
DIY EVSE
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Re: DIY EVSE
Ui, mas isso pelo tempo que permanece pressionado não dá grande controlo, sem visor para ver em que potencia está fica complicado, acho que prefiro o botão de 3 posições.
Mas mais importante que isso (neste momento) parece-vos uma boa escolha para EVSE portatil (qb) e regulável? Material é só mesmo o que referi (caixa, cabo com ficha J1772, SimpleEVSE, Diferencial, Relay e botão) ou estou a esquecer alguma coisa? E quanto à "loja" alguém tem feedback da evracing.cz ?
Mas mais importante que isso (neste momento) parece-vos uma boa escolha para EVSE portatil (qb) e regulável? Material é só mesmo o que referi (caixa, cabo com ficha J1772, SimpleEVSE, Diferencial, Relay e botão) ou estou a esquecer alguma coisa? E quanto à "loja" alguém tem feedback da evracing.cz ?
Re: DIY EVSE
Ao pressionar o botão tens feedback no led, sabes a potência pelo número de vezes que o led pisca.
Eu comprei na ev-power.eu e correu tudo bem, esses não sei.
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Re: DIY EVSE
Se é para ter trabalho com DIY, ao menos faz-se assim:

Agora já só ando com 5 metros de cabo no carro e 2 pontas (um EVSE Colaborativo e uma ponta Mennekes)


Agora já só ando com 5 metros de cabo no carro e 2 pontas (um EVSE Colaborativo e uma ponta Mennekes)


Última edição por RJSC em 12 jun 2019, 15:35, editado 1 vez no total.
Re: DIY EVSE
Está muito bom RJSC, uma limpeza!
Esses contactos/fichas da Weipu permitem quantos amperes?
Esses contactos/fichas da Weipu permitem quantos amperes?
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Re: DIY EVSE
25A, Mas no caso de se utilizar a ponta Mennekes, tem que se colocar a resistência no pino de proximidade para 680Ohm (20A) porque o valor seguinte é 220Ohm (32A) e derrete.oops Escreveu:Está muito bom RJSC, uma limpeza!
Esses contactos/fichas da Weipu permitem quantos amperes?
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Re: DIY EVSE
Opah, isso assim é de valor...Tem mesmo muito bom aspecto.
Podes dar mais detalhes sobre isso? Tem diferencial? E é mesmo necessário tê-lo? Nesse caso o EVSE Colaborativo terá uma implementação muito básica, certo? Não tem funções extra para além do carregamento, ou tem? E como seleccionas a potencia de carregamento?
Podes dar mais detalhes sobre isso? Tem diferencial? E é mesmo necessário tê-lo? Nesse caso o EVSE Colaborativo terá uma implementação muito básica, certo? Não tem funções extra para além do carregamento, ou tem? E como seleccionas a potencia de carregamento?
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Re: DIY EVSE
Tem diferencial e ainda dentro da ficha CEE proteção contra sobretensão.
No EVSE Colaborativo controla-se tudo por wifi com um interface WEB. Tenho um interruptor magnético (reed switch) junto ao led que pode ser ativado encostando um íman por fora da caixa, mas nunca o usei. Uso o telemóvel para abrir a página web de controlo do EVSE.
Dentro daquela caixa está um EVSE Colaborativo completo, com o seu diferencial integrado, o contador de energia e um relé de 30A, mas no caso, o cabo e a ficha J1772 só suportam 20A. Como tenho um Leaf MK1 com carregador de 16A não me faz diferença.
Interface de controlo do EVSE:

