
Custo e emissões reais.
Custo e emissões reais.
Caros colegas de fórum.
Não sendo eu um "expert" nesta matéria gostaria que esclarecessem algumas dúvidas que certamente surgirão na mente de muitos.
Num teste efectuado pela revista Turbo ao Citroen C-Zero (clone do Mitsubishi i-MIEV) chamam atenção que, apesar de serem apelidados como veículos de emissão zero de CO2, os carros eléctricos, através do seu carregamento, corresponde de acordo com o actual mix energético para produção de electricidade em Portugal, a 56 gramas de CO2 por quilómetro.
Mas então também teríamos de somar às emissões dos motores convencionais, a poluição associada à produção de combustível.. Parece-me uma questão forçada.
O que acham?
Um amigo meu, leu num site brasileiro e enviou-me o seguinte:
"Os gastos podem ser reduzidos, mas há de se considerar a vida limitada das baterias (entre 2 e 4 mil recargas) e o alto custo para substituí-las (7 mil euros, cerca de R$ 19 mil). Com isso, é bom se considerar o preço extra de 3,5 euros para cada recarga feita (considerando-se a vida útil de 2 mil recargas). Além disso, pode-se ter algum retorno com a entrega das baterias usadas, afinal elas são 100% recicláveis, de acordo com a Nissan.
Ou seja cada 100 km na realidade fica a 4.5€"
Comentários?
Cumprimentos
Rui Valente
Não sendo eu um "expert" nesta matéria gostaria que esclarecessem algumas dúvidas que certamente surgirão na mente de muitos.
Num teste efectuado pela revista Turbo ao Citroen C-Zero (clone do Mitsubishi i-MIEV) chamam atenção que, apesar de serem apelidados como veículos de emissão zero de CO2, os carros eléctricos, através do seu carregamento, corresponde de acordo com o actual mix energético para produção de electricidade em Portugal, a 56 gramas de CO2 por quilómetro.
Mas então também teríamos de somar às emissões dos motores convencionais, a poluição associada à produção de combustível.. Parece-me uma questão forçada.
O que acham?
Um amigo meu, leu num site brasileiro e enviou-me o seguinte:
"Os gastos podem ser reduzidos, mas há de se considerar a vida limitada das baterias (entre 2 e 4 mil recargas) e o alto custo para substituí-las (7 mil euros, cerca de R$ 19 mil). Com isso, é bom se considerar o preço extra de 3,5 euros para cada recarga feita (considerando-se a vida útil de 2 mil recargas). Além disso, pode-se ter algum retorno com a entrega das baterias usadas, afinal elas são 100% recicláveis, de acordo com a Nissan.
Ou seja cada 100 km na realidade fica a 4.5€"
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Rui Valente
- mjr
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Re: Custo e emissões reais.
No caso dos veículos convencionais há que somar as emissões geradas a extrair o petróleo, a transportar esse petróleo até uma refinaria, a refinar o petróleo (incluíndo os gastos de energia eléctrica neste processo) e a transportar o combustível até a à bomba. Em termos de emissões o que conta é o chamado Well-to-wheel, ou seja desde a fonte primária de energia até às rodas do carro. Penso que no caso dos veículos convencionais o aumento das emissões seja bastante significativo, na ordem das dezenas de gramas de CO2/km, mas não tenho fontes sobre o assunto.
A electricidade tem uma enorme vantagem como fonte energética: a sua produção é local. É a questão da independencia energética.
Os valores que apresentaste de custo de substituição de baterias e de duração das mesmas suponho que sejam estimativas. No entanto se considerarmos o aumento do custo das recargas no caso de substituição da bateria é preciso não esquecer que um LEAF ao fim 2000 recargas terá feito no mínimo 200000km, sendo o valor mais provável os 300000km. Um carro convencional com estes km já teve de fazer uma série de manutenções ao motor e transmissão, que no caso dos carros eléctricos não saõ necessárias. Estas intervenções também custam (bastante) dinheiro o que faz aumentar o custo/km do carro. Além disso, como mencionaste, provavelmente haverá um retorno considerável por dar as baterias para elas serem recicladas / reaproveitadas.
A electricidade tem uma enorme vantagem como fonte energética: a sua produção é local. É a questão da independencia energética.
Os valores que apresentaste de custo de substituição de baterias e de duração das mesmas suponho que sejam estimativas. No entanto se considerarmos o aumento do custo das recargas no caso de substituição da bateria é preciso não esquecer que um LEAF ao fim 2000 recargas terá feito no mínimo 200000km, sendo o valor mais provável os 300000km. Um carro convencional com estes km já teve de fazer uma série de manutenções ao motor e transmissão, que no caso dos carros eléctricos não saõ necessárias. Estas intervenções também custam (bastante) dinheiro o que faz aumentar o custo/km do carro. Além disso, como mencionaste, provavelmente haverá um retorno considerável por dar as baterias para elas serem recicladas / reaproveitadas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- ruimegas
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Re: Custo e emissões reais.
Em relação a este assunto gosto particularmente destes videos:
Ou este;
Fartei-me de rir com o primeiro video quando o vi da 1ª vez...
Cumprimentos
Ou este;
Fartei-me de rir com o primeiro video quando o vi da 1ª vez...
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NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
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- sergiomms
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Re: Custo e emissões reais.
No caso de ter uma recarga por dia, para utilizadores que não passem os 160km de autonomia disponíveis, tens pelo menos 2000 dias de bateria com autonomia aproximada à inicial, ou seja:
2000 recargas / 365 dias = +- 5,5 anos
mas terias que utilizar o carro intensivamente todos os dias desses 5 anos!
