Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1246
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 04 ago 2024, 21:34

Nonnus Escreveu:
03 ago 2024, 20:36
BrunoFonseca Escreveu:
03 ago 2024, 20:05
Nonnus Escreveu:
03 ago 2024, 18:56
Eu não diria melhor, aliás é o que já repeti aqui vezes sem conta.

Como uma imagem vale mais que mil palavras talvez aqueles que ainda não entenderam fiquem agora a perceber.

https://youtu.be/vFtQyu_E5Xo?si=zc8yeaz3T1Gz7Uv7

A e tal o CEME escolhido pelo UVE com descontos. O Sr. Tem aplicação cheia de CEMEs com descontos e o resultado está a vista.

Volto a perguntar. De que me vale ter um CEME com desconto se depois existe um OPC que para ganhar dinheiro cobra um valor absurdo?

Deixem-se andar a defender este modelo e não abram os olhos. 👍
Continuas a confundir um "modelo" com politica comercial dos players.
Nada te diz que adoptando qualquer outro modelo as políticas comerciais dos players mude, pelo contrário.
Pois continuo. Eu e as pessoas que já perceberam. Não é o modelo que obriga a que seja assim? Ou o OPC faz o investimento e depois cobra 0.10€ por carregamento para o CEME poder cobrar o que quer? Tens de explicar de uma vez por todas como é que o OPC paga o investimento sem ser como é. Por favor explica como deverá ser o modelo de negócio do OPC para que o que é referido no vídeo não aconteça.

Aliás eu até deixava o desafio de fazeres um workshop para todos os OPC para eles perceberem que não percebem nada do negócio e que estão a perder dinheiro e que tu tens a solução.

Bom, olhando para resto da Europa, realmente não há nada que diga que iria ser diferente. Afinal usam todos o modelo mais cobiçado e inovador.🧑‍🦯

O Hotel onde este video foi filmado, antes tinha Tesla Destination Chargers. Eu sei pois cheguei a utilizar.
Primeira pergunta: porque terá o hotel mudado do TDC para estes postos?

Workshops? Quem necessitar de ajuda sabe com quem pode contar.

Então, do teu ponto de vista, lá fora o dono do posto não tem de comprar energia, é isso? Isto é, o modelo de negócio contempla apenas a margem de lucro sobro o investimento efectuado no equipamento. Não estarás a ser demasiado ingénuo?

Não é por ser só em Portugal que se usa este modelo que fará dele pior que os outros.
Sim, inovação é romper com o status quo. No passado muito foram para a fogueira por pensarem diferente. Tinham pensamentos disruptivos (e correctos) mas como saía da norma eram condenados.
O que teria sido da ME se uns tipos que decidiram massificar o VE tivessem recuado às primeiras críticas, pois todos construíam carros a combustíveis fósseis?

O modelo não é o bicho papão que muitos querem passar.
A Mobi.e fez muita porcaria no passado (apagões e afins) e ganhou uma fama da qual já não se consegue livrar. Mas será tudo culpa da Mobi.e?
Não, não é. Tens como principal player em Portugal um operador cuja actividade core são os combustíveis fosséis, achas que vão fazer com que a ME seja atrativa?
Quantos CEME/OPC se preocupam com a experiencia de utilização... até agora só consigo identificar um, mas é caro.

É imperativo que os CEME/OPC acordem e não matem o próprio negócio.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1246
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 04 ago 2024, 21:40

civic Escreveu:
04 ago 2024, 10:07
É a primeira vez que vejo um comentário desses, justificar o que temos por ser um modelo bom e o problema são as politicas comerciais de cada operador, sincermente gostava de ver isso melhor explicado, uma resposta a essa pergunta chegava. ;)
Então quando tivermos todos os postos de carregamento com a possibilidade de pagar com CC, o que valerá nessa altura este nosso modelo tão bom? Em que a unica vantagem que lhe vejo atualmente é conseguir pagar em qualquer posto com o mesmo cartão...

Outra questão, quem destes paga a potência contratada, é o OPC ou já está inclluida no valor que o CEME recebe?
Não é a primeira vez que o faço, nem será a última.
O problema n é o modelo. Digo mais, se acontecer uma alteração legislativa, a politica comercial dos principais operadores n irá mudar. Aí veremos a quem irão atribuir as culpas.