No EVSE Colaborativo controla-se tudo por wifi com um interface WEB. Tenho um interruptor magnético (reed switch) junto ao led que pode ser ativado encostando um íman por fora da caixa, mas nunca o usei. Uso o telemóvel para abrir a página web de controlo do EVSE.
Dentro daquela caixa está um EVSE Colaborativo completo, com o seu diferencial integrado, o contador de energia e um relé de 30A, mas no caso, o cabo e a ficha J1772 só suportam 20A. Como tenho um Leaf MK1 com carregador de 16A não me faz diferença.
Interface de controlo do EVSE:
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Re: DIY EVSE
Esse iman pode-se colocar dentro da ficha J1772 e dá para mudar os amperes antes de iniciar a sessão de carregamento. É o caso limite onde por algum motivo não há nenhum dispositivo com WiFi que dê para controlar o EVSE. O meu EVSE está assim.RJSC Escreveu:Tenho um interruptor magnético (reed switch) junto ao led que pode ser ativado encostando um íman por fora da caixa,
cacoila, se quiseres fazer um EVSE portátil não podes abdicar de nenhum componente de segurança, pois vais andar a meter a ficha em tomadas que não conheces. Para piorar as coisas, se não tiveres diferencial integrado já não vais conseguir fazer um EVSE pequeno, terá sempre algum volume.
A unica situação em que se podem largar todas as proteções de segurança é na construção de um EVSE tipo wallbox fixo que ironicamente já não precisam de ser tão pequenos.
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Re: DIY EVSE
Ok, desconhecia a possibilidade de integrar o diferencial directamente na placa electrónica do EVSE. E a protecção contra sobretensão na ficha CEE, que aspecto tem isso?
Para mim os diferenciais eram sempre aquele "tijolo" tipo disjuntor para meter no quadro electrico e que ocuparia sempre pelo menos dois espaços no quadro (isto deve ter um nome qualquer tipo os U's dos bastidores informáticos mas não o sei).
Então e o Open EVSE já tem diferencial integrado? Assim sendo é capaz de o valor já se aproximar do SimpleEVSE e dar para fazer a coisa mais pequena. Quanto ao colaborativo parece-me pouco prático ter de me ligar ao Wifi e aceder à pagina para definir o que quero, no entanto a parte de contador de energia é que pode dar jeito em alguns locais onde se queira pagar por aquilo que se consome.
Já agora, com aquelas fichas a ligar à Mennekes ou ao EVSE corres o risco de te levarem o EVSE enquanto carrega, ou tem mais alguma protecção que não estou a ver?
Para mim os diferenciais eram sempre aquele "tijolo" tipo disjuntor para meter no quadro electrico e que ocuparia sempre pelo menos dois espaços no quadro (isto deve ter um nome qualquer tipo os U's dos bastidores informáticos mas não o sei).
Então e o Open EVSE já tem diferencial integrado? Assim sendo é capaz de o valor já se aproximar do SimpleEVSE e dar para fazer a coisa mais pequena. Quanto ao colaborativo parece-me pouco prático ter de me ligar ao Wifi e aceder à pagina para definir o que quero, no entanto a parte de contador de energia é que pode dar jeito em alguns locais onde se queira pagar por aquilo que se consome.
Já agora, com aquelas fichas a ligar à Mennekes ou ao EVSE corres o risco de te levarem o EVSE enquanto carrega, ou tem mais alguma protecção que não estou a ver?
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Re: DIY EVSE
Olha que estás enganado, quando havia mobi-e em Coimbra carregava o carro nos postos a 16A fixo e em casa a 28A com regulação automática sem fazer rigorosamente nada, só ligar a ficha. E é flexivel, podes ou não guardar a seleção de amperes entre sessões de caga ou ligar o EVSE com uma determinada parametrização dependendo das condições do WiFi, casa/trabalho/fora de casa. Tudo isto para não ter que andar sempre a alterar os amperres.cacoila Escreveu:Quanto ao colaborativo parece-me pouco prático ter de me ligar ao Wifi e aceder à pagina para definir o que quero
Não há soluções perfeitas, contar piscar de LEDS (simpleEVSE) ou navegar nos menus de um LCD (OpenEVSE) são operações bem mais entediantes do que sacar do telemóvel em grande estilo, ligar ao EVSE, passar a mão pelo cabelo com ar confiante e enquanto deixas o carro totalmente submisso às ordens do teu dedo, lanças um sorriso em camera lenta para evidenciar o dente de ouro...ui! elas ficam caidinhas...
