Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Voltando ao tópico, Hibrido Diesel, já pensaram bem que faz mais sentido um hibrido ser a gasolina que a diesel?
Se bem que em portugal devido a distorção fiscal o diesel custa menos que a gasolina possa fazer mais sentido na nossa carteira, pensando só na engenharia:
Diesel:
Força em baixas
atritos maiores, desgastes maiores em altas. resolvível com os diesel modernos (Injecção, turbo, 16 válvulas) caros e que avariam
menos consumo em litros
emissoes de particulas finas e NOx, resovivel com filtros, caros e que avariam
Gasolina:
Pouca força em baixas, resolvivel com turboes e compresosores e injeccao directa ( o tal do downsize )
motor mais rotativo
do poço à roda "Well to wheel" gasta menos litros de petroleo, logo menos emissoes.
Electrico:
Binario alto e instataneo
peso reduzido para a potencia que tem
Mais eficiente mas tb por causa disso em velocidade de AE a autonomia tem um impacto grande na autonomia.
posto isto, se fossem eng (e nao CEO de uma marca que tem que se preocupar com as vendas etc) quais destes 3 motores juntavam para fazer uma "powertrain" mais eficiente?
Vgomes
(o anti-Diesel cá do poiso)
==========
Megane 1.4 GPL 1999
Clio 1.2 1998 (abate)
Polo 1.4 1998 (Vende-se)
Leaf Vermelho (compra-se)
Se bem que em portugal devido a distorção fiscal o diesel custa menos que a gasolina possa fazer mais sentido na nossa carteira, pensando só na engenharia:
Diesel:
Força em baixas
atritos maiores, desgastes maiores em altas. resolvível com os diesel modernos (Injecção, turbo, 16 válvulas) caros e que avariam
menos consumo em litros
emissoes de particulas finas e NOx, resovivel com filtros, caros e que avariam
Gasolina:
Pouca força em baixas, resolvivel com turboes e compresosores e injeccao directa ( o tal do downsize )
motor mais rotativo
do poço à roda "Well to wheel" gasta menos litros de petroleo, logo menos emissoes.
Electrico:
Binario alto e instataneo
peso reduzido para a potencia que tem
Mais eficiente mas tb por causa disso em velocidade de AE a autonomia tem um impacto grande na autonomia.
posto isto, se fossem eng (e nao CEO de uma marca que tem que se preocupar com as vendas etc) quais destes 3 motores juntavam para fazer uma "powertrain" mais eficiente?
Vgomes
(o anti-Diesel cá do poiso)
==========
Megane 1.4 GPL 1999
Clio 1.2 1998 (abate)
Polo 1.4 1998 (Vende-se)
Leaf Vermelho (compra-se)
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Relativamente a eficiência pump to wheel, sem dúvida o diesel. Além de o diesel ter mais energia específica por unidade de volume, também permite taxas de compressão superiores, logo rendimentos superiores.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sem dúvida a diesel+eléctrico. Independentemente do tipo de emissões, menor consumo=menor emissões e maior rentabilidade. Por muito moderno, eficiente e agradável que seja um motor a gasolina, em 99% dos casos não consegue ter um consumo igual a um motor a gasóleo com rendimento equivalente.
Pois mas o problema do diesel é este, por isso é que nem sequer é permitido registar carros a diesel na Califórnia, Nova Iorque e penso que em mais locais.
http://hibridosclube.com/hybforum/index ... pic=1286.0
http://hibridosclube.com/hybforum/index.php?topic=479.0
http://hibridosclube.com/hybforum/index.php?topic=173.0
Híbridos diesel não são economicamente nem ambientalmente viáveis.
http://hibridosclube.com/hybforum/index ... pic=1286.0
http://hibridosclube.com/hybforum/index.php?topic=479.0
http://hibridosclube.com/hybforum/index.php?topic=173.0
Híbridos diesel não são economicamente nem ambientalmente viáveis.
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"
Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator
A questao é que se diminuirmos os CC a um diesel e