A possibilidade de pagamento com CC é apenas uma alternativa de recurso. não terão valores propriamente vantajosos, para além das cativações absurdas que são realizadas a cada inicio de sessão. E isso é não exclusivo de Portugal, pois tenho conhecimento de pessoas que fizeram viagens por essa Europa fora e ficaram com "pequenas fortunas" cativados no CC.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 04 ago 2024, 21:48

BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:34
No passado muito foram para a fogueira por pensarem diferente. Tinham pensamentos disruptivos (e correctos) mas como saía da norma eram condenados.
Com uma argumentação destas eu vou já virar acólito do modelo, Avé Mobi.E e longa vida ao DL 90/2014!
Antes que vá arder na fogueira. Poooooorra :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1246
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 04 ago 2024, 22:57

BrunoAlves Escreveu:
04 ago 2024, 21:48
BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:34
No passado muito foram para a fogueira por pensarem diferente. Tinham pensamentos disruptivos (e correctos) mas como saía da norma eram condenados.
Com uma argumentação destas eu vou já virar acólito do modelo, Avé Mobi.E e longa vida ao DL 90/2014!
Antes que vá arder na fogueira. Poooooorra :?
Deturpação do que escrevi ou erro de interpretação da sua parte, Bruno Alves. Qual das duas?

LFN
Mensagens: 410
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 05 ago 2024, 00:01

BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:40

O problema n é o modelo. Digo mais, se acontecer uma alteração legislativa, a politica comercial dos principais operadores n irá mudar. Aí veremos a quem irão atribuir as culpas.
Um modelo que não permite formar um preço final transparente e tem uma carraça que nada faz (CEME) a sugar quem investe (OPC), para dar um custo final mais elevada, e não tem problema...um modelo que nos retira do mapa dos investimentos europeus e não deixa operar as principais redes internacionais...deve ser uma maravilha, de facto.

cfvp
Mensagens: 1837
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 05 ago 2024, 00:35

LFN Escreveu:
05 ago 2024, 00:01
BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:40

O problema n é o modelo. Digo mais, se acontecer uma alteração legislativa, a politica comercial dos principais operadores n irá mudar. Aí veremos a quem irão atribuir as culpas.
Um modelo que não permite formar um preço final transparente e tem uma carraça que nada faz (CEME) a sugar quem investe (OPC), para dar um custo final mais elevada, e não tem problema...um modelo que nos retira do mapa dos investimentos europeus e não deixa operar as principais redes internacionais...deve ser uma maravilha, de facto.
O problema começa aí, é que um dos principais players que quer elevar a ME (Tesla) é reprimido. :? E o continente que tem preços muito competitivos também é reprimido. Depois estamos sujeitos aos piores, que lucram com os investimentos dos OPCs.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3455
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 05 ago 2024, 08:16

BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:34
O Hotel onde este video foi filmado, antes tinha Tesla Destination Chargers. Eu sei pois cheguei a utilizar.
Primeira pergunta: porque terá o hotel mudado do TDC para estes postos?
Tu deves viver num mundo utópico só pode. Então mas agora o Hotel é obrigado a fornecer um serviço de graça para o resto da vida? Uma coisa era em 2017 que havia meia dúzia de carros elétricos a circular e era uma forma de atrair clientes, a partir do momento que a exceção passa a ser a regra é normal as coisas mudarem. Ter 20 carros a querer carregar todos os dias é diferente de ter um por fim de semana. Eras tu que ias suportar esse custo?

Claro que mudou porque teve uma proposta mais vantajosa e recebe feeds por cada carregamento.
BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:34
Workshops? Quem necessitar de ajuda sabe com quem pode contar.

Então, do teu ponto de vista, lá fora o dono do posto não tem de comprar energia, é isso? Isto é, o modelo de negócio contempla apenas a margem de lucro sobro o investimento efectuado no equipamento. Não estarás a ser demasiado ingénuo?
Isso é que é saber deturpar aquilo que eu escrevi, ou dificuldade de perceber que se o OPC não pode vender energia tem de arranjar outra maneira de ganhar dinheiro. Mete lá o OPC a vender energia e vamos ver se o mesmo OPC precisa de estar a alugar o posto ao minuto.

BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:34
Não é por ser só em Portugal que se usa este modelo que fará dele pior que os outros.
Sim, inovação é romper com o status quo. No passado muito foram para a fogueira por pensarem diferente. Tinham pensamentos disruptivos (e correctos) mas como saía da norma eram condenados.
O que teria sido da ME se uns tipos que decidiram massificar o VE tivessem recuado às primeiras críticas, pois todos construíam carros a combustíveis fósseis?
Continuas no teu mundo utópico. O soldado com o passo trocado do resto do pelotão para a mãe dele é o único que esta certo.


BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:34
O modelo não é o bicho papão que muitos querem passar.
A Mobi.e fez muita porcaria no passado (apagões e afins) e ganhou uma fama da qual já não se consegue livrar. Mas será tudo culpa da Mobi.e?
Não, não é. Tens como principal player em Portugal um operador cuja actividade core são os combustíveis fosséis, achas que vão fazer com que a ME seja atrativa?
Quantos CEME/OPC se preocupam com a experiencia de utilização... até agora só consigo identificar um, mas é caro.

É imperativo que os CEME/OPC acordem e não matem o próprio negócio.
Fizeste uma citação ao que eu escrevi mas em momento algum eu escrevi algo sobre a mobi.e. A mobi.e para mim é o menor dos problemas. Não é a mobi.e em particular que nos esta a levar ao problema que temos atualmente, é sim o modelo CEME + OPC.

Acredito que com a extinção do CEME do nosso modelo iria permitir o OPC ganhar dinheiro naquilo que é dele, o estar ligado a mobi.e era o menor dos problemas. Ainda que ache que não deva ser uma imposição, cada um deve ser livre de escolher. Se o sistema da mobi.e for realmente inovador, vantajoso, certamente todos vão querer estar ligados.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 05 ago 2024, 09:33

BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 22:57
Deturpação do que escrevi ou erro de interpretação da sua parte, Bruno Alves. Qual das duas?
Sarcasmo, devia ser mais ou menos óbvio. Mas foste tu que puxaste uma espécie de Joana D'Arc para a discussão, eu só dei seguimento ao drama. A Internet não esquece e ainda estão por aí os teus posts a criticar a confusão dos preços, a dizer que "o modelo não promove inovação" e outras críticas que tais. Se vier a Inquisição eu vou para a fogueira, mas tu também não te safas :mrgreen:

