
Preço da energia nos postos de carregamento
- rimsilva
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Re: Preço da energia nos postos de carregamento
Também concordo que pagar o kWh a 0.5€ é meio caminho para afugentar muita gente dos VE e dar mais "armas" aos cépticos da ME.
Contraria a informação que tem sido adiantada pelo Secretário de Estado que vem referindo 2,5/3€ para os 100km, apesar de concordar que é uma forma pouco rigorosa, vem na sequência do 1,5€ para os mesmos 100km com carregamento doméstico.
Não concordo com o pagamento apenas baseado no tempo, porque a potencia real dos PCRs é diferente em todos os postos (bem a baixo dos 50 kW na maior da A1 por exemplo). Acho que seria mais justo por kWh até um determinado tempo (25 ou 30min) depois aplicaria uma taxa por 15min de utilização (por exemplo).
O argumento dos carregamentos em casa, só faz sentido para quem anda em cidade e não utiliza a capacidade total da bateria, quem faz AE depende muito dos PCR's.
Contraria a informação que tem sido adiantada pelo Secretário de Estado que vem referindo 2,5/3€ para os 100km, apesar de concordar que é uma forma pouco rigorosa, vem na sequência do 1,5€ para os mesmos 100km com carregamento doméstico.
Não concordo com o pagamento apenas baseado no tempo, porque a potencia real dos PCRs é diferente em todos os postos (bem a baixo dos 50 kW na maior da A1 por exemplo). Acho que seria mais justo por kWh até um determinado tempo (25 ou 30min) depois aplicaria uma taxa por 15min de utilização (por exemplo).
O argumento dos carregamentos em casa, só faz sentido para quem anda em cidade e não utiliza a capacidade total da bateria, quem faz AE depende muito dos PCR's.
- Apr
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Re: Preço da energia nos postos de carregamento
Eu acho que vai haver uma guerra de margens para encaixar mais um intermediário a explorar energia (já haviam poucos!), se o governo não intervir o preço vai subir muito e vai ser muito negativo para os utilizadores e para a mobilidade elétrica a curto prazo.
Como o objetivo é fazer avançar a mobilidade elétrica o governo vai intervir e vai subsidiar para manter or preços baixos. A ME vai avançar como pretendido e vai ser muito negativo para o estado e por conseguinte para todos nós.
Os operadores estão-se bem lixando para a ME e para os utilizadores e para o ambiente, querem é o pilim deles garantido, venha ele de onde vier.
Como o objetivo é fazer avançar a mobilidade elétrica o governo vai intervir e vai subsidiar para manter or preços baixos. A ME vai avançar como pretendido e vai ser muito negativo para o estado e por conseguinte para todos nós.
Os operadores estão-se bem lixando para a ME e para os utilizadores e para o ambiente, querem é o pilim deles garantido, venha ele de onde vier.
Re: Preço da energia nos postos de carregamento
Quase de certeza que não será por tempo de utilização. O que os operadores vão vender é energia e não tempo de ocupação. Em termos de rentabilidade, para o operador, serão os consumidores com elevada capacidade de carga que compensarão os com reduzida capacidade de carga. Daí surgir um elevado preço kWh.sosimple Escreveu:Por outro lado, imagino que num PCR faça mais sentido cobrar pelo tempo de utilização.
Re: Preço da energia nos postos de carregamento
Estou a basear-me no que se pratica noutros países. Por outras palavras, reservo o prognóstico para o fim do jogo.Alx99 Escreveu:Quase de certeza que não será por tempo de utilização. O que os operadores vão vender é energia e não tempo de ocupação. Em termos de rentabilidade, para o operador, serão os consumidores com elevada capacidade de carga que compensarão os com reduzida capacidade de carga. Daí surgir um elevado preço kWh.sosimple Escreveu:Por outro lado, imagino que num PCR faça mais sentido cobrar pelo tempo de utilização.

Re: Preço da energia nos postos de carregamento
Se assim for emergem somente aqueles que... podem e querem... efectivamente, um ambiente melhor.rimsilva Escreveu:Também concordo que pagar o kWh a 0.5€ é meio caminho para afugentar muita gente dos VE e dar mais "armas" aos cépticos da ME.
Até porque, salvo melhor opinião, não creio que o estado, infelizmente, subsidiando a aquisição de VE's, venha igualmente a subsidiar a energia por eles consumida. Quanto aos operadores, já sabemos bem quais as suas pretensões: a espectável e óbvia pretensão de obtenção de lucro. Facto não criticável.
