

Experiências com o meu i3 - RD
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Novo registo para a história do "RD", interessante que passados uns segundos após a 1ª foto da autonomia final (0,5%), passou para 0% 

- Anexos
-
- 19417198_1576509925706272_8066176598562311473_o.jpg (131.6 KiB) Visto 6879 vezes
-
- 19401811_1576510132372918_2938755895510569239_o.jpg (74.47 KiB) Visto 6879 vezes
-
- 19388353_1576510235706241_5770190786943812366_o.jpg (93.2 KiB) Visto 6879 vezes
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Ah valente! Grande marca;)
O percurso era plano?
O percurso era plano?
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Como é que consegues fazer isso!!!
Eu com velocidade media de 45km/h fico-me nos 14kwh de consumo médio!!!
deves andar numa pista circular dentro de um tunel só pode1!
Eu com velocidade media de 45km/h fico-me nos 14kwh de consumo médio!!!
deves andar numa pista circular dentro de um tunel só pode1!

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Não será preciso tanto 
Como é obvio são resultados que só podem ser btidos sob algumas circunstancias... Dá-me algum estes "exercicios".
Se virem as 2 anteriores experiências, fui sempre fazendo mais km e ao mesmo tempo aumentando a velocidade média.
Neste caso o percurso foi realizado com muito pouca AE e bastantes nacional, com uma grande percentagem do trajecto em percursos planos.

Como é obvio são resultados que só podem ser btidos sob algumas circunstancias... Dá-me algum estes "exercicios".
Se virem as 2 anteriores experiências, fui sempre fazendo mais km e ao mesmo tempo aumentando a velocidade média.
Neste caso o percurso foi realizado com muito pouca AE e bastantes nacional, com uma grande percentagem do trajecto em percursos planos.
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Isto está muito parado... Até já estava a ganhar teias de aranha
Neste momento estou a chegar aos 21 meses de utilização e leva pouco mais de 42.500km.
A unica coisa que posso destacar é a evolução da capacidade util, da bateria, que tem vindo a baixar mais do que eu estava à espera e que tem coincidido com periodos em que o carro tem estado parado, no inicio final de agosto inicio de Setembro (2 semanas), em meados de Outubro (3 semanas, embora andasse ao fim-de-semana) e depois mais 3 semanas (dias uteis) parado (semana sim, semana não...).
Agora o resumo da evolução (leituras após carga a 100%)

Neste momento estou a chegar aos 21 meses de utilização e leva pouco mais de 42.500km.
A unica coisa que posso destacar é a evolução da capacidade util, da bateria, que tem vindo a baixar mais do que eu estava à espera e que tem coincidido com periodos em que o carro tem estado parado, no inicio final de agosto inicio de Setembro (2 semanas), em meados de Outubro (3 semanas, embora andasse ao fim-de-semana) e depois mais 3 semanas (dias uteis) parado (semana sim, semana não...).
Agora o resumo da evolução (leituras após carga a 100%)
Data Capacidade Km
29.12.2016 19,5kWh 16.444
18.01.2017 19,6 kWh 17.278
24.02.2017 19,5 kWh 20.500
26.02.2017 19,3 kWh 20.580
08.03.2017 19,6 kWh 21.399
05.06.2017 19,3 kWh 29.102
19.07.2017 19,2 kWh 32.599
15.09.2017 19 kWh 36.000
09.12.2017 18,5 kWh 42.535
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Isso são leituras na tomada ou informação do carro? Poderá, como bem se tem visto nos Leaf, estar a subestimar a capacidade?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
São leituras do menu escondido do i3, seguramente que não é um valor exacto porque já se percebeu que é influenciado por alguns aspectos.
No meu caso apenas me interessa mais a evolução em vez do valor exacto, uma vez que que verifico o valor sempre nas mesmas condições.
Tenho de fazer o teste da tomada para ver os resultados e comprar com a leitura do menu.
No meu caso apenas me interessa mais a evolução em vez do valor exacto, uma vez que que verifico o valor sempre nas mesmas condições.
Tenho de fazer o teste da tomada para ver os resultados e comprar com a leitura do menu.
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Bom dia, chegou aos 46.000km.
Foi também altura de pela primeira vez o i3 me deixar com alguns calafrios... Tem funcionado sempre como um relógio Suíço.
Ontem, quando regressava a casa de repente, sem nada o fazer prever, a bateria começou a descer de uma forma muito abrupta o que obrigo a fazer os últimos km a 80km/h para conseguir chegar a Antuâ, com o cenário que se apresentou nem arrisquei mais e cheguei com 1%.
Vinha (como habitual) a 105km/h na A25 a caminho da A1(com 11º graus), começou a subir e fui baixando a velocidade para 100km/h, 95km/h e de repente a bateria (que rondava os 12%), começou a baixar imenso, 11, 10, 9, 8,5, 8,... Em pouco mais de 1km deve ter baixado perto de 5%, quando normalmente baixava 2% (mesmo com temperaturas mais baixas).
Infelizmente não consigo ler dados do carro como no leaf spy para tentar perceber melhor o que se passou, espero que tenha sido algo extraordinário
Nesta fase o meu padrão de utilização é carregar em casa até aos 100% (a carga termina mo máximo 1h antes de sair de casa), faço 75km até ao trabalho e 30 até antuã (chega com a bateria entre 1 e 5%), carrega no PCR ~12min até aos 50-55% e chega a casa com 10-15% e volta a carregar de noite.
Outro aspecto que mudou e que noto que não tem sido muito favorável para o carro é que por vezes fica parado durante a semana quando estou fora (deste Outubro já foram 6 semanas).
Noto que as paragens aliadas ao inverno tem afactado a autonomia (ver a evolução da "Bat. Capacity", um pouco mais acima).
Foi também altura de pela primeira vez o i3 me deixar com alguns calafrios... Tem funcionado sempre como um relógio Suíço.

Ontem, quando regressava a casa de repente, sem nada o fazer prever, a bateria começou a descer de uma forma muito abrupta o que obrigo a fazer os últimos km a 80km/h para conseguir chegar a Antuâ, com o cenário que se apresentou nem arrisquei mais e cheguei com 1%.
Vinha (como habitual) a 105km/h na A25 a caminho da A1(com 11º graus), começou a subir e fui baixando a velocidade para 100km/h, 95km/h e de repente a bateria (que rondava os 12%), começou a baixar imenso, 11, 10, 9, 8,5, 8,... Em pouco mais de 1km deve ter baixado perto de 5%, quando normalmente baixava 2% (mesmo com temperaturas mais baixas).
Infelizmente não consigo ler dados do carro como no leaf spy para tentar perceber melhor o que se passou, espero que tenha sido algo extraordinário

Outro aspecto que mudou e que noto que não tem sido muito favorável para o carro é que por vezes fica parado durante a semana quando estou fora (deste Outubro já foram 6 semanas).
Noto que as paragens aliadas ao inverno tem afactado a autonomia (ver a evolução da "Bat. Capacity", um pouco mais acima).
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Pelo que sei esse problema começa a ser habitual nos i3 com algum tempo de vida. Não se sabe se é por calcular mal o SOC e depois começar a corrigir quando a tensão da bateria desce abruptamente ou se tem a ver com alguma célula mais fraca.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Experiências com o meu i3 - RD
De facto já não é a primeira vez que leio relatos idênticos, e sem ter acesso às entranhas da bateria é complicado perceber o porquê.
Como estão os pneus ao fim dos 46 mil klms?
Boa continuação.
Como estão os pneus ao fim dos 46 mil klms?
Boa continuação.