
Diário de bordo Ion 2012/08
-
- Mensagens: 319
- Registado: 17 mar 2016, 20:11
- Data de fabrico: 15 abr 2016
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
- Localização: Ourique
Re: Diário de bordo Ion 2012/08
A Malta dos clones com este calor andam por aí com ou sem arrefecimento das baterias com AC?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Há que começar a dar-lhes frio


Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Depende. Depende da carga disponível, depende da temperatura a que estão. Passando a noite na rua, de manhã nem a 20ºC estão, pelo que não faz sentido estar a arrefece-las. Se ficar à sombrinha depois de ter feito a distância de 1 km para o trabalho, quando iniciar o regresso por volta das 17 horas, não vai ultrapassar os 25ºC, mesmo que se atinjam máximas de 30ºC, pelo que também não se justifica. Já num fim de semana que vá a Viseu, é provável que se não fizer nada ultrapasse os 30ºC, pelo que no regresso justifica-se vir a arrefecer pelo menos algum tempo. É uma questão de ir olhando para o Canion e verificar como estão as temperaturas, jogando também com a carga disponível. Por vezes antecipo um pouco o arrefecimento porque prevejo aquecimentos futuros. Entre os 20 e os 25º é o ideal.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Mensagens: 34
- Registado: 10 abr 2017, 23:10
- Data de fabrico: 13 jun 2016
- Capacidade bateria: 45,8 Ah
- Localização: Tomar
Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Pois.. com os 37º na rua anda um bocado quente, mesmo deixando o carro à sombra.
- É normal haver uma diferença grande entre células? Máxima a 28º e mínima a 20º com o arrefecimento? No entanto a média andava entre os 25º 26º
- Quando arrefecem usam o AC na velocidade máxima? dá ideia que em intermédio não baixa grande coisa mas será que compensa em relação a usar obter mair autonomia?
- Metem só para as baterias(pés) ou controlam também com pés e frente para irmos um pocuo mais frescos também?
- É normal haver uma diferença grande entre células? Máxima a 28º e mínima a 20º com o arrefecimento? No entanto a média andava entre os 25º 26º
- Quando arrefecem usam o AC na velocidade máxima? dá ideia que em intermédio não baixa grande coisa mas será que compensa em relação a usar obter mair autonomia?
- Metem só para as baterias(pés) ou controlam também com pés e frente para irmos um pocuo mais frescos também?
DB C-Zero 2016/06 desde 19/05/2017
-
- Mensagens: 402
- Registado: 05 mar 2014, 10:17
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 34.6Ah
- Localização: Veneza de Portugal
Re: Diário de bordo Ion 2012/08
O que noto é que mesmo no máximo, não baixa muito... nas poucas vezes que fiz, 10 minutos deu para baixar 2 graus de média. No entanto, só algumas células é que levam com o fresco... há delas que devem estar encafuadas que nem uma brisa lhes chegazontor Escreveu: - Quando arrefecem usam o AC na velocidade máxima? dá ideia que em intermédio não baixa grande coisa mas será que compensa em relação a usar obter mair autonomia?

O ar condicionado só atua, durante a carga no PCR, até aos 45/50% de carga, depois nicles... só assoprando

-
- Mensagens: 319
- Registado: 17 mar 2016, 20:11
- Data de fabrico: 15 abr 2016
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
- Localização: Ourique
Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Então mas não desligas te a ficha que controla a comporta que dá acesso a conduta que manda o ar frio do AC para as baterias quando foste ao PCR ? Fazendo isso podes tu arrefece lãs quando quiseres ou poderes com o AC do carro, ontem andei para ai 30km com AC ligado a ventilação a meio gás e frio quase no máximo para as baterias e mesmo assim fiz quase 140km em estrada(não cidade) com uma cargarenateves Escreveu:O que noto é que mesmo no máximo, não baixa muito... nas poucas vezes que fiz, 10 minutos deu para baixar 2 graus de média. No entanto, só algumas células é que levam com o fresco... há delas que devem estar encafuadas que nem uma brisa lhes chegazontor Escreveu: - Quando arrefecem usam o AC na velocidade máxima? dá ideia que em intermédio não baixa grande coisa mas será que compensa em relação a usar obter mair autonomia?![]()
O ar condicionado só atua, durante a carga no PCR, até aos 45/50% de carga, depois nicles... só assoprando
-
- Mensagens: 319
- Registado: 17 mar 2016, 20:11
- Data de fabrico: 15 abr 2016
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
- Localização: Ourique
Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Eu não arrefesso as baterias para ter mais autonomia mas sim para evitar uma maior degradação!
-
- Mensagens: 319
- Registado: 17 mar 2016, 20:11
- Data de fabrico: 15 abr 2016
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
- Localização: Ourique
Re: Diário de bordo Ion 2012/08
- Metem só para as baterias(pés) ou controlam também com pés e frente para irmos um pocuo mais frescos
Eu normalmente penso que 1 está o bem estar das baterias e eu vou sobrevivendo o calor do Alentejo é lixado
Eu normalmente penso que 1 está o bem estar das baterias e eu vou sobrevivendo o calor do Alentejo é lixado

-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Diário de bordo Ion 2012/08
Renato isso nunca me aconteceu.... Alias até gosto quando chega aos 70% que ele. Começa a arrefecer bem porque esta a entrar pouca carga...renateves Escreveu:O que noto é que mesmo no máximo, não baixa muito... nas poucas vezes que fiz, 10 minutos deu para baixar 2 graus de média. No entanto, só algumas células é que levam com o fresco... há delas que devem estar encafuadas que nem uma brisa lhes chegazontor Escreveu: - Quando arrefecem usam o AC na velocidade máxima? dá ideia que em intermédio não baixa grande coisa mas será que compensa em relação a usar obter mair autonomia?![]()
O ar condicionado só atua, durante a carga no PCR, até aos 45/50% de carga, depois nicles... só assoprando
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
-
- Mensagens: 402
- Registado: 05 mar 2014, 10:17
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 34.6Ah
- Localização: Veneza de Portugal
Re: Diário de bordo Ion 2012/08
ICEM4N Escreveu:Renato isso nunca me aconteceu.... Alias até gosto quando chega aos 70% que ele. Começa a arrefecer bem porque esta a entrar pouca carga...renateves Escreveu: O ar condicionado só atua, durante a carga no PCR, até aos 45/50% de carga, depois nicles... só assoprando

Oihhh! Essa é nova... pelo que vejo e tenho lido, é apenas até aos 50%. Estou a falar do AC estar ligado aquando do carregamento via PCR (Chademo) e claro, com o carro desligado.