Olá luispt.
Aconselho que escolhas um carro branco, por dois motivos.
1. A cor branca é a que melhor reflecte a radiação solar, ficarás com o carro mais fresco, logo a temperatura da bateria será também mais baixa - é a elevada temperatura a maior responsável pela degradação das baterias de lítio. Carro mais fresco também implica menos uso do AC no verão.
2. A cor branca por ser a que melhor reflecte a radiação solar, é também a mais segura por ser mais visível. Não é por acaso que veículos de emergência são brancos ou amarelos. É estatisticamente um facto que os carros brancos têm menos probabilidade de sofrer um acidente, em alguns países os seguros até são mais baratos.
Outro conselho que até já foi dado, sempre que possível mantém a bateria com uma carga entre 20 e 80 %. Faz toda a diferença, como ficou provado nos híbridos plug-in Chevrolet Volt/Opel Ampera de primeira geração, que dos 16 kWh da bateria apenas permitem usar 10,2 kWh (63,75 %). Estes carros mesmo com mais de 100.000 km feitos não mostram perda de autonomia. Ter um TMS (thermal management system) para manter a bateria na temperatura ideal também ajuda.
Se tens curiosidade em aprofundar conhecimentos sobre baterias, deixo-te um site indispensável, bastante informativo mas de fácil leitura.
http://batteryuniversity.com/learn/arti ... _batteries

Apresentação
Re: Apresentação
O ar condicionado tem um consumo muito baixo, o aquecimento é que gasta bastante mais, mas se o carro tiver bomba de calor, já é bem mais baixo que os que têm resistência eléctrica. Um dos truques é aquecer/arrefecer o carro enquanto está a carregar, dessa forma sai com a autonomia e temperatura que pretende, depois é só manter;)
Re: Apresentação
Se há essa questão da carga até aos 80%, porque é que a Nissan tirou o modo de a limitar a 80% nos 30kW? Eu diariamente faço um ciclo 50%-100% porque não tenho forma de programar a carga doutra forma (a não ser fazer cálculos de tempo e reprogramar todos os dias a agenda)
- mjr
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Re: Apresentação
A nova química é muito mais resistente tanto ao calor como a SOCs elevados. Se o carro terminar a carga e iniciar logo a viajem o efeito é minimizado. A maior parte das vezes eu início a viagem com a carga ainda a decorrer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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- BrunoAlves
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Re: Apresentação
Tens uma extensão gigante então?mjr Escreveu:(...) eu início a viagem com a carga ainda a decorrer.




Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
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Re: Apresentação


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