Essa do sangue, só em noites de lua cheiaBrunoAlves Escreveu:Já respondi a isso. Não sou avesso a os PHEV usarem os postos, SE fossem racionais como o sosimple faz. O problema é que a generalidade não é. Não ficam juntos aos carros, não dão a vez a quem não tem outra forma de andar com o carro. E lá está, como as pessoas todos têm todos os direitos, quem não tem outra forma que espere e se quiser. Para isto a solução é pagar, feito.
E não estou a falar de proprietários e condutores de PHEV, com ou sem CR. Estou a falar de pessoas, que no geral são umas bestas e só olham ao próprio umbigo (aliás, dei exactamente o exemplo de um BEV que aconteceu comigo).
Em relação aos BEV sem carga rápida, bom...
a) não são carros para fazer viagens, lamento. Ninguém no seu perfeito juizo espera 2/4/6h numa área de serviço... Sim, porque os 3,3kWh que se carregam numa hora podem nem dar até ao próximo MobiE, pode ser necessário carregar sei lá, 50% da bateria! Mas isso tu também sabes, só queres é sangue![]()
b) muitos condutores de BEV já chegaram aos PCR e estavam inacessíveis. Para se desenrascarem, usaram tomadas do WC, das bombas, da oficina... Há "n" casos. Estando lá e não tendo como fugir, há que usar da velha máxima de que "há mais tomadas que bombas de gasolina". Mesmo que estejas numa bomba de gasolina![]()
![]()
![]()
Ainda em relação resposta a) só para te "humorar" (isto sequer existe?) porque já vi onde é que a conversa se encaminha mas gosto de uma boa discussão, o direito de um Fluence usar um PCR (do qual aproveita 6,6% da potência!!!!) é maior ou menor do que o meu de não esperar 2/4/6h para poder seguir viagem, usando 100% da potência do posto? Ou então vou eu carregar numa tomada de WC?
Imagina que alguém chega com o seu Fluence (ou sei lá, uma Passat GTE) ao PCR e, azar, é um daqueles que não permitem carga AC e DC ao mesmo tempo. Portanto ocupa a porta AC e, com isso o PCR. Como tem todos os direitos, é hora de almoço e está um dia espectacular, vai fazer um pique pique no jardim da AS, vai comer um gelado e levar os putos ao baloiço. E nisto passaram 2h, e 4 outros carros ficaram apeados. Não é um exemplo menos descabido que o teu pois não?
Por estes e outros motivos é que tem de se legislar e criar regras. Aquilo que é bom senso para uns não o é para o outro e alguém que mande terá de estabelecer regras, bem como assegurar a respectiva aplicação.

Quanto ao demais, concordo perfeitamente com o que afirma (excepto sobre os BEV's com carga lenta). Conforme já tive oportunidade de escrever anteriormente, acho que o bom senso não nos leva a nenhum lado porque cada um tem o seu. Defendo por isso que sejam instituidas regras claras de boa utilização dos PCR's. Quanto à questão do tempo, se verificar um meu post no inicio deste tópico, verá que defendo que o mais adequado é um limite de tempo por carregamento de 30 minutos (não consecutivo), com acesso universal (qualquer viatura), através de prioridade por ordem de chegada. Parece-me que desta forma se tratariam muitas das "dores" aqui manifestadas.