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por mjr » 11 jan 2012, 21:10
Provavelmente foi um ajuste do estado de carga. É difícil estimar o estado de carga em andamento, e ao parar o carro o pack estabilizou a tensão, o que permitiu uma melhor estimativa pelo BMS.
No caso do LEAF o manual de serviço indica que a temperatura não altera a quantidade de carga da bateria, mas limita a quantidade total de carga que é possível colocar no carro. Por exemplo se a 20ºC o carro tiver 50% de carga e entretanto a temperatura do pack baixar para 0ºC, então o pack terá mais de 50% da carga que consegue armazenar a essa temperatura e irá apresentar MAIS barras de estado de carga. Isto é como se tivéssemos um copo meio cheio e de repente cortássemos parte do copo sem água. A quantidade de água (carga) será a mesma, mas a percentagem de carga aumenta pois o copo armazena na totalidade menor quantidade de água.
Isto levanta a questão de no caso de a bateria estar a 100% a 20ºC e de repente a temperatura baixar para 0ºC. Nesse caso a bateria ficará sobre-carregada? Na analogia do copo o excesso de água iria cair do copo ao cortar o seu topo. Este caso particular não é explicado no manual de serviço.
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
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