Eu tinha prometido aqui que deixava uma foto do Ioniq com três cadeirinhas. Tenho-me esquecido de fazer o post.
Nas duas primeiras fotos estão as cadeirinhas que tenho usado no Ioniq. São cadeirinhas beras, são as que tinha no Citroën C1 que era só para pequenas deslocações. Claro, no Citroën C1, a cadeirinha 0+ ia à frente. Esta é a única maneira de caberem, com a 0+ no meio. O banco elevatório fica descentrado no assento, mas não muito.


Como toda a gente sabe, é muito difícil fazer caber 3 cadeiras num carro de 5 lugares. Num citadino, é impossível pela largura do carro. O Ioniq é bastante largo, mas nos carros largos, habitualmente a largura é aproveitada para fazer 2 belos sofás e o do meio que se lixe. As cadeirinhas maiores, ou ISOFIX, são obrigadas a ficar muito para o meio, porque têm tendência a centrar-se no assento. Isso deixa muito pouco espaço para a do meio.
Entretanto, como o Ioniq é mais usado em família do que era o C1, estou a tentar melhorar isto.
É desejável uma cadeira mais segura e mais cómoda para o mais pequeno. Depois, convém que o irmão do meio esteja no lado oposto e a mais velha no meio. A mais velha dá-se bem com o do meio, que se dá mal com os outros dois. Assim o do meio não consegue bater, arranhar, etc, o mais pequeno. Além disso, com os dois mais velhos de um lado, têm melhor vista do sistema de entretenimento automóvel que montámos.
Esta é outra solução que estou a estudar, com cadeirinhas vindas do Prius+ (no Prius+ cabem 3 cadeirinhas lado a lado, porque tem 3 bancos independentes na fila intermédia, e cabem duas na fila de trás também). Aqui com uma 0+ ISOFIX de qualidade, que permite o mais novo ir virado para trás até aos 15kg e é mais cómoda.

Finalmente, este é o sistema de entretenimento automóvel, feito com um tablet, fita de nylon (prolipop), dois aros, uma fivela. O som vai via Bluetooth para o sistema audio do carro que, se ainda não tive ocasião de dizer, é absolutamente excelente.
