
E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
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E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
Olá,
Para quem segue o facebook, este post é duplicado.
Perdemos a nossa primeira barra, aos 18600km, Leaf de 03-215
Esperava mais tarde. Só temos meia dúzia de cargas rápidas!
O Pedro Miguel Fernandes ajudou-me ver os estado da bateria como o LeafSpy Não houve muitas cargas rápidas (11 no total), a temperatura nunca chegou ao vermelho, e carregamos muitas vezes em casa (lento). Sim, carregamos a 100% mais de metade das vezes
Enfim, é a vida ....
Honestamente a nossa vida é muito citadina, por isso deve afectar muito pouco o nosso dia a dia.
No inicio de Agosto a Nissan vai fazer uma análise e dizer de sua justiça. Na realidade nós até nos esquecemos de fazer a revisão este ano. Dizem-nos que temos de mudar o oleo dos travões, o que para mim é um somente uma forma de faturarem mais algum...
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Perdemos a nossa primeira barra, aos 18600km, Leaf de 03-215
Esperava mais tarde. Só temos meia dúzia de cargas rápidas!
O Pedro Miguel Fernandes ajudou-me ver os estado da bateria como o LeafSpy Não houve muitas cargas rápidas (11 no total), a temperatura nunca chegou ao vermelho, e carregamos muitas vezes em casa (lento). Sim, carregamos a 100% mais de metade das vezes
Enfim, é a vida ....
Honestamente a nossa vida é muito citadina, por isso deve afectar muito pouco o nosso dia a dia.
No inicio de Agosto a Nissan vai fazer uma análise e dizer de sua justiça. Na realidade nós até nos esquecemos de fazer a revisão este ano. Dizem-nos que temos de mudar o oleo dos travões, o que para mim é um somente uma forma de faturarem mais algum...
- mjr
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Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
A Nissan vai dizer que é normal e esperado.
Na verdade o mais provável neste caso é que não haja perda de capacidade real mas antes uma má estimação pelo carro da capacidade da bateria por ter pouco uso. 18000km em mais de 2 anos é muito pouco e já vimos que o LBC (lithium battery controller) "gosta" é de km e descargas profundas para conseguir medir a capacidade toda.
Um teste da tomada iria certamente revelar uma capacidade bem acima dos 85%, eu apontaria para cima de 90%, e perto dos 95%.
Na verdade o mais provável neste caso é que não haja perda de capacidade real mas antes uma má estimação pelo carro da capacidade da bateria por ter pouco uso. 18000km em mais de 2 anos é muito pouco e já vimos que o LBC (lithium battery controller) "gosta" é de km e descargas profundas para conseguir medir a capacidade toda.
Um teste da tomada iria certamente revelar uma capacidade bem acima dos 85%, eu apontaria para cima de 90%, e perto dos 95%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- LuisG
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Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
Estes carros acho que gostam mesmo é de andar, o meu em 4 meses e mais de 14k km's o soh mantém-se nos 100%
Eu limito-me o fazer-lhe a vontade
Edit: comprova a minha teoria, não científica, que o fenómeno natural da degradação está mais relacionada com o factor tempo !
Eu limito-me o fazer-lhe a vontade

Edit: comprova a minha teoria, não científica, que o fenómeno natural da degradação está mais relacionada com o factor tempo !
Última edição por LuisG em 16 jul 2017, 21:51, editado 1 vez no total.
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Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
É preciso ter cuidado com as revisões pois o não efectuar as mesmas pode levar à perda de garantia.na revisão do 2o ano troca os filtros de habitáculo + líquido dos travões (absorve a humidade). Se tem uma condução citadina comece a carregar até 80% a maioria das vezes é uma a 100% por semana e nunca deixe o carro a 100% muito tempo
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Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
Mas nota menos autonomia?
Já fez teste da tomada?
Comprou o carro novo?
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Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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Niro 64kWh
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Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
Faz o teste da tomada e dá-nos o resultado.
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- BrunoAlves
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Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
Felizmente um fórum é um local mais pacato que o FB e onde é mais fácil seguir discussões.
Ao contrário do que alguns profetas da desgraça apregoam, sobretudo uns que nem nunca tiveram um VE mas que participam em tudo quanto é grupo da especialidade, as baterias do Leaf de segunda geração são imensamente mais resistentes que os da primeira. Sim, a falta de refrigeração é um facto mas, a menos que vivas todos os dias em várias cargas rápidas (e mesmo isso não é liquido) não vais ter degradação acentuada à conta disso.
Sugeria-te ler o diário de bordo do lmrl, a partir daqui sobretudo
viewtopic.php?f=56&t=5206&start=70#p81696
(ainda que boa parte das imagens já não se consigam ver)
O lmlr, que mima imenso o carro, dorme na garagem ao fresco, vai pô-lo na rua depois de carregar se na garagem não estiver fresco (ou vice versa se na garagem estiver mais fresco), só descansa à sombra, a seguir a uma CR volta para o fresco, nunca fez mais que 1 CR seguida, anda devagarinho e fazia médias de 10kWh/100km, etc etc etc, perdeu uma barra aos 10.000km!!!
Se não sabes, a 12ª barra cai com o SOH a 84%, com menos de 54Ah (acho, já não me lembro ao certo...). O mesmo lmlr, depois da queda da 12ª barra, começou a mostrar os limites da bateria ao carro e a capacidade reportada já vai (ou ia há uns tempos) nos 88% de SOH, bem bem dentro da "gama" da capacidade relativa à 12ª barra.
