Boas pessoal, venho deixar uma actualização na utilização da maquina numa data importante:
Ao fim de 5 meses +/- fez 10 000 Kms
O FDS passado fez uma viagem diferente para visitar familia: Guarda-Famalicão e Famalicão-Guarda; Distancia 250 kms (contas redondas) para cada lado.
- Ida: carga a 100% na garagem, viagem a 110km/h no CC; A ideia era fazer a 1a carga rapida no PCR de Albergaria e depois seguir a 130 na A1

Mas estava a chuver, e à entrada da A1 tinha autonomia suficiente para fazer a viagem toda segundo o navegador (o GOM marcava qualquer coisa com três digitos que era absolutamente irrealista como de costume...). Decidimos ir dentro dos limites e não parar. Resto da viagem a mesma a 110 por precaução. Chegou ao destino com 15% no mostrador. Podia ter ido a 120 sem problema parece-me. Consumo: 18kWh/100 kms, tempo de viagem 2:40
- Vinda: são na mesma 250Kms mas mais 900m de altimetia

e traziamos uns moveis dos suecos (mais 80 kg). Cabiam na mala, nem se dava conta... Saiu com 98 % do destino (tinha andado a fazer voltinhas de 500m antes de sair!), o mesmo plano: viagem a 110 e 1 PCR em Albergaria. Desta vez é que foi estriar o CHADEMO

Chegada a estação de serviço após 94 Kms ainda com uns 71 % de bateria. Carregou 14% durante uns 12 minutos (as contas davam um carregamento a uns miseráveis 43 kWh/H pelo tempo e energia marcada). A pausa deu tempo de esticar as pernas, e o carro estava pronto a seguir antes de nos! Saiu com 85% de carga. Resto da viagem a 110 na mesma (mais uma vez por precaução). Ainda tive direito a um susto de um animal na via na A25. Chegada a casa com 14% no mostrador. Consumo: 22 kWh/100Kms; tempo viagem 2:50
Para termo de comparação: No meu BMW serie 3, aos "normais" + 20 km/h que o limite, demoro 2:15; 2:20, portanto, mais 20 a 30 min por vir no electrico. Mas chego bem mais cansado no BMW...
As companheira de viagem mais velha diz que o BMW é mais confortável nestas viagens. A mais nova ainda não tem voto na materia, mas parece gostar mais da vista para fora do LEAF. O condutor prefere vir descansaço a ser conduzido pelo pro-pilot e não ter de se preocupar com nada.
O meu veredito destes primeiros 5 meses/10 000 kms:
- O carro é um optimo veiculo de dia-a-dia

Adoro não ter de ir a bomba atestar a cada 4 dias. Viagens tranquilas, carro fresco no verão logo quando entro. Uma maravilha.
- A qualidade de construção é optima, os materiais são bons,o interior é muito bem construido, a mala da para levar tudo que se possa pensar. Ainda não tem um ruido que seja. Cheira a novo (e não, não é porque lhe ando a perfumar). E a pintura... a pintura é Gloriosa...
- Podia e acho que facilmente a Nissan conseguia que fosse melhor para longas distancias (devia ser mais baixo. O LEAF é um cross-over disfarçado!).
- Acho que o preço esta desajustado. Devia ser 4-5 000 € mais barato e estaria muito bem posicionado. Nos 42 000 € ou se vai dar uso aos mais 20 kWh ou não justifica o preço.
- O Leaf 40 dava para mim? Mais ou menos. Só se a infraestrutura nesta zona estivesse mais desenvolvida. No interior do pais em 2020 o 60 é o minimo para se ter uma vida descansada (a menos que não se tenha "range ansiety" abaixo dos 15%, que não é o meu caso). Ter mais 75-100 kms de autonomia da para não ficar apiado nunca...
- Aquele infoteinment

aquele menu inicial deixa-se irritado...
Não tenho duvidas: a mobilidade 100% electrica é o futuro do automovel pessoal. Não me venham com hidrogénio e Hibridos, isso so serve para as gasolineiras e Stands manterem os seus negocios. Já para mercadorias, barcos e avioes, acho que uma aposta forte no hidrogenio seria o caminho...