Tinha prometido a mim mesmo não alimentar esta discussão (porque já repetimos os mesmos argumentos vezes e vezes), mas vou abrir uma excepção.
BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:40
Digo mais, se acontecer uma alteração legislativa, a politica comercial dos principais operadores n irá mudar. Aí veremos a quem irão atribuir as culpas.
Isto é completo FUD. Tentar criar receio e incerteza com uma afirmação sem qualquer sustentação. Mas numa coisa temos todos a certeza: a forma como operam é totalmente fruto do modelo, afinal alguns também operam lá fora e lá não têm estes tarifários cinzentos e complexos.
BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:40
A possibilidade de pagamento com CC é apenas uma alternativa de recurso. não terão valores propriamente vantajosos
Total e absolutamente falso. Da meia dúzia de postos que têm ad-hoc neste momento, o valor com CC está no top dos melhores valores que se conseguem obter. E sendo valores por kWh são preços iguais para toda a gente, independentemente do carro, da hora do dia e da literacia do utilizador.
https://comparaervilhas.pt/BRG-00043
https://comparaervilhas.pt/BGC-00017
https://comparaervilhas.pt/VIS-00104
Num inquérito feito pela AMME, se não houverem diferenças no preço o CC é de longe o método de pagamento preferido. Por isso essa afirmação é totalmente falsa.
A realidade até agora parece demonstrar que o pagamento ad-hoc vai homicidar o modelo. Depois claro, vão continuar a prejudicar-se os utilizadores menos letrados, os que têm o "cartão único de sempre" e que vão pagar o preço mais alto porque sempre assim foi e lhe venderam a utopia do cartão único. Para se poderem beneficiar os utilizadores mais informados, os que têm informação e acesso a tarifários e condições que outros nem sabem que existem, no fundo beneficiar sobretudo as pessoas que tanto defendem o status quo.
BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:40
para além das cativações absurdas que são realizadas a cada inicio de sessão.
Mais FUD. Antes era o "custo absurdo do TPA", agora que esse mito já morreu são as "cativações absurdas".
BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:40
pois tenho conhecimento de pessoas que fizeram viagens por essa Europa fora e ficaram com "pequenas fortunas" cativados no CC.
Já o disse várias vezes e repito: é preciso mais experiência a "enxufar" a ficha no carro e menos diz-que-disse. Discutiu-se aqui há pouco tempo, estando o mecanismo bem implementado a cativação é revertida imediatamente a seguir ao carregamento.
BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:34
Então, do teu ponto de vista, lá fora o dono do posto não tem de comprar energia, é isso? Isto é, o modelo de negócio contempla apenas a margem de lucro sobro o investimento efectuado no equipamento. Não estarás a ser demasiado ingénuo?
No caso específico dos postos rápidos e sobretudo na gama de potência dos hubs, a margem de comercialização da maioria dos CSE anda pelos 0,5-1cts/kWh. Ora como os CEME, na sua maioria, compram energia a um CSE e têm margens nos 5-7cts/kWh, é bem de ver onde é que está o custo mais alto.
Nonnus Escreveu:
05 ago 2024, 08:16
Se o sistema da mobi.e for realmente inovador, vantajoso, certamente todos vão querer estar ligados.
Aqui é que está o galho. Se há tanta confiança no melhor modelo do mundo, que toda a gente inveja mas ninguém implementa, deixar o mercado trabalhar devia ser uma opção garantida. Mas não, vá-se lá perceber porquê...
E mais, até tenho a certeza que há vários players (mesmo OPCs) que vão querer manter-se no modelo atual porque gostam da operação sem a interação com o cliente.
Última edição por BrunoAlves em 05 ago 2024, 11:21, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1959
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por civic » 05 ago 2024, 11:08

BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:21


Quando me refiro a politicas comerciais dos players, neste caso em concreto do OPC, refirmo-me ao tipo de tarifário e valor lá praticado.
Eu tenho um Zoe, carrego sempre em postos de 22 kW e os valores praticados rondam os 0,03€/min. Este OPC está a cobrar 0,04€/min quanto o utilizador terá de lá ficar 3x mais tempo comparando com os postos de 22kW.

Onde é que aqui a culpa é da Mobi.e ou do modelo?

Mais, sendo um Hotel, até que ponto é que na negociação entre o OPC e o Hotel haverá uma parte a ser entregue ao Hotel? Não sei... mais uma vez, é politica comercial do OPC.

Mais uma... a Taxa EGME é uma imputação legal ao CEME e aos OPC que não tem de ser vertida no custo para o utilizador. Mais uma vez é uma politica comercial do OPC.
Pondo a questão de outra forma, se eu quiser criar um OPC e vender energia tenho forma de vender a energia que realmente se gasta sem ter que apagar 2X?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1404
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 05 ago 2024, 15:33

civic Escreveu:
05 ago 2024, 11:08
Pondo a questão de outra forma, se eu quiser criar um OPC e vender energia tenho forma de vender a energia que realmente se gasta sem ter que apagar 2X?
Se entendo bem a coisa, o OPC simplesmente não pode vender energia, é alias ai que está concentrado TODO o problema da nossa rede.

A exclusividade da venda de energia elétrica é de um CEME e ninguém mais.

Alias, o preço OPC "ao kWh" não é venda de energia, é apenas um método de tarifação "alocado" ao consumo de energia que fizemos no posto.

Mais uma vez, se entendo bem, é aí que está a "ilegalidade" da Tesla e a qual não deve ser fácil de controlar. Se fosse só a questão de ligar à Mobie sem ser esta cena não via problema sério. Agora ter de existir o CEME é que "lixa tudo".
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

Responder

Voltar para “Carregamento”