Como já não faço comentários neste diário de bordo há muito tempo lembrei-me de dizer que continua tudo 5 estrelas e aproveito para informar que o posto de carga da Praia do Rei na Costa da Caparica tem funcionado perfeitamente nesta minha ultima semana de férias
MORADA
Praia do Rei (Costa da Caparica), 2825-491, Almada
COORDENADAS
38.60687, -9.2101
ESTADO
disponível
TIPO
Normal
SERVIÇOS DISPONÍVEIS
Carregamento
PONTOS EXISTENTES
2
OPERADOR
EDP MOP
COMPATIBILIDADE
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Parabéns pelo seu Leaf já com bastantes km rodados.
Uma questão importante para mim.
Notou alguma diminuição da autonomia em relação ao estado novo por parte da bateria?
Continua a fazer os mesmos 175 km com a carga completa.
Ao Nissan garante 80% da autonomia ao fim de 5 anos?
Se o carro ao fim de 5 anos fizer apenas 100 km a Nissan substitui as baterias.~
Parabéns pelo seu Leaf já com bastantes km rodados.
Uma questão importante para mim.
Notou alguma diminuição da autonomia em relação ao estado novo por parte da bateria?
Continua a fazer os mesmos 175 km com a carga completa.
Ao Nissan garante 80% da autonomia ao fim de 5 anos?
Se o carro ao fim de 5 anos fizer apenas 100 km a Nissan substitui as baterias.~
Cumprimentos
Antes de mais peço desculpa pelo atraso na resposta.
Só uma vez consegui fazer 173 kms sem carregar ainda com 14 kms de reserva e foi a andar com muitas restrições e cuidados..portanto não é uma distância que se faça com muita frequência apesar de possível.
Uma distância aceitável a andar sem afectar o transito e, mesmo assim com cuidado, situa-se na casa dos 135 kms.
Que eu saiba a Nissan não garante a perda de autonomia a não ser que se constate avaria inequívoca de alguns dos módulos nos primeiros 5 anos.
Espero ter respondido razoavelmente às questões colocadas.
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Parabéns pelo seu Leaf já com bastantes km rodados.
Uma questão importante para mim.
Notou alguma diminuição da autonomia em relação ao estado novo por parte da bateria?
Continua a fazer os mesmos 175 km com a carga completa.
Ao Nissan garante 80% da autonomia ao fim de 5 anos?
Se o carro ao fim de 5 anos fizer apenas 100 km a Nissan substitui as baterias.~
Cumprimentos
Antes de mais peço desculpa pelo atraso na resposta.
Só uma vez consegui fazer 173 kms sem carregar ainda com 14 kms de reserva e foi a andar com muitas restrições e cuidados..portanto não é uma distância que se faça com muita frequência apesar de possível.
Uma distância aceitável a andar sem afectar o transito e, mesmo assim com cuidado, situa-se na casa dos 135 kms.
Que eu saiba a Nissan não garante a perda de autonomia a não ser que se constate avaria inequívoca de alguns dos módulos nos primeiros 5 anos.
Espero ter respondido razoavelmente às questões colocadas.
Cumprimentos
Obrigado por responder
Mas notou alguma diminuição de autonomia desde do dia que comprou para os mesma condções de utilização.
Pode acontecer que ao fim de 3 ou 4 anos a autonomia baixe para 60 ou 70 km sem que a nissan assuma a garantia.
Ao fim de um ano e meio ainda vejo autonomias espectáveis no Leaf acima dos 160 kms.
É natural no entanto que tenha perdido cerca de 5% da capacidade ao fim deste tempo.
Existem estudos no site MyNissanLeaf que mostram que existe uma queda relativamente acentuada no início da vida útil do carro que vai no entanto estabilizando e as minhas expectativas, que considero realistas são possuir entre 70 a 80 % da capacidade ao fim de 10 anos ou seja na casa dos 110 a 120 kms de autonomia o que considero muito bom...veremos.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Viva Rui,
usas algum medidor de energia quando pões o carro à carga?
Isto porque: imaginando que no incício com 0 barras e 0kms de autonomia conseguias cargar 20kwh...e passado 40000kms quanto consegues cargar nas mesmas circunstâncias?
Orlando Escreveu:Viva Rui,
usas algum medidor de energia quando pões o carro à carga?
Isto porque: imaginando que no incício com 0 barras e 0kms de autonomia conseguias cargar 20kwh...e passado 40000kms quanto consegues cargar nas mesmas circunstâncias?
Olá Orlando, obrigado por participares no fórum...
Tenho um contador especifico ligado ao meu posto de carga pessoal da Efacec e nunca carreguei nela mais de 17 kw porque normalmente nunca deixo a bateria ir muito abaixo.
O máximo que carreguei foi no PCR da A5 quando fiz a experiência de chegar a tartaruga e foram 20,5 kw mas foi há mais de um ano. Tenho quase a certeza que se fizesse o mesmo já não conseguiria carregar tanto.
Levar o carro a tartaruga não é das coisas que mais me agrade e por isso não te posso dar uma resposta melhor...sorry
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Mais uma história que espero seja útil a alguém que se depare com o mesmo.
Fui hoje ao Fórum Montijo onde coloquei o Leaf à carga no posto Magnum Cap que lá se encontra não sem antes ter de dar uma de "ceguinho" pois o ecrã do posto estava cinzento e sem indicações como se pode ver na imagem:
Tendo conhecimento de quais a teclas que deveria carregar mesmo às "escuras" lá consegui colocar o carro a carregar.
Quando voltei e fui utilizar o cartão mobi-e para terminar o carregamento.. nada...nenhum apito e a luz do posto vermelha. Como estava a utilizar o cabo Mennekes vi logo que as garras que fixam a tomada não deixavam tirar a tomada .
Solução: chamar o segurança para contactar a manutenção do Fórum para mandar abaixo a corrente eléctrica do posto o que permitiu remover a tomada Mennekes do posto.
E pronto, apenas mais um pequeno relato de mais um dia na vida dum proprietário de Veículo Eléctrico em Portugal.
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Eu só atingi a tartaruga duas vezes e da segunda vez, passados mais de 20000km, carregou 22,9kW.h vs 25kW.h da primeira vez. No entanto a segunda carga foi daquelas em que termina prematuramente, sem atingir os 95% de SOC que uma carga a 100% completa pode ter (foi até aos 93%, sensivelmente). Penso que poderia chegar aos 23,4kW.h se fosse uma carga até aos 95% de SOC.
De acordo com os meus registos, a velocidade de degradação da bateria tem vindo a reduzir, em consonância com o esperado para a química LiMnO2. Parte dessa redução é também devido às menores temperaturas que estamos a experimentar agora. Na realidade, não tenho notado qualquer redução na capacidade desde há 2 meses para cá. De notar que estas medições não são de turtle a 100% mas sim de um determinado valor de OCV (tensão em aberto) para outro valor de OCV (normalmente até 80% SOC). Se alguém quiser ver o meu log pode pedir por MP (está em google docs).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt