagageira e a qualidade construção.
Começando pelo espaço, mais uma vez a vitória pertence ao Leaf, com um espaço habitável para os passageiros semelhante ao Soul (mas ligeiramente maior) e uma bagageira com capacidade bastante superior, neste ponto é claro vencedor.
Já do lado da qualidade, a posição inverte-se, o Soul tem uma qualidade bastante superior ao Leaf ao nível dos acabamento interiores (tablier, portas, volante, controlos, etc.) e ao nível da carroçaria. No Leaf imperam os plásticos de qualidade duvidosa (o volante é intragável) o que justifica os ruídos parasitas. No Soul todo o interior é agradável à vista e ao toque, o volante é revestido a couro, assim como as portas. O tablier é revestido a um material "aborrachado". O interior é muito luminoso ao contrário do Leaf. Em termos de estética e qualidade interior e exterior o Soul dá uns 5 a 0 ao Leaf

Personalizando, a minha decisão racional leva-me a escolher o Leaf (autonomia e habitabilidade vs preço) no entanto a decisão racional pende sem dúvida para o Soul, não só pelo aspecto (sinceramente ambos são feios, mas o Soul um bocadinho menos

Ao nível de extras, estão muito equilibrados. As diferenças são do lado negativo do Soul para a ausência de sensores de chuva e no lado do Leaf a ausência de faróis projectores, do retrovisor electrocromático (a optar pelo Leaf terei que arranjar forma de colocar um), dos sensores de estacionamento frontais (opcional a colocar) e do volante e estofos aquecidos (vale o que vale).
Um ponto negativo no Soul é a inexistência de software semelhante ao Carwings, o que sendo eu Engº Informático e geek por natureza me traz algum desagrado.
Resumindo, em casa a esposa escolheu claramente o Leaf (espaço e autonomia). Já eu estou a debater-me entre o meu lado racional e o emocional

Aguardo os vossos comentários, por forma a atingir um veredicto final.
Abraço!