É que isto de querer defender-se o ambiente não é uma panaceia gratuita. Aí é que vamos ver aí quem está disponível para gastar mais com um VE do que com um CI em prol de um comportamento ambiental mais responsável. Acabam-se de imediato os falsos moralismos.
- BrunoAlves
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Re: Preço da energia nos postos de carregamento
Julgo ter lido que numa primeira fase o valor será regulado e, nesse contexto, o Ministro falou em 2,5€ para 100km. Em nenhum carro isso dá 0,5€/kWh. Claro que isso vale o que vale, mas é o mais oficial que se apanhou até agora.
Estamos só a fazer futurologia, sem qualquer base. De qualquer forma, respondendo à sugestão dos 0,5€/kWh, é para cima de um roubo. E não há qualquer motivo para isso acontecer, alguns consumidores pagam a electricidade (em média tensão) a 0,05€/kWh (sim, cinco cêntimos) nas horas de ponta, nos outros horários menos. Claro que o equipamento tem de se pagar e tal, mas não tem de o ser em 2 dias.
O que me deixa triste é que não vejo jeitos de se começar a pagar. Nem a mobiletric acabou de instalar os postos em falta do projecto piloto, nem se vêm quaisquer movimentações (notícias, testes, site da MobiE) nesse sentido. Nem sabemos (e será que alguém sabe?) se vamos usar só um cartão ou teremos de ter um cartão para cada operador? Se era para começar a cobrar no segundo semestre e eu tiver de ter vários cartões, já devia estar a ser tratado
Em relação à métrica do pagamento, energia com limitação de potência mínima ou energia com componente de tempo acima de "xx" minutos. Não querendo voltar a levantar a discussão em torno dos carregamentos lentos em PCR, podemos dar o exemplo do meu Leaf:
Se eu chegar ao PCR com 65%, ao fim de meia hora provavelmente não cheguei aos 90% porque o carro já começa devagar e corta potência à bruta. Em mais 20 minutos ainda não terei chegado aos 100% (ou lá a quanto o carro desliga, como é óbvio nunca fiz isso num PCR!). Se o operador me permitir monopolizar o PCR por praticamente uma hora para carregar 6kWh não vão estar a ganhar muito dinheiro. A determinada altura tem de ser obrigatório largar o posto, sobretudo se houver gente à espera (e o posto pode gerir as sessões).
O próximo passo quando houver pagamento é pressionar os operadores para terem PCN junto aos PCR.
Estamos só a fazer futurologia, sem qualquer base. De qualquer forma, respondendo à sugestão dos 0,5€/kWh, é para cima de um roubo. E não há qualquer motivo para isso acontecer, alguns consumidores pagam a electricidade (em média tensão) a 0,05€/kWh (sim, cinco cêntimos) nas horas de ponta, nos outros horários menos. Claro que o equipamento tem de se pagar e tal, mas não tem de o ser em 2 dias.
O que me deixa triste é que não vejo jeitos de se começar a pagar. Nem a mobiletric acabou de instalar os postos em falta do projecto piloto, nem se vêm quaisquer movimentações (notícias, testes, site da MobiE) nesse sentido. Nem sabemos (e será que alguém sabe?) se vamos usar só um cartão ou teremos de ter um cartão para cada operador? Se era para começar a cobrar no segundo semestre e eu tiver de ter vários cartões, já devia estar a ser tratado

Em relação à métrica do pagamento, energia com limitação de potência mínima ou energia com componente de tempo acima de "xx" minutos. Não querendo voltar a levantar a discussão em torno dos carregamentos lentos em PCR, podemos dar o exemplo do meu Leaf:
Se eu chegar ao PCR com 65%, ao fim de meia hora provavelmente não cheguei aos 90% porque o carro já começa devagar e corta potência à bruta. Em mais 20 minutos ainda não terei chegado aos 100% (ou lá a quanto o carro desliga, como é óbvio nunca fiz isso num PCR!). Se o operador me permitir monopolizar o PCR por praticamente uma hora para carregar 6kWh não vão estar a ganhar muito dinheiro. A determinada altura tem de ser obrigatório largar o posto, sobretudo se houver gente à espera (e o posto pode gerir as sessões).
O próximo passo quando houver pagamento é pressionar os operadores para terem PCN junto aos PCR.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Preço da energia nos postos de carregamento
Continuo a carregar em casa como sempre. Não é 2 ou 3 viagens por ano com 2CR que me deitam por terra o investimentoAlx99 Escreveu:Com base em alguma informação, não definitiva, que me foi transmitida, tenho andado a pensar qual será a reacção dos actuais e potenciais possuidores de VE's, se o preço da energia nos postos de carregamento, nomeadamente nos PCR's, for colocado bem acima do esperado, tipo € 0,50/kWh, o que considerando uma média típica de 15 kWh/100km, daría qualquer coisa como € 7,50 por cada 100 kms.
