Pois, bidirecionais até com ficha CE podes fazer, a questão é a certificação, a CCS tem menos canais de informação, nunca terá a segurança e informação da chademo, são 8 linhas de comunicação contra 2,daí as diferenças dos protocolos. Será sempre possível passar de uma chademo para CCS, mas nunca o contrário.migle Escreveu: ↑01 mai 2020, 00:31Os telemóveis também é só duas: mini-USB e USB-C... ah! e lightning, claro...
Mas lightning não conta, tal como o Tesla não conta, só conta chademo e CCS.
Já há montes de anos que se vê cenas com CCS bidireccional, ainda eu não andava neste fórum.
Houve um projecto em Amesterdão, deu um documentário na TV (ainda existia TV), puseram um bairro cheio de painéis solares e auto-suficiente ou quase, e as baterias eram os VEs que estacionavam na rua, particularmente e-Golfs, que guardavam ou disponibilizavam energia conforme a necessidade.
Também já vimos que a Hyundai tem um conversor DC-DC que permite desempanar um carro com a bateria do outro.
Acho que a única demora é em ter um produto acabado e certificado. Quando falam em 2025, etc, é preciso ver que estes produtos vão ter de obedecer a normas que provavelmente ainda nem sequer foram feitas.
E isso de carro para carro não tem ciência nenhuma, é como se de um powerbank se trate, os protocolos são os mesmos.
E eu falei de telemóveis obviamente antes de se adoptar as fichas atuais, antes cada marca tinha a sua. E mesmo com a adoção da mini USB rapidamente se chegou à conclusão que não dava para tudo, daí a type c. E a Tesla conta, pois o único conversor que viste dessa marca foi chademo.