Consumer’s Union: EVs cost a lot less per mile

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
ruimegas
Gestor do Forum
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Contacto:

Mensagem por ruimegas » 10 dez 2011, 20:37

Imagem

"Consumer Reports published an article on Thursday that confirms what most of us already know: EVs are cheaper to run than ICE vehicles. A lot cheaper.

The consumer watchdog conducted tests of the Chevy Volt and the Nissan Leaf, and calculated operating costs based on the national average price of electricity, 11 cents per kWh. It found that the Leaf costs just 3.5 cents a mile to drive, while the slightly heavier Volt costs 3.8 cents per mile in electric mode. In gas mode, the Volt got 32 mpg, comparable to a medium-mileage gas burner such as the Toyota Corolla. The most fuel-efficient non-plug-in vehicle, the Toyota Prius hybrid, cost 8.6 cents per mile in CU’s test.

So, what’s the catch? Plug-ins cost more to buy. A lot more. A Volt goes for about $44k, and a Leaf for about $35k, while you can have a Prius for about $27k. Even that represents a premium over the most fuel-efficient legacy vehicle, the Toyota Corolla ($18k, 11.9 cents per mile). So choosing a Leaf over a Prius will cost you eight grand more up front, a sum that would probably take the average driver almost ten years to recoup. Of course, the more miles you drive, the shorter the payback period, which is why taxi companies and other fleet operators are already steadily phasing out the old technology in favor of hybrids and/or EVs.

The direction of the future seems clear, but the timing is anything but. With battery technology improving slowly, and both oil and electricity prices unpredictable, it’s anybody’s guess when a production EV will achieve the magical payback period that makes it start flying off the lots."

Em: http://www.chargedevs.com/content/news- ... -less-mile
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Consumer’s Union: EVs cost a lot less per mile

Mensagem por OCasal » 12 dez 2011, 18:05

Olá senhor RuiMegas.

Há algum tempo que venho a acompanhar o fórum, pois também sou proprietário de um Leaf e naturalmente tenho curiosidade em saber todas as últimas.

Vejo que deve ser um dos particulares nacionais com mais quilómetros percorridos num carro movido a "electroões".

Venho por este meio colocar-lhe a seguintes questão, que me tem preocupado cada vez mais nos últimos tempos, ao ver que a aposta nacional está novamente a afastar-se dos eléctricos... Também já tenho cerca de 11300km. percorridos. Está optimista quanto aos custo de substituição das baterias quando atingirem o seu limite de vida útil? Não cairá por terra, toda a economia feita em combustível?

Gostava de ler a sua opinião sobre estas questões.

Cumprimentos electricos,
Ricardo Casal

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 12 dez 2011, 18:49

Bem vindo ao fórum caro utilizador OCasal e parabéns por ser um dos poucos (mas bons) proprietários do Nissan LEAF, e ainda por cima já com mais de 11000km percorridos!

Para todos o ficarmos a conhecer um pouco melhor sugiro que se apresente no tópico das apresentações: http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=140 indicando as características básicas da máquina 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 12 dez 2011, 21:36

Bem vindo ao nosso Forum, todos nós fizemos um grande esforço para possuir um Leaf, e a cada dia que passa assistimos a alterações que
infelizmente não são boas para ninguem, muito menos para nós, mas ninguem nos consegue tirar a satisfação de conduzir uma máquina que
contribui de certeza ABSOLUTA ( esta é forte ) para a despoluição do nosso querido e único Planeta, GAIA, além disso deixamos de ficar sujeitos
ao stress provocado pelo aumento constante dos combustíveis, assim como as falhas de abastecimentos provocados por falta de abastecimento
nos respetivos postos.
Sei que parece fraca consulação, mas todos os dias somos mais VE's em todo o mundo, o que vai provocando o aparecimento de um sem número
de processos e atividades VE´s relacionados, que levarão num Futuro que eu espero ainda assistir á ELEMINAÇÃO pura e simples de todos os CI's.
Corações ao Alto. :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

ruimegas
Gestor do Forum
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Contacto:

Mensagem por ruimegas » 12 dez 2011, 22:33

OCasal Escreveu:Olá senhor RuiMegas.

Há algum tempo que venho a acompanhar o fórum, pois também sou proprietário de um Leaf e naturalmente tenho curiosidade em saber todas as últimas.

Vejo que deve ser um dos particulares nacionais com mais quilómetros percorridos num carro movido a "electroões".

Venho por este meio colocar-lhe a seguintes questão, que me tem preocupado cada vez mais nos últimos tempos, ao ver que a aposta nacional está novamente a afastar-se dos eléctricos... Também já tenho cerca de 11300km. percorridos. Está optimista quanto aos custo de substituição das baterias quando atingirem o seu limite de vida útil? Não cairá por terra, toda a economia feita em combustível?

Gostava de ler a sua opinião sobre estas questões.

Cumprimentos electricos,
Ricardo Casal
Antes de responder os meus cumprimentos de boas vindas a este humilde e sem pretensões fórum :D

A minha perspectiva em relação às baterias é a seguinte e vale o que vale com base nos dados que possuo e tenho lido:

1 - A Nissan testa baterias para VE's há, pelo menos, 20 anos e mais nenhuma construtora automóvel tem este "know how" acumulado. Quero dizer com isto que nós, proprietários do Leaf estamos equipados com a melhor bateria que existe para VE's (até me provarem o contrário);

2 - Sei que a Nissan assegura que, com uma utilização normal (leia-se uma carga rápida por dia e as restantes normais se for necessário) as baterias terão ao fim de 10 anos uma capacidade de carga de cerca de 80% e com cargas rápidas muito frequentes de cerca de 70%;

3 - Altos representantes da NISSAN já disseram que entre 2014/2015 estarão a comercializar novos VE's com pelo menos o dobro da densidade actual (leia-se autonomias de pelo menos 300 kms). Eu tenho a sensação de que essas baterias já existem e estão a ultimar a fase de testes mas o "timing" para aparecerem neste momento não é o adequado. Repare-se que o Renault ZOE, do Grupo NISSAN/RENAULT, comenta-se que terá já uma autonomia de 250 kms.

4 - É minha intenção, eventualmente, proceder à efectiva substituição dos módulos da baterias lá para 2014/15 por novos módulos com mais densidade mediante a venda residual dos meus módulos e naturalmente investindo algum extra nos novos módulos (a minha expectativa é a de obter entre 1000 a 2000 euros pelos meus módulos em ter de pagar entre 6000 a 8000 pelos novos módulos com mais densidade graças a alguma baixa do custo de produção por economias de escala. Neste momento dizem que um pack de baterias anda entre os 9.000 e os 12.000 euros quando à 4 anos andava na casa dos 20.000euros por pack);

5 - Como plano alternativo existe a possibilidade de vender o LEAF para quem queira duma forma mais económica experimentar os prazeres de conduzir um VE e esse valor servir de base para a aquisição dum NISSAN LEAF versão II ou III.

Isto são apenas ideias minhas que carecem de confirmação "científica" e como tal devem ser interpretadas com reservas...mas na generalidade penso não andar muito longe da realidade.

Espero ter dado uma ideia e espero que continue aparecer aqui pelo fórum e a apresentar comentários e experiências.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 12 dez 2011, 23:37

Há que mencionar que em 2015 o LEAF do ruimegas já deve ter uns 200000km! Mesmo assim compraria de bom grado as baterias por 2000€ ;)

A BMS do LEAF tem como principal prioridade proteger as células e penso que o faz muito bem. Pela análise que tenho feito do dados que obti com o SOC-meter a BMS nunca deixa a tensão individual das células subir para além de 4,1V mesmo em carga rápida. Em CR logo que uma célula atinge esse valor a BMS indica ao carregador para baixar a corrente de modo a não ultrapassar esse valor. Como se sabe há 3 factores que fazem diminuir a capacidade das baterias de iões de lítio:

