Curioso
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Re: Curioso
Isso é outro cabo, para as tomadas Mennekes.
Ou seja, resumindo, presentemente, os postos de carregamento tem dois terminais:
- CEE
- Mennekes
O cabo que vem com o carro, se der nas tomadas normais de casa (Schuko), tens de adquirir um adaptador Schuko/CEE por menos de 10€ para ligares ás tomadas CEE.
Se o cabo vier com ficha CEE, tens de comprar um adaptador CEE/Schuko para ligares em casa.
Para ligares nas tomadas Mennekes, tens de ter outro cabo... o tal dos 500€ (mas que consegues comprar por menos, não muito menos mas prontos..)
Ou seja, resumindo, presentemente, os postos de carregamento tem dois terminais:
- CEE
- Mennekes
O cabo que vem com o carro, se der nas tomadas normais de casa (Schuko), tens de adquirir um adaptador Schuko/CEE por menos de 10€ para ligares ás tomadas CEE.
Se o cabo vier com ficha CEE, tens de comprar um adaptador CEE/Schuko para ligares em casa.
Para ligares nas tomadas Mennekes, tens de ter outro cabo... o tal dos 500€ (mas que consegues comprar por menos, não muito menos mas prontos..)
Finalmente percebi a diferença das siglas e dos cabosmafgod Escreveu:Isso é outro cabo, para as tomadas Mennekes.
- CEE
- Mennekes

Já agora outra questão...Eu trabalho na avenida da Liberdade em Lisboa e junto ao meu local de trabalho existem 2 pontos de carregamento MobiE, pergunto se será viável a possibilidade de deixar o carro a carregar durante o expediente de trabalho? Existe algum limite de tempo em que um carro eléctrico possa ficar estacionado a carregar? Pergunto pois eu iria provavelmente ocupar o lugar o dia todo...
-
- Proprietário Leaf
Veja se consegue ver o tipo de tomada que eles tem (em regra são os dois tipos).
Se uma delas for de 3 bornes é CEE, tipo isto:

basta o adaptador
Se as tomadas forem esta de 7 bornes:

é necessário cabo Mennekes ....
Creio que há uma lei que não permite que se esteja estacionado em lugar reservado para carga sem o estar.
E moralmente falando também não é de fazê-lo.
Imagine que alguém que necessite carga não o pode fazer porque está estacionado sem carregar?
Imagine o contrário
Se nos indignamos quando os ICEs estão lá estacionados, mais nos indignados quando queremos carregar e está lá um VE sem carregar.
Se uma delas for de 3 bornes é CEE, tipo isto:

basta o adaptador

Se as tomadas forem esta de 7 bornes:

é necessário cabo Mennekes ....
Creio que há uma lei que não permite que se esteja estacionado em lugar reservado para carga sem o estar.
E moralmente falando também não é de fazê-lo.
Imagine que alguém que necessite carga não o pode fazer porque está estacionado sem carregar?
Imagine o contrário

Se nos indignamos quando os ICEs estão lá estacionados, mais nos indignados quando queremos carregar e está lá um VE sem carregar.
Eu não me referia ao facto de estacionar por estacionar, até porque tenho estacionamento na empresa, portanto não é essa a questão. Penso que para o carro ter a carga total precisa de cerca de 8horas, daí eu perguntar se o posso deixar a carregar enquanto trabalho, para quando sair ele estar totalmente carregado.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Para carregar 60Km com o cabo mennekes demoro pouco mais de 02h30m.lmmr74 Escreveu:Eu não me referia ao facto de estacionar por estacionar, até porque tenho estacionamento na empresa, portanto não é essa a questão. Penso que para o carro ter a carga total precisa de cerca de 8horas, daí eu perguntar se o posso deixar a carregar enquanto trabalho, para quando sair ele estar totalmente carregado.
Mesmo que tenha condução agressiva e velocidades muito elevadas, prevejo não vai demorar nunca 4 horas sequer...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets

Estive a fazer uma simulação e conclui que partindo do pressuposto que irei poupar por ano:
1900 euros de gasóleo
60 euros IUC (valor que paga o CI que será "encostado")
320 euros manutrenção
vs
Investimento de 25000 euros
Chego à conclusão (académica, claro) que em 5 anos terei recuperado cerca de 50% do investimento que penso fazer no carro. Penso eu que as baterias serão viáveis por este período de 5 anos pelo menos...
O que acham??
Obrigado
1900 euros de gasóleo
60 euros IUC (valor que paga o CI que será "encostado")
320 euros manutrenção
vs
Investimento de 25000 euros
Chego à conclusão (académica, claro) que em 5 anos terei recuperado cerca de 50% do investimento que penso fazer no carro. Penso eu que as baterias serão viáveis por este período de 5 anos pelo menos...
O que acham??
Obrigado
-
- Proprietário Leaf
Tenta comprar um mais barato, o retorno é mais rápido 

mafgod Escreveu:Tenta comprar um mais barato, o retorno é mais rápido
O mais barato que vi foi 23000, mas coloco +2000 para estação de carregamento e eventualmente o cabo mennekes.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Estação de carregamento?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh