Eu quase todos os dias levo a bateria abaixo dos 20% de SOC (variação típica diária entre 65% e 15%) e a degradação tem sido aceitável. Ultimamente tem praticamente parado. Baterias de lítio degradam-se de 4 maneiras:
- tempo, acelerado pela temperatura e SOC elevados.
- Ciclos
- carga a correntes elevadas com temperaturas baixas (LBC protege)
- Descarga profunda abaixo de 2,5 V/célula (LBC protege).
No Leaf as duas últimas estão protegidas pois o LBC não deixa a tensão descer dos 3V/célula e impede a carga a correntes elevadas com temperaturas baixas. Isto é válido para todas as células, ou seja basta que uma célula esteja abaixo dos 3V para ele limitar a corrente de descarga (para que a célula não desça dos 3V) ou abrir o contactor.
Os danos por descarga profunda aparecem de repente. 2,6V não fazem qualquer mal à célula (na verdade até serão mais benéficos que qualquer tensão acima dessa) mas 2,4 já faz.

Diario de bordo ledve
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Re: Diario de bordo ledve
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diario de bordo ledve
Podes estar descansado.ledve Escreveu:E previsoes para daqui a quanto tempo desaparecem as proximas barra 2°, 3° e 4° alguem tem mesmo assim por alto?
Não vais beneficiar da garantia com este ritmo.
Cinco anos ou 100.000Km com pelo menos 70% capacidade estão garantidos. Parece-me ponto assente...
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Re: Diario de bordo ledve
Em Portugal provavelmente só o Leaf do Paulo Guerreiro irá trocar a bateria pela garantia (fora a do hsanchez que trocou por falha em alguns módulos).
Eu prevejo perder a 11º barra entre os 85 e os 90 mil kms. Estou com 81k e 52,20Ah.
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