- Temperatura
- Estados de carga elevados
- Tempo

A inexorável degradação temporal depende da temperatura e do estado de carga. Ao limitar a tensão a 4,1V/célula a BMS faz com que o estado de carga não ultrapasse os 85-90% reais da bateria. No caso da carga a 80% esse valor é de 4,05V/célula a que correspondem uns 70-75% reais. Só por si já são valores que atrasam bastante a degradação da bateria. Por outro lado a resistência interna da bateria é extremamente baixa o que permite que a temperatura pouco se eleve acima da temperatura ambiente, mesmo em cargas rápidas.

Um factor importante que permite prolongar a vida útil da bateria é que normalmente o tempo que elas passam num estado de carga elevado é reduzido. Isto porque ao carregar durante a noite e utilizar o carro logo de manhã iremos rapidamente reduzir a carga na bateria para 50-60% reais, sendo a média durante o dia talvez de 50% em média. No meu caso programo sempre o carro para terminar de carregar no fim do período de vazio do tarifário. Normalmente o meu carro passa menos de 1 hora por dia com o estado de carga acima de 90% (ou cerca de 80% reais).

Finalmente,há utilizadores com mais de 40000 km de LEAF no EUA que indicam não terem para já sentido qualquer degradação da capacidade da bateria. No meu caso, que ainda só tenho 12500km, a capacidade é exactamente a mesma que quando recebi o carro. Para carregar desde o aviso de bateria fraca ou muito fraca são gastos os mesmo kW.h que inicialmente (há alguma variação de medição para medição, mas sem tendência definida).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 13 dez 2011, 03:05

Concordo absolutamente com estas magníficas e otimísticas dissertações do RuiMegas e mjr, como vês OCasal, não nos deixamos abater
por meros pormenores acidentais de percursso. ;)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

OCasal
Moderador Global
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Mensagem por OCasal » 13 dez 2011, 16:17

Boa tarde a todos.

Obrigado pelo momento de leitura e partilha de informações/opiniões.

Na realidade encontro-me plenamente satisfeito com a aquisição do veículo, para além do seu conforto é muito económico. Espero que assim se mantenha, sem ataques por parte das eléctricas e por parte da oficina da Nissan, em futuras reparações após o fim da garantia!

Na verdade o fim da garantia é o que me assusta mais, pois com o pouco desenvolvimento dos VE's, manter um bixinho destes pode-se tornar um luxo, não concordam?

Cumprimentos

Essiemme
Proprietário Leaf
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras

Mensagem por Essiemme » 13 dez 2011, 17:12

Sim.

Mas não esqueçamos que o mundo vai continuando a revolução (felizmente), apesar de nós ficarmos pelo caminho...

sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

vgomes
Proprietário Leaf
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Mensagem por vgomes » 13 dez 2011, 19:00

Sim mas neste caso quando acabar a garantia das partes eléctricas já o carrito estará bem usado.
Pessoalmente acho que o vou manter cerca de 10 anos, pois se for verdade os 80% em 8 anos acho perfeitamente aceitável.
Se tiver uma avaria grave, baterias ou motor, depois da garantia, é como se fosse um CI, pode nem valer a pena arranjar a partir dos 6-8 anos.

Cumps,
Vgomes
OCasal Escreveu:Boa tarde a todos.

Obrigado pelo momento de leitura e partilha de informações/opiniões.

Na realidade encontro-me plenamente satisfeito com a aquisição do veículo, para além do seu conforto é muito económico. Espero que assim se mantenha, sem ataques por parte das eléctricas e por parte da oficina da Nissan, em futuras reparações após o fim da garantia!

Na verdade o fim da garantia é o que me assusta mais, pois com o pouco desenvolvimento dos VE's, manter um bixinho destes pode-se tornar um luxo, não concordam?

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”