Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Que veículos podem carregar nos PCRs

Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, independentemente da potência de carga.
10
17%
Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, a potências elevadas (ex. Tesla com adaptador Chademo).
11
18%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, mesmo que a potências baixas.
1
2%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, a potências elevadas (>22kW).
7
12%
Apenas aqueles que consigam carregar a potências elevadas (>22kW), mas permitindo carregar outros quando não há ninguém à espera.
31
52%

Total de votos: 60

Alx99
Registado: 26 ago 2016, 11:47

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Alx99 » 10 abr 2017, 19:25

BrunoAlves Escreveu:Já respondi a isso. Não sou avesso a os PHEV usarem os postos, SE fossem racionais como o sosimple faz. O problema é que a generalidade não é. Não ficam juntos aos carros, não dão a vez a quem não tem outra forma de andar com o carro. E lá está, como as pessoas todos têm todos os direitos, quem não tem outra forma que espere e se quiser. Para isto a solução é pagar, feito.
E não estou a falar de proprietários e condutores de PHEV, com ou sem CR. Estou a falar de pessoas, que no geral são umas bestas e só olham ao próprio umbigo (aliás, dei exactamente o exemplo de um BEV que aconteceu comigo).

Em relação aos BEV sem carga rápida, bom...
a) não são carros para fazer viagens, lamento. Ninguém no seu perfeito juizo espera 2/4/6h numa área de serviço... Sim, porque os 3,3kWh que se carregam numa hora podem nem dar até ao próximo MobiE, pode ser necessário carregar sei lá, 50% da bateria! Mas isso tu também sabes, só queres é sangue :mrgreen:
b) muitos condutores de BEV já chegaram aos PCR e estavam inacessíveis. Para se desenrascarem, usaram tomadas do WC, das bombas, da oficina... Há "n" casos. Estando lá e não tendo como fugir, há que usar da velha máxima de que "há mais tomadas que bombas de gasolina". Mesmo que estejas numa bomba de gasolina :lol: :lol: :lol:

Ainda em relação resposta a) só para te "humorar" (isto sequer existe? :P ) porque já vi onde é que a conversa se encaminha mas gosto de uma boa discussão, o direito de um Fluence usar um PCR (do qual aproveita 6,6% da potência!!!!) é maior ou menor do que o meu de não esperar 2/4/6h para poder seguir viagem, usando 100% da potência do posto? Ou então vou eu carregar numa tomada de WC?
Imagina que alguém chega com o seu Fluence (ou sei lá, uma Passat GTE :mrgreen: ) ao PCR e, azar, é um daqueles que não permitem carga AC e DC ao mesmo tempo. Portanto ocupa a porta AC e, com isso o PCR. Como tem todos os direitos, é hora de almoço e está um dia espectacular, vai fazer um pique pique no jardim da AS, vai comer um gelado e levar os putos ao baloiço. E nisto passaram 2h, e 4 outros carros ficaram apeados. Não é um exemplo menos descabido que o teu pois não? ;)

Por estes e outros motivos é que tem de se legislar e criar regras. Aquilo que é bom senso para uns não o é para o outro e alguém que mande terá de estabelecer regras, bem como assegurar a respectiva aplicação.
Essa do sangue, só em noites de lua cheia :lol:

Quanto ao demais, concordo perfeitamente com o que afirma (excepto sobre os BEV's com carga lenta). Conforme já tive oportunidade de escrever anteriormente, acho que o bom senso não nos leva a nenhum lado porque cada um tem o seu. Defendo por isso que sejam instituidas regras claras de boa utilização dos PCR's. Quanto à questão do tempo, se verificar um meu post no inicio deste tópico, verá que defendo que o mais adequado é um limite de tempo por carregamento de 30 minutos (não consecutivo), com acesso universal (qualquer viatura), através de prioridade por ordem de chegada. Parece-me que desta forma se tratariam muitas das "dores" aqui manifestadas.
Última edição por Alx99 em 10 abr 2017, 19:30, editado 1 vez no total.

RVS
Proprietário C zero
Registado: 27 jul 2016, 17:41
Data de fabrico: 30 dez 2011
Capacidade bateria: 37.7 Ah

Mensagem por RVS » 10 abr 2017, 19:29

Para a atribuição do cartão Mobi.e é pedido o documento único automovel, com uma base de dados dos veículos existentes no mercado era possivel saber se determinado modelo possui carga rápida. O cartão Mobi.e era então programado para só funcionar nos postos de carga rápida caso o veículo ao qual está associado esteja equipado com carga rápida.

sosimple
Registado: 15 ago 2016, 14:16

Mensagem por sosimple » 10 abr 2017, 19:48

RVS, e se daqui a 5 anos os PCRs suportarem 350kW? Um carro que carregue a 50kW continua a ter acesso?

