
Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Concordo, provavelmente o carro fez uma nova estimativa da carga, mas a hipótese que coloquei deixar-me-ia mais satisfeito. Talvez o carro quando diz que carregou 100%, na verdade nunca carrega os 100%, pelo fato de se prever uma descida do valor possível de carga total da bateria com a descida da temperatura. Talvez haja lá um percentagem escondida extra para acomodar esse excesso de carga extra que acaba por acontecer quando a temperatura desce. Ou então as baterias são arrefecidas no carregamento por forma a que no final do carregamento a temperatura das baterias seja muito baixa (no i-MiEV ocorre um cíclico arrefecimento das baterias durante o carregamento e nos carregamentos rápidos liga automaticamente o ar condicionado e faz um frio que de Inverno não se pode ficar lá dentro). Outro dado é que a parte final dos carregamentos é sempre mais lenta.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
No caso do LEAF ele só carrega até 4,1V/célula, quando poderia ir até aos 4,2V. Há logo aí uma margem extra. Felizmente não estou a ver uma situação em que a bateria esteja a 20ºC e depois baixe para 0ºC sem consumo de carga. A não ser que seja carregado ao ar livre durante o dia. Numa situação típica em que o carro é carregado numa garagem, podem estar 15-20ºC na garagem e ao sair da garagem podem estar 0ºC da manhã. No entanto a bateria tem muita inércia térmica e demoraria muitas horas a arrefecer até aos 0ºC. Entretanto já foi descarregada pela viagem.
Essa de ligar o ar condicionado durante a carga rápida é engraçada. O iMiev tem arrefecimento ativo da bateria com a passagem de ar ou água pelas células? No caso do LEAF as baterias estão completamente isoladas, sendo o arrefecimento apenas passivo. Apesar disso, numa carga rápida nunca vi o indicador de temperatura subir mais do que uma barra. E no Verão nem sequer subia das 6 barras (com a bateria mais quente o aquecimento por efeito de Joule é menor pois a resistência interna da bateria baixa). Isto porque a resistência interna da bateria do LEAF é muito baixa.
Essa de ligar o ar condicionado durante a carga rápida é engraçada. O iMiev tem arrefecimento ativo da bateria com a passagem de ar ou água pelas células? No caso do LEAF as baterias estão completamente isoladas, sendo o arrefecimento apenas passivo. Apesar disso, numa carga rápida nunca vi o indicador de temperatura subir mais do que uma barra. E no Verão nem sequer subia das 6 barras (com a bateria mais quente o aquecimento por efeito de Joule é menor pois a resistência interna da bateria baixa). Isto porque a resistência interna da bateria do LEAF é muito baixa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de bordo - Malm

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Re: Diário de bordo - Malm

YES, WE CAN!







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Re: Diário de bordo - Malm

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Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Re: Diário de bordo - Malm
MARAVILHA
Foste por que lado da serra?
qts KW ganhaste na descida?
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Re: Diário de bordo - Malm
Fui pela Sr.a do Desterro, pelo lado de Seia, mas se calhar não foi a melhor opção, porque apanhei muita neve na estrada e fui perdendo tração. Pensei que ia carregar mais na descida, carregou apenas duas barras das dezasseis, para aí 2 kwh. A subir gastei umas 10.
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Re: Diário de bordo - Malm
Epá estive ai na Serra este fim de semana, mas deixei o LEAF em casa
fui no meu 4x4 a gastar gasoil.
que grande maluco, continuas a bater recordes agora foi de altitude.
Parabens

fui no meu 4x4 a gastar gasoil.

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- ruimegas
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TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
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