Ora para que pretende o carro para uma utilização de casa>trabalho>casa diária, e tendo em conta que em média por semana trabalha apenas 5 dias (não vou contar com o período de férias, pois este fica para os dias de fim de semana que efectivamente dá a sua voltinha no Leaf) será:
5dias * 52 semanas = 260 dias/ano
2000 recargas / 260 dias = +- 7,5 anos
De salientar que ao fim das 2000 recargas, a bateria não "morre", simplesmente começa a reduzir a capacidade de armazenamento de energia e a autonomia do leaf começa a reduzir, ou seja, podes ficar mais 7,5 anos com uma autonomia de "apenas" 130kms, e depois desses, + 7,5 anos com 10kms, e depois + 7,5 anos com 60kms....
É óbvio que não é assim tão linear mas, só para dizer que só serão obrigados a trocar a bateria ao fim desse período se constantemente quiserem utilizar os 160kms de autonomia inicial (como alguns estudos revelam, mas, como não existe experiência efectiva é um pouco teórico).
Para não ficar fora de tópico, só quero acrescentar que ao fim de 7,5 anos, os CIs já levaram muitas peças e revisões em que a poluição e custos gerados podem fazer o Leaf percorrer ainda uns bons kms
2000 recargas / 365 dias = +- 5,5 anos
mas terias que utilizar o carro intensivamente todos os dias desses 5 anos!
Ora para que pretende o carro para uma utilização de casa>trabalho>casa diária, e tendo em conta que em média por semana trabalha apenas 5 dias (não vou contar com o período de férias, pois este fica para os dias de fim de semana que efectivamente dá a sua voltinha no Leaf) será:
5dias * 52 semanas = 260 dias/ano
2000 recargas / 260 dias = +- 7,5 anos
De salientar que ao fim das 2000 recargas, a bateria não "morre", simplesmente começa a reduzir a capacidade de armazenamento de energia e a autonomia do leaf começa a reduzir, ou seja, podes ficar mais 7,5 anos com uma autonomia de "apenas" 130kms, e depois desses, + 7,5 anos com 10kms, e depois + 7,5 anos com 60kms....
É óbvio que não é assim tão linear mas, só para dizer que só serão obrigados a trocar a bateria ao fim desse período se constantemente quiserem utilizar os 160kms de autonomia inicial (como alguns estudos revelam, mas, como não existe experiência efectiva é um pouco teórico).
Para não ficar fora de tópico, só quero acrescentar que ao fim de 7,5 anos, os CIs já levaram muitas peças e revisões em que a poluição e custos gerados podem fazer o Leaf percorrer ainda uns bons kms
sergiomms
Saxo Electrique
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- mjr
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Re: Custo e emissões reais.
O cálculo que o sergiomms fez é ainda assim o pior caso, em que o carro faz um ciclo completo de carga / descarga por dia. Na realidade apenas será utilizada em média cerca de metade da carga (80 km por dia). Assim o tempo de "vida" da bateria iria duplicar. Não esquecer que uma carga / descarga de 50 % da capacidade não conta como um ciclo completo mas sim como meio ciclo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Custo e emissões reais.
Só uma ilação.
Muitos falam do custo elevado das baterias. Mas é plausível que o seu preço (com a massificação da produção), quando for preciso trocar, seja muito menor que agora, além de terem concerteza maior capacidade.
Cumprimentos
Rui Valente
Muitos falam do custo elevado das baterias. Mas é plausível que o seu preço (com a massificação da produção), quando for preciso trocar, seja muito menor que agora, além de terem concerteza maior capacidade.
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Rui Valente
- mjr
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Re: Custo e emissões reais.
Penso que de facto o preço deverá baixar ao longo do tempo, resta saber se a Nissan irá reflectir essa baixa de preço para o consumidor final. E também que o sistema tenha sido pensado para realizar upgrades de capacidade (em princípio seria apenas uma alteração no firmware de controlo de carga e de informação para o condutor).
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Re: Custo e emissões reais.
mjr Escreveu:Penso que de facto o preço deverá baixar ao longo do tempo, resta saber se a Nissan irá reflectir essa baixa de preço para o consumidor final. E também que o sistema tenha sido pensado para realizar upgrades de capacidade (em princípio seria apenas uma alteração no firmware de controlo de carga e de informação para o condutor).
Segundo informação obtida através de técnicos da Nissan nos EUA a possibilidade de substituir a bateria antiga por uma nova com mais autonomia será assegurada e efectivamente conto fazer isso em 4 ou 5 anos e estimo vender a bateria antiga digamos ai por 2.000,00 € e adquirir a nova ai por 6.000,00 € o que equivale a um investimento extra de 4.000,00 € para ter uma bateria nova com pelo menos 320 kms de autonomia (a Nissan afirma que o desenvolvimento assegura essa autonomia entre 2014 e 2015 no mercado). Mas isto não passa de suposições, espero que a realidade me surpreenda pela positiva

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Re: Custo e emissões reais.
Eu penso que, com a massificação dos VE, outras tecnologias irão aparecer, A123 entre outras.
Aí, quando sai um novo componente, o antigo baixa.
Aí, quando sai um novo componente, o antigo baixa.
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- ruimegas
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Re: Custo e emissões reais.
É isso que queremos...competição forte entre produtores de baterias...sousal Escreveu:Eu penso que, com a massificação dos VE, outras tecnologias irão aparecer, A123 entre outras.
Aí, quando sai um novo componente, o antigo baixa.

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