A reducao dd autonomia que se refere era com ar condicionado ligado para frio ou calor? Qual era a perda concreta no leaf 1 geração? Obrigadobeme83 Escreveu:Na primeira versão do LEAF também era AC e a diferença de autonomia não se ficava apenas nesses 10 kms que refere. Como exemplo temos o Bolt que realmente sem bomba de calor tem consumos elevadíssimos.Totta Escreveu:o AC também aquece o carro e p consumo não é assim tanto diferente, menos 10 km por cada 100km

vw e-golf 35,8 kWh
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Re: vw e-golf 35,8 kWh
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Re: vw e-golf 35,8 kWh
Só para calor, que usava uma resistência (tipo secador de cabelo
) para aquecer o ar. Os novos usam bomba de calor que é muito mais eficiente.
A perda concreta depende sempre da velocidade e duração da viagem...
Imagina que a resistência consome 3kW (não faço ideia mas poderá ser mais) à potência máxima:
- Se fizeres uma viagem de 1h a 80km/h (ex: AE), gastaste coisa de 15kWh para a distância e 3kWh para o aquecimento (total 18kWh, consumo do aquecimento 20%)
- Se fizeres uma viagem de 2h a 40km/h, gastaste coisa de 12kWh para a distância e 6kWh para o aquecimento (total 18kWh, consumo do aquecimento 50%)
Isto varia ainda com a diferença de temperatura entre o exterior e o teu setpoint de temperatura, mas é esta a ideia. É válido na mesma para a bomba de calor, mas o consumo é significativamente mais baixo.

A perda concreta depende sempre da velocidade e duração da viagem...
Imagina que a resistência consome 3kW (não faço ideia mas poderá ser mais) à potência máxima:
- Se fizeres uma viagem de 1h a 80km/h (ex: AE), gastaste coisa de 15kWh para a distância e 3kWh para o aquecimento (total 18kWh, consumo do aquecimento 20%)
- Se fizeres uma viagem de 2h a 40km/h, gastaste coisa de 12kWh para a distância e 6kWh para o aquecimento (total 18kWh, consumo do aquecimento 50%)
Isto varia ainda com a diferença de temperatura entre o exterior e o teu setpoint de temperatura, mas é esta a ideia. É válido na mesma para a bomba de calor, mas o consumo é significativamente mais baixo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: vw e-golf 35,8 kWh
Confirma se que a bomba de calor consome um terço da energia para aquecer?BrunoAlves Escreveu:Só para calor, que usava uma resistência (tipo secador de cabelo) para aquecer o ar. Os novos usam bomba de calor que é muito mais eficiente.
A perda concreta depende sempre da velocidade e duração da viagem...
Imagina que a resistência consome 3kW (não faço ideia mas poderá ser mais) à potência máxima:
- Se fizeres uma viagem de 1h a 80km/h (ex: AE), gastaste coisa de 15kWh para a distância e 3kWh para o aquecimento (total 18kWh, consumo do aquecimento 20%)
- Se fizeres uma viagem de 2h a 40km/h, gastaste coisa de 12kWh para a distância e 6kWh para o aquecimento (total 18kWh, consumo do aquecimento 50%)
Isto varia ainda com a diferença de temperatura entre o exterior e o teu setpoint de temperatura, mas é esta a ideia. É válido na mesma para a bomba de calor, mas o consumo é significativamente mais baixo.
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Re: vw e-golf 35,8 kWh
No mk1, com carga a 100% a redução da autonomia estimada pelo CB é de cerca de 20 km.MLF Escreveu:Confirma se que a bomba de calor consome um terço da energia para aquecer?BrunoAlves Escreveu:Só para calor, que usava uma resistência (tipo secador de cabelo) para aquecer o ar. Os novos usam bomba de calor que é muito mais eficiente.
A perda concreta depende sempre da velocidade e duração da viagem...
Imagina que a resistência consome 3kW (não faço ideia mas poderá ser mais) à potência máxima:
- Se fizeres uma viagem de 1h a 80km/h (ex: AE), gastaste coisa de 15kWh para a distância e 3kWh para o aquecimento (total 18kWh, consumo do aquecimento 20%)
- Se fizeres uma viagem de 2h a 40km/h, gastaste coisa de 12kWh para a distância e 6kWh para o aquecimento (total 18kWh, consumo do aquecimento 50%)
Isto varia ainda com a diferença de temperatura entre o exterior e o teu setpoint de temperatura, mas é esta a ideia. É válido na mesma para a bomba de calor, mas o consumo é significativamente mais baixo.
No mk2 com bomba de calor a redução é de 4-6 km.
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Re: vw e-golf 35,8 kWh
A arrefecer, diria que a diferença não é muito grande, agora a aquecer sim, cerca de 1/3.
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Re: vw e-golf 35,8 kWh
Aqui a questão é saber se 1/3 é sobre um valor alto ou não???
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Re: vw e-golf 35,8 kWh
havendo possibilidade para isso é sempre melhor adquirir um veículo elétrico com bomba de calor.
é mesmo nos climas como o de Portugal que a bomba de calor é mais eficiente.... em países muito frios com temperaturas abaixo de -5ºC a bomba de calor não consegue produzir calor suficiente e têm de entrar em ação as resistências.
dito isto o meu VE não tem bomba de calor porque não tive dinheiro para comprar um que tenha!
é mesmo nos climas como o de Portugal que a bomba de calor é mais eficiente.... em países muito frios com temperaturas abaixo de -5ºC a bomba de calor não consegue produzir calor suficiente e têm de entrar em ação as resistências.
dito isto o meu VE não tem bomba de calor porque não tive dinheiro para comprar um que tenha!
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Re: vw e-golf 35,8 kWh
Queres saber se, por exemplo tiveres 50 km de autonomia, ficas com menos 20 km ao ligar o aquecimento?
A resposta é não. A redução de autonomia é proporcional. Ou seja, contas redondas, se com 140 tens menos 20 km, com 70 km ficas com menos 10.
A resposta é não. A redução de autonomia é proporcional. Ou seja, contas redondas, se com 140 tens menos 20 km, com 70 km ficas com menos 10.
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Re: vw e-golf 35,8 kWh
Jasmim acha que para o nosso clima vale a pena gastar €875 numa bomba de calor?jasmim Escreveu:Queres saber se, por exemplo tiveres 50 km de autonomia, ficas com menos 20 km ao ligar o aquecimento?
A resposta é não. A redução de autonomia é proporcional. Ou seja, contas redondas, se com 140 tens menos 20 km, com 70 km ficas com menos 10.
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Re: vw e-golf 35,8 kWh
Como já foi dito algures, se for para para usar o máximo de autonomia seguida, sem carregamentos, vale a pena, sem dúvida. Se for por uma questão de poupança energética, nem por isso.
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