Que vos parece?

Re: Preço da energia nos postos de carregamento
Tudo ditoBrunoAlves Escreveu:De qualquer forma, respondendo à sugestão dos 0,5€/kWh, é para cima de um roubo. E não há qualquer motivo para isso acontecer, alguns consumidores pagam a electricidade (em média tensão) a 0,05€/kWh (sim, cinco cêntimos) nas horas de ponta, nos outros horários menos. Claro que o equipamento tem de se pagar e tal, mas não tem de o ser em 2 dias.


Se os operadores quiserem ganhar tudo num dia (tipicamente português) podem ser maus para eles próprios, pq os VE's só agora começam a vender alguma coisa mas ainda são poucos, se for caro os postos não são usados, não entra dinheiro mas sair (potência contratada, manutenção, etc...) continua!
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Re: Preço da energia nos postos de carregamento
Essa visão é na minha opnião muito redutora, porque é precisamente nesta àrea onda há imensos subsidios. Uma tecnologia emergente não tem hipótese de se impor, sobretudo se estiver a competir com negócios altamente subsidiados pelo estado.Alx99 Escreveu: Até porque, salvo melhor opinião, não creio que o estado, infelizmente, subsidiando a aquisição de VE's, venha igualmente a subsidiar a energia por eles consumida. Quanto aos operadores, já sabemos bem quais as suas pretensões: a espectável e óbvia pretensão de obtenção de lucro. Facto não criticável.
Aliás, quanto mais critico é um serviço mais subsidiado fica. A mudança tem que ser feita através de favorecimento, e no limite o favorecimento poderia ser sob forma de retirar todos os subsidios ao negócio incumbente. Mas todos sabemos que assim é impossivel. Por isso vai-se cavar mais um buraco para enfiar mais uma entidade que para funcionar vai exigir mais um subsidio.
Isso é verdade, muitos falsos moralistas vão desaparecer, até aposto que os que participam neste fórum vão ficar quase todos, sobretudo os que compraram VE antes desta febre toda dos PCR's.Alx99 Escreveu: É que isto de querer defender-se o ambiente não é uma panaceia gratuita. Aí é que vamos ver aí quem está disponível para gastar mais com um VE do que com um CI em prol de um comportamento ambiental mais responsável. Acabam-se de imediato os falsos moralismos.
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Re: Preço da energia nos postos de carregamento
É tudo muito bonito sem duvida (defender o ambiente), mas mesmo os que querem um ambiente melhor e compraram um carro 100% eléctrico com 150km de autonomia (quando podiam comprar um CI ou plug-in"TOP"), percebem que os aspectos financeiros são os únicos que contam para a maioria.Alx99 Escreveu:Se assim for emergem somente aqueles que... podem e querem... efectivamente, um ambiente melhor.rimsilva Escreveu:Também concordo que pagar o kWh a 0.5€ é meio caminho para afugentar muita gente dos VE e dar mais "armas" aos cépticos da ME.
Até porque, salvo melhor opinião, não creio que o estado, infelizmente, subsidiando a aquisição de VE's, venha igualmente a subsidiar a energia por eles consumida. Quanto aos operadores, já sabemos bem quais as suas pretensões: a espectável e óbvia pretensão de obtenção de lucro. Facto não criticável.
É que isto de querer defender-se o ambiente não é uma panaceia gratuita. Aí é que vamos ver aí quem está disponível para gastar mais com um VE do que com um CI em prol de um comportamento ambiental mais responsável. Acabam-se de imediato os falsos moralismos.
Supondo que isto será a realidade (o que não acredito), o esforço que muitos estão dispostos a fazer na compra de um VE para depois poupar na utilização, deixa de fazer sentido e dessa forma seria muito mau para a ME. A expectativa será a de que os carregamentos nos postos lentos também sejam caros, por isso quem depender mais dos postos não vai arriscar.
Quando referi as declarações do SE é porque acredito que será essa a realidade a curto prazo, ou seja, se for mesmo imperativo o Estado irá subsidiar (espero que não), mas ao mesmo tempo estou convicto que se o estado vier a impor um preço máximo, existirão interessados e os "abutres" se quiserem podem ir cobrar esse tipo de valores para outro lado.
Portugal é um pais privilegiado, tem excelentes condições para obter energia 100% limpa a custos muito reduzidos...