O que parece acontecer é o que o mjr dizia: ao mimar demasiado o carro, não se mostra ao LBC o real estado da bateria e ele acaba por subestimar a capacidade remanescente. Daí te sugerirem o teste da tomada, porque é a unica forma de saberes quanta energia a bateria efectivamente armazena.
Esquece a conversa da garagem quente, é garantido que a degradação efectiva da bateria é inferior à reportada pelo carro. O teste da tomada, se o puderes fazer, vai esclarecer essa duvida. O Leaf não é um carro perfeito (longe disso!), mas quem melhor te pode aconselhar sobre ele é quem anda ou andou com um todos os dias, deixa os teóricos na sua bolha de sabedoria.
Até ao teste da tomada, esquece isso e goza do carro. Garantidamente que, a menos de uma estimativa de km inferior nas cargas completas, o carro faz exactamente o mesmo que fazia antes. É só o efeito psicológico da queda das barras que, obviamente, é uma menos valia
Se aprenderes a viver com isso e com a experiência que acumulas ao andar com o carro, tens os ingredientes para andar sem stress 
Ao contrário do que alguns profetas da desgraça apregoam, sobretudo uns que nem nunca tiveram um VE mas que participam em tudo quanto é grupo da especialidade, as baterias do Leaf de segunda geração são imensamente mais resistentes que os da primeira. Sim, a falta de refrigeração é um facto mas, a menos que vivas todos os dias em várias cargas rápidas (e mesmo isso não é liquido) não vais ter degradação acentuada à conta disso.
Sugeria-te ler o diário de bordo do lmrl, a partir daqui sobretudo
viewtopic.php?f=56&t=5206&start=70#p81696
(ainda que boa parte das imagens já não se consigam ver)
O lmlr, que mima imenso o carro, dorme na garagem ao fresco, vai pô-lo na rua depois de carregar se na garagem não estiver fresco (ou vice versa se na garagem estiver mais fresco), só descansa à sombra, a seguir a uma CR volta para o fresco, nunca fez mais que 1 CR seguida, anda devagarinho e fazia médias de 10kWh/100km, etc etc etc, perdeu uma barra aos 10.000km!!!
Se não sabes, a 12ª barra cai com o SOH a 84%, com menos de 54Ah (acho, já não me lembro ao certo...). O mesmo lmlr, depois da queda da 12ª barra, começou a mostrar os limites da bateria ao carro e a capacidade reportada já vai (ou ia há uns tempos) nos 88% de SOH, bem bem dentro da "gama" da capacidade relativa à 12ª barra.
O que parece acontecer é o que o mjr dizia: ao mimar demasiado o carro, não se mostra ao LBC o real estado da bateria e ele acaba por subestimar a capacidade remanescente. Daí te sugerirem o teste da tomada, porque é a unica forma de saberes quanta energia a bateria efectivamente armazena.
Esquece a conversa da garagem quente, é garantido que a degradação efectiva da bateria é inferior à reportada pelo carro. O teste da tomada, se o puderes fazer, vai esclarecer essa duvida. O Leaf não é um carro perfeito (longe disso!), mas quem melhor te pode aconselhar sobre ele é quem anda ou andou com um todos os dias, deixa os teóricos na sua bolha de sabedoria.
Até ao teste da tomada, esquece isso e goza do carro. Garantidamente que, a menos de uma estimativa de km inferior nas cargas completas, o carro faz exactamente o mesmo que fazia antes. É só o efeito psicológico da queda das barras que, obviamente, é uma menos valia


Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
Quantos kWh indica o Leaf Spy com a carga a 100%? (está no 3º e 4º menu.)
Assinalei com seta vermelha:
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Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
Com essa capacidade ainda deveria ter as 12 Barras, o carro deve ter calculado mal a capacidade.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
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Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
Obrigado a todos por todas a respostas.
Sim, vou fazer o teste da tomada, que assumo é medir os kW que consigo injectar na bateria, a 100%. Tenho de o pôr com bateria vazia antes?
Hoje chegou-me o meu OBD, e vou finalmente instalar o leafSpyPro, e provavelmente começo a fazer um diário de bordo.
Assumo, mimo o carro por defeito. A minha garagem é fresca todo o ano, e as cargas são invariavelmente lentas (postos públicos e garagem). Mas também não faço tantos quilómetros porque a utilização é citadina, e muito para-arranca. Foi exactamente por isso que comprei o carro (Novo, para responder a uma questão anterior).
Fiz uma carga de 80% na passada noite, talvez na próxima segunda consiga fazer o teste da tomada, ler com o leafspy os dados da bateria descarregada, e carregada 100%.
Novamente obrigado pela avalanche de ajudas!
Sim, vou fazer o teste da tomada, que assumo é medir os kW que consigo injectar na bateria, a 100%. Tenho de o pôr com bateria vazia antes?
Hoje chegou-me o meu OBD, e vou finalmente instalar o leafSpyPro, e provavelmente começo a fazer um diário de bordo.
Assumo, mimo o carro por defeito. A minha garagem é fresca todo o ano, e as cargas são invariavelmente lentas (postos públicos e garagem). Mas também não faço tantos quilómetros porque a utilização é citadina, e muito para-arranca. Foi exactamente por isso que comprei o carro (Novo, para responder a uma questão anterior).
Fiz uma carga de 80% na passada noite, talvez na próxima segunda consiga fazer o teste da tomada, ler com o leafspy os dados da bateria descarregada, e carregada 100%.
Novamente obrigado pela avalanche de ajudas!