
Apresentação duvidas e opiniões
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Apresentação duvidas e opiniões
Viva
O meu nome é Duarte e sou novo aqui no fórum estou a despertar para o mundo dos VE, tenho conseguido retirar muita informação deste excelente fórum mas gostaria da vossa opinião/ajuda para esclarecer algumas questões.
Faço diariamente duas viagens de 65km (45km em autoestrada e 15km em cidade) ou seja um total de 120Km diários. A minha ideia é carregar o carro durante a noite em casa (tomada de 16A ou 32A) no trabalho tenho a possibilidade de utilizar carregador rápido.
A minha primeira questão é que esquema de carregamento é o menos intrusivo para as baterias?
A – Carregamento lento durante a noite
B - Carregamento lento durante a noite + carga intermedia lenta
C - Carregamento lento durante a noite + carga intermedia rápida
D – Apenas 1 carregamento rápido diário
Usando a carga lenta qual é a potencia que menos degrada a bateria carregamento de 16A ou 32A ?
Mantendo uma velocidade de 120/130 km em autoestrada que dá uma velocidade media de percurso de 68KM qual é o tempo estimado de degradação da bateria ap fim de 5 anos?
Obrigado pelo vossa ajuda
O meu nome é Duarte e sou novo aqui no fórum estou a despertar para o mundo dos VE, tenho conseguido retirar muita informação deste excelente fórum mas gostaria da vossa opinião/ajuda para esclarecer algumas questões.
Faço diariamente duas viagens de 65km (45km em autoestrada e 15km em cidade) ou seja um total de 120Km diários. A minha ideia é carregar o carro durante a noite em casa (tomada de 16A ou 32A) no trabalho tenho a possibilidade de utilizar carregador rápido.
A minha primeira questão é que esquema de carregamento é o menos intrusivo para as baterias?
A – Carregamento lento durante a noite
B - Carregamento lento durante a noite + carga intermedia lenta
C - Carregamento lento durante a noite + carga intermedia rápida
D – Apenas 1 carregamento rápido diário
Usando a carga lenta qual é a potencia que menos degrada a bateria carregamento de 16A ou 32A ?
Mantendo uma velocidade de 120/130 km em autoestrada que dá uma velocidade media de percurso de 68KM qual é o tempo estimado de degradação da bateria ap fim de 5 anos?
Obrigado pelo vossa ajuda
- BrunoAlves
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Re: Apresentação duvidas e opiniões
Bem vindo!
Se tens a possibilidade de carregar no trabalho, qualquer um dos VE do mercado cumpre a necessidade de deslocação do dia a dia. Além disso deves avaliar viagens pontuais maiores (tamanho do carro, conforto, etc) porque inevitavelmente o VE vai tomar conta da garagem. E claro, quanto queres e podes gastar
Em relação às questões, em qualquer VE actual, esquece. Carrega e anda
Se tens a possibilidade de carregar no trabalho, qualquer um dos VE do mercado cumpre a necessidade de deslocação do dia a dia. Além disso deves avaliar viagens pontuais maiores (tamanho do carro, conforto, etc) porque inevitavelmente o VE vai tomar conta da garagem. E claro, quanto queres e podes gastar

Em relação às questões, em qualquer VE actual, esquece. Carrega e anda

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Apresentação duvidas e opiniões
Bem vindo!
Os modelos mais recentes têm 8 anos de garsntia ou 160/200 mil klms, porque pretende saber a degradação ao fim de 5 anos? Pretende comprar um leaf 24kWh? Nesse caso a garantia é de 5 anos ou 100 mil klms. Com os klms que faz, diria que chega normalmente aos 100 mil klms apenas com uma barra perdida.
Se tiver disponibilidade, vá para um de 30kWh, fica melhor servido e acredito que venderá o ci por falta de uso.
Quanto ao carregar, o mais conveniente para não perder tempo, é carregar em casa e no trabalho. Carregar a 16 ou 32 é indiferente para a bateria, convém no entanto ter essas opções disponíveis, caso esteja com mais pressa.
Sempre que puder carregue, não mantenha é a bateria a 100% sem a usar logo de seguida, e muito menos abaixo de 20% sem a colocar à carga, a não ser que seja algo muito esporádico.
Se tiver estes cuidados terá feito o melhor possível, se não tiver terá mais degradação, mas não será nada de especial.
Boa sorte na escolha!
