
Degradação da bateria de 30kW
-
- Mensagens: 53
- Registado: 04 nov 2016, 13:04
- Data de fabrico: 01 set 2016
- Capacidade bateria: 30kw
Degradação da bateria de 30kW
Boas,
Tropecei neste tópico e depois de o ler fiquei "algo" preocupado:
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... &start=460
É um exemplo interessante porque tem dados desde o final de 2015 e com 2 anos o panorama é negro para muitos utilizadores.
Depois de ler o tópico (bastante extenso) e olhando para os 93% de SOH do meu com 1 ano e 40 mil Km, começo a por em causa se estas baterias são assim tão boas como dizem.
Fazendo algumas contas, assumindo que a degradação se mantém ao mesmo ritmo, dificilmente vai chegar ao final da garantia sem ser trocada.
Pena...
José Ramalho
Tropecei neste tópico e depois de o ler fiquei "algo" preocupado:
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... &start=460
É um exemplo interessante porque tem dados desde o final de 2015 e com 2 anos o panorama é negro para muitos utilizadores.
Depois de ler o tópico (bastante extenso) e olhando para os 93% de SOH do meu com 1 ano e 40 mil Km, começo a por em causa se estas baterias são assim tão boas como dizem.
Fazendo algumas contas, assumindo que a degradação se mantém ao mesmo ritmo, dificilmente vai chegar ao final da garantia sem ser trocada.
Pena...
José Ramalho
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Degradação da bateria de 30kW
California ?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Re: Degradação da bateria de 30kW
Viva as 24 lagarto!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 420
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: Degradação da bateria de 30kW
Realmente é preocupante porque alguns dos estados têm clima semelhante ao nosso...
Só te resta uma opção...andar com as precauções mínimas que já referiste no teu diário e esperar que as tuas contas da garantia batam certas
Só te resta uma opção...andar com as precauções mínimas que já referiste no teu diário e esperar que as tuas contas da garantia batam certas

Re: Degradação da bateria de 30kW
É curioso o pessoal ficar "alarmado" quando se vêm casos de baterias que degradam a um ritmo "elevado" que leva a crer que serão substituidas em garantia mas até hoje o que não faltam são casos de turbos, injectores, FAP, etc... a entregar a alma ao criador pouco depois da garantia terminar e, consequentemente, ser custo para o utilizador e no entanto nunca ninguém se coibiu de comprar estes ICE's!
A única diferença e "justificada" preocupação é que não se arranja baterias ao preço/facilidade de motores usados porque se formos trocar no representante/fabricante o preço de baterias e de um motor é muito semelhante...
A única diferença e "justificada" preocupação é que não se arranja baterias ao preço/facilidade de motores usados porque se formos trocar no representante/fabricante o preço de baterias e de um motor é muito semelhante...
-
- Mensagens: 335
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Re: Degradação da bateria de 30kW
Eu acho é que devias ficar contente se a bateria for trocada dentro da garantia, preferes que o carro aos 150.000km baixe dos 75% para troca de bateria, ou que chegue aos mesmos 75% "só" aos 200.000km e la se foi a garantia? Assim "prolongas" a vida do carro, e com um bocado de sorte as baterias ainda vão sendo melhoradas.jarama Escreveu:Boas,
Tropecei neste tópico e depois de o ler fiquei "algo" preocupado:
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... &start=460
É um exemplo interessante porque tem dados desde o final de 2015 e com 2 anos o panorama é negro para muitos utilizadores.
Depois de ler o tópico (bastante extenso) e olhando para os 93% de SOH do meu com 1 ano e 40 mil Km, começo a por em causa se estas baterias são assim tão boas como dizem.
Fazendo algumas contas, assumindo que a degradação se mantém ao mesmo ritmo, dificilmente vai chegar ao final da garantia sem ser trocada.
Pena...
José Ramalho
O Leaf aqui do trabalho com 1 ano e 8 meses, esta nos 47.000km e o SOH anda nos 88%, vamos ver como chega ao fim da garantia das baterias.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Degradação da bateria de 30kW
Se os 7% de degradação do OP forem reais com 1 ano e 40k km, e a degradação continuar linear, só perto dos 200k km é que perderia a nona barra (desaparece aos 66% de SOH), logo seria fora da garantia.
Mas não sabemos se a degradação é real nem como evolui ao longo do tempo. Nos mk1 é muito rápido no primeiro ano, depois abranda e finalmente acelera quando são necessários mais ciclos para fazer a mesma distância.
Mas não sabemos se a degradação é real nem como evolui ao longo do tempo. Nos mk1 é muito rápido no primeiro ano, depois abranda e finalmente acelera quando são necessários mais ciclos para fazer a mesma distância.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Degradação da bateria de 30kW
Também não tive muita sorte.
O meu Leaf de 30kW está como se pode ver na imagem. Tem 10 meses e 20k quilómetros na minha mão. É de 01-2016. Perdeu +/- 10% de SOH nestes 10 meses, comigo.
Curiosamente ainda não caiu a 12ª barra. Deve estar para breve.
[img]https://i.imgur.com/i8b2RZO.jpg[/img]
[img]https://i.imgur.com/gu1n87a.png[/img]
O meu Leaf de 30kW está como se pode ver na imagem. Tem 10 meses e 20k quilómetros na minha mão. É de 01-2016. Perdeu +/- 10% de SOH nestes 10 meses, comigo.
Curiosamente ainda não caiu a 12ª barra. Deve estar para breve.
[img]https://i.imgur.com/i8b2RZO.jpg[/img]
[img]https://i.imgur.com/gu1n87a.png[/img]
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Degradação da bateria de 30kW
Tens os AHr e o HX a zero, estranho essa leitura!AndreMC Escreveu:Também não tive muita sorte.
O meu Leaf de 30kW está como se pode ver na imagem. Tem 10 meses e 20k quilómetros na minha mão. É de 01-2016. Perdeu +/- 10% de SOH nestes 10 meses, comigo.
Curiosamente ainda não caiu a 12ª barra. Deve estar para breve.
Última edição por LuisG em 16 nov 2017, 17:29, editado 1 vez no total.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Degradação da bateria de 30kW
Deve ter sido tirada com o carro "desligado" 
Em relação aos valores, de facto é estranho e muito acentuado. Notas alguma perda de autonomia real? É que pode ser o carro a subestimar a capacidade, e a degradação real não ser assim tão acentuada.

Em relação aos valores, de facto é estranho e muito acentuado. Notas alguma perda de autonomia real? É que pode ser o carro a subestimar a capacidade, e a degradação real não ser assim tão acentuada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