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 10 abr 2017, 19:51

Citando:
Alx99 Escreveu:Isso seria o ideal, mas para quando e se tal vai chegar a acontecer, é uma incognita.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 10 abr 2017, 19:54

RVS Escreveu:Para a atribuição do cartão Mobi.e é pedido o documento único automovel, com uma base de dados dos veículos existentes no mercado era possivel saber se determinado modelo possui carga rápida. O cartão Mobi.e era então programado para só funcionar nos postos de carga rápida caso o veículo ao qual está associado esteja equipado com carga rápida.
Pareceu-me até agora a melhor ideia de todas. Fica logo resolvido o assunto. Se daqui a uns anos, os postos passarem a 350kW, a diferença é de 7 vezes a potência que a maioria dos actuais usam (50kW), enquanto que os híbridos a usarem 3.7.kW é 13x menos que a potência máxima do posto.

sosimple

Mensagem por sosimple » 10 abr 2017, 20:23

Fil Escreveu:So simple, esses consumos são bons para um híbrido, para os 100% eléctricos não são nada de mais, é fácil fazer menos com a grande maioria das marcas e modelos, no entanto, fico satisfeito que uses o máximo possível a energia eléctrica nacional.
Acredito que não sejam nada por aí além, mas deixa-me lá ficar contente com a "proeza" no meu "VEEA".

RVS
Proprietário C zero
Registado: 27 jul 2016, 17:41
Data de fabrico: 30 dez 2011
Capacidade bateria: 37.7 Ah

Mensagem por RVS » 10 abr 2017, 20:31

sosimple Escreveu:RVS, e se daqui a 5 anos os PCRs suportarem 350kW? Um carro que carregue a 50kW continua a ter acesso?
Claro que sim. Daqui a 5 anos, os carros que possuem carga rápida, vão continuar a ter carga rápida. O facto da potência de carga aumentar não invalida que ao fim de 30 minutos termine com 80% SOC, finalidade para a qual os PCR foram criados.

sosimple

Mensagem por sosimple » 10 abr 2017, 20:34

RVS Escreveu:
sosimple Escreveu:RVS, e se daqui a 5 anos os PCRs suportarem 350kW? Um carro que carregue a 50kW continua a ter acesso?
Claro que sim. Daqui a 5 anos, os carros que possuem carga rápida, vão continuar a ter carga rápida. O facto da potência de carga aumentar não invalida que ao fim de 30 minutos termine com 80% SOC, finalidade para a qual os PCR foram criados.
Faz sentido. Não estava a ver dessa forma. Obrigado.

Gameiro101
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Mensagem por Gameiro101 » 11 abr 2017, 14:47

sosimple Escreveu:
RVS Escreveu:
Faz sentido. Não estava a ver dessa forma. Obrigado.
Alem de que nessa altura já será paga e o preço vai ajudar a controlar o acesso aos PCRs, sendo que a questão debatida neste tópico, apesar de ser interessante, acaba por ser um problema que provavelmente será resolvido rapidamente.

sparrow
Proprietário Leaf
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Mensagem por sparrow » 14 abr 2017, 16:28

Inix Escreveu:
rnlcarlov Escreveu:
Inix Escreveu: A situação passou-se no IKEA de Loures antes da 10h00, altura em que a loja, ainda, se encontrava encerrada.

Os carregadores de 22 kW todos ocupados. Os de 7.4 kW livres...

Devemos censurar o Leaf, C0 e Passat gte? ou todos têm direito a escolher onde carregar?
Só para dar aqui uma achega, essas imagens podem não significar nada. Se os postos de 7.4kW estavam ocupados quando chegaram os outros carros, claro que depois foram para os de 22kW. Os de 7.4kW podem muito bem ter vagado depois. Num sítio como o IKEA, o turnout de carros a carregar é bastante elevado. Normalmente o carro que está ao meu lado quando ponho o meu a carregar quase nunca é o mesmo do que quando me venho embora, e as minhas idas ao IKEA costumam ser inferiores a 1 hora.
Para além disso tenho a impressão que os de 7.4kW não andam muito finos. Já me abortaram a carga a meio na semana passada.
Eu cheguei à loja antes desta abrir, pelas 09h45, a loja abre às 10h00, por isso acho difícil os de 7.4 W tivessem, antes, ocupados.

Aliás, o C0 e o Leaf estão lá a carregar, no de 22 kW, todas as vezes que lá me desloco ao IKEA Loures e, já foram muitas.

Pelo menos o Leaf é de um funcionário do IKEA...

Até existe uma foto, mais antiga, do C0, no electromaps, a carregar no 22 kW.

Penso que esta questão é similar à questão, de fundo, colocada neste tópico.
Só para dizer que hoje cheguei ao IKEA Loures e pus o meu LEAF a carregar. Entretanto chega um ZOE novinho com um casal já entradote e eu é que lhes indiquei que havia um posto de 22kw que lhes permitia carregar muito mais rápido. Senão teriam ficado ali a carregar no de 7.4kw...

Responder

Voltar para “Carregamento”