
Apresentação Luís Correia
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Re: Apresentação Luís Correia
Que confusão vai para aqui.
Vamos esclarecer umas coisas:
Carregador - é um equipamento que vem dentro do carro e serve para transformar AC em DC e que mete a energia dentro da bateria.
EVSE - é um equipamento exterior ao carro e que serve para indicar ao carregador qual a potência que existe disponível cá fora para ele gerir no seu trabalho de carregar o pack.
A Nissan fornece o EVSE de 10A [cabo com tomada doméstica com "sabonete" (EVSE) agarrado].
Alguns concessionários oferecem ainda o cabo Mennekes para ligar na rede Mobi.e (Note-se que as tomadas mennekes dos postos públicos já lá têm dentro o EVSE e portanto é por isso que estes cabos não têm o habitual "sabonete").
Para carregar a 32A é necessário o carro ter carregador de 32A (óbvio) bem como um EVSE que permita dizer ao carro que tem essa potência cá fora para utilizar.
Há EVSE's de várias potências e alguns que permitem regular diversas potências.
Mas não confundam por favor EVSE com carregador.
Estejam alerta também ao facto dos comerciais nos concessionários não perceberem patavina disto e misturarem tudo.
Vamos esclarecer umas coisas:
Carregador - é um equipamento que vem dentro do carro e serve para transformar AC em DC e que mete a energia dentro da bateria.
EVSE - é um equipamento exterior ao carro e que serve para indicar ao carregador qual a potência que existe disponível cá fora para ele gerir no seu trabalho de carregar o pack.
A Nissan fornece o EVSE de 10A [cabo com tomada doméstica com "sabonete" (EVSE) agarrado].
Alguns concessionários oferecem ainda o cabo Mennekes para ligar na rede Mobi.e (Note-se que as tomadas mennekes dos postos públicos já lá têm dentro o EVSE e portanto é por isso que estes cabos não têm o habitual "sabonete").
Para carregar a 32A é necessário o carro ter carregador de 32A (óbvio) bem como um EVSE que permita dizer ao carro que tem essa potência cá fora para utilizar.
Há EVSE's de várias potências e alguns que permitem regular diversas potências.
Mas não confundam por favor EVSE com carregador.
Estejam alerta também ao facto dos comerciais nos concessionários não perceberem patavina disto e misturarem tudo.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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- mjr
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Re: Apresentação Luís Correia
Não derrete porque o cabo também indica qual a corrente máxima que suporta ao carregador do carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Apresentação Luís Correia
Tem uma resistência específica no interruptor de proximidade para a terra.
resistance PP-PE 1500 Ω 680 Ω 220 Ω 100 Ω
current capacity 13 A 20 A 32 A 63 A
wire cross section 1,5 mm² 2,5 mm² 6 mm² 16 mm²
Está tudo aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_62196
resistance PP-PE 1500 Ω 680 Ω 220 Ω 100 Ω
current capacity 13 A 20 A 32 A 63 A
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Está tudo aqui:
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Re: Apresentação Luís Correia
Ainda em relação ao aluguer da bateria face à compra, o que é que acontece ao fim dos 3 anos de aluguer da bateria?
Veem pedir-me a bateria que é deles ou renova-se o aluguer por mais, digamos, dois anos?
Para já o que consigo comparar para o modelo mais barato VISIA:
Aluguer = 19044 16200 + 2844 (78€ * 36 meses)
Compra = 22100
Fazendo as contas inversas, 22100-16200 = 5900€
Ora 5900€ são um pouco mais de 6 anos de aluguer da bateria, mais um do que consta na garantia.
Será que ao fazer aluguer prolongamos a garantia da bateria?
Deixo-vos com este pensamento.
[EDIT]
acho que já percebi o "truque", os 79€ são sem IVA.
Metendo o IVA na equação temos, a 5 anos (os tais da garantia da bateria), 79 * 1.23 * 60 =5830€
Mesmo assim, ao fim de 5 anos veem mesmo buscar a bateria de volta?
Veem pedir-me a bateria que é deles ou renova-se o aluguer por mais, digamos, dois anos?
Para já o que consigo comparar para o modelo mais barato VISIA:
Aluguer = 19044 16200 + 2844 (78€ * 36 meses)
Compra = 22100
Fazendo as contas inversas, 22100-16200 = 5900€
Ora 5900€ são um pouco mais de 6 anos de aluguer da bateria, mais um do que consta na garantia.
Será que ao fazer aluguer prolongamos a garantia da bateria?
Deixo-vos com este pensamento.
[EDIT]
acho que já percebi o "truque", os 79€ são sem IVA.
Metendo o IVA na equação temos, a 5 anos (os tais da garantia da bateria), 79 * 1.23 * 60 =5830€
Mesmo assim, ao fim de 5 anos veem mesmo buscar a bateria de volta?
- mjr
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Re: Apresentação Luís Correia
Isso é porque os 78€ são para 12500kms anuais. É muito pouco. Ao fim de 5 anos só dá 62500km. Claro que assim demora mais tempo a "pagar" a bateria com o aluguer. Mas a verdade é que mesmo neste caso, ao fim de 6 anos a bateria está paga e irá continuar a pagar a mais para sempre. Para os 20 mil km/ano já são 102€/mês ou menos de 5 anos para "pagar" a bateria.
Com o aluguer a garantia da bateria é vitalícia. Mas é uma garantia de 70% da capacidade em nova... não é líquido que coloquem uma bateria nova. E como os contratos são por tempo certo, não há garantia que no fim de cada contrato a Nissan volte a alugar a bateria.
Com o aluguer a garantia da bateria é vitalícia. Mas é uma garantia de 70% da capacidade em nova... não é líquido que coloquem uma bateria nova. E como os contratos são por tempo certo, não há garantia que no fim de cada contrato a Nissan volte a alugar a bateria.
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Re: Apresentação Luís Correia
Ok,
e se não voltarem a alugar a bateria...
vem tirar do carro ou obrigam-me a comprar outra?
(eu sei que são perguntas parvas...)
e se não voltarem a alugar a bateria...
vem tirar do carro ou obrigam-me a comprar outra?
(eu sei que são perguntas parvas...)
Re: Apresentação Luís Correia
Como a bateria é deles, podem fazer o que entenderem, por isso, podem pedir um valor escandaloso pela bateria. O contrato de aluguer leva na minha opinião, a muitas questões sem resposta, e isso geralmente é mau sinal, porque o cliente não fica salvaguardado, exemplo: passa o limite de klms do aluguer e paga ao klm, e não é pouco, é mais caro e não tem garantia extra. Não faz qualquer sentido nas minhas contas.
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Re: Apresentação Luís Correia
Não disseram que ao fim de 4 anos pode rescindir o contrato sem penalização ?
O que quererá dizer isto de sem penalização ? Que ficamos com a bateria, que pode haver um ajuste e só se paga a diferença ?
Tenho um post de apresentação e tenho dúvidas parecidas sobre o aluguer da bateria. Já fui ao vendedor e ainda não tive acesso à minuta do contrato.
Cumprimentos
Manuel Silva
O que quererá dizer isto de sem penalização ? Que ficamos com a bateria, que pode haver um ajuste e só se paga a diferença ?
Tenho um post de apresentação e tenho dúvidas parecidas sobre o aluguer da bateria. Já fui ao vendedor e ainda não tive acesso à minuta do contrato.
Cumprimentos
Manuel Silva