Os modelos mais recentes têm 8 anos de garsntia ou 160/200 mil klms, porque pretende saber a degradação ao fim de 5 anos? Pretende comprar um leaf 24kWh? Nesse caso a garantia é de 5 anos ou 100 mil klms. Com os klms que faz, diria que chega normalmente aos 100 mil klms apenas com uma barra perdida.
Se tiver disponibilidade, vá para um de 30kWh, fica melhor servido e acredito que venderá o ci por falta de uso.
Quanto ao carregar, o mais conveniente para não perder tempo, é carregar em casa e no trabalho. Carregar a 16 ou 32 é indiferente para a bateria, convém no entanto ter essas opções disponíveis, caso esteja com mais pressa.
Sempre que puder carregue, não mantenha é a bateria a 100% sem a usar logo de seguida, e muito menos abaixo de 20% sem a colocar à carga, a não ser que seja algo muito esporádico.
Se tiver estes cuidados terá feito o melhor possível, se não tiver terá mais degradação, mas não será nada de especial.
Boa sorte na escolha!
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Re: Apresentação duvidas e opiniões
Os cinco anos era para tentar perceber qual é a degradação ao fim deste tempo com a utilização normal! A minha ideia se possivel era ir para um de 30kWh!
E quanto as cargas rápidas são aconselhaveis ou não? Ainda não consegui perceber!
E quanto as cargas rápidas são aconselhaveis ou não? Ainda não consegui perceber!
Re: Apresentação duvidas e opiniões
Não há um valor estipulado de degradação, aquilo que se sabe é que o mk2 já tem pouca degradação (a maioria perdeu apenas uma barra, mesmo em modelos de 2014 com mais de 100 mil klms), e o de 30kWh aparenta ter ainda menos. Começa a ser cada vez menos relevante.dfranco Escreveu:Os cinco anos era para tentar perceber qual é a degradação ao fim deste tempo com a utilização normal! A minha ideia se possivel era ir para um de 30kWh!
E quanto as cargas rápidas são aconselhaveis ou não? Ainda não consegui perceber!
As cargas rápidas não fazem mal nenhum, o que pode degradar a bateria é a temperatura, especialmente quando a mesma se mantém muito alta (acima de 40 graus) dias a fio.
Sempre que necessitar de fazer uma carga rápida, faça-a sem qualquer problema, apenas não o faça sem necessidade. Os ve's degradam mesmo parados (os ci's parados dão problemas de tudo), portanto nunca deixe de usar o carro, use-o o máximo possível, quanto mais o usar mais rende.
Temos aqui foristas que fazem cargas rápidas todas as semanas ou de 15 em 15 dias, e não têm mais degradação que os outros. Deixam no entanto, arrefecer a bateria de noite.
Isto são cuidados que não são obrigatórios, tal como nos ci's não é obrigatório colocar o carro a aquecer ou arrefecê-lo no fim, mas para quem gosta de ter tudo nas melhores condições, gosta de saber.
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Re: Apresentação duvidas e opiniões
viva,
eu faço diariamente 210kms num Leaf de 24kWh, 105 para cada lado com carga a meio.
E não há stress!!!
eu faço diariamente 210kms num Leaf de 24kWh, 105 para cada lado com carga a meio.
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MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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Re: Apresentação duvidas e opiniões
Obrigado a todos!
Ou seja duas viagens por dia de 60km a 120km na autoestrada não sera problema ao fim de 5 anos?
Ou seja duas viagens por dia de 60km a 120km na autoestrada não sera problema ao fim de 5 anos?
Re: Apresentação duvidas e opiniões
Não terá qualquer problema, especialmente porque tem como carregar nos dois lados. Nem nos primeiros modelos teria qualquer problema. Qualquer Ve faz isso, mesmo muito degradado.dfranco Escreveu:Obrigado a todos!
Ou seja duas viagens por dia de 60km a 120km na autoestrada não sera problema ao fim de 5 anos?
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Re: Apresentação duvidas e opiniões
Claro....dfranco Escreveu:Obrigado a todos!
Ou seja duas viagens por dia de 60km a 120km na autoestrada não sera problema ao fim de 5 anos?
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Re: Apresentação duvidas e opiniões
Mais algumas duvidas que ainda não consegui perceber ao certo.
Como se veem as barras de estado (degradação da bateria) está disponível no quadrante ao tem de ser feito via software ODB?
O que quer dizer a sigla SOC tentei procurar no fórum mas não consegui perceber o conceito.
Como se veem as barras de estado (degradação da bateria) está disponível no quadrante ao tem de ser feito via software ODB?
O que quer dizer a sigla SOC tentei procurar no fórum mas não consegui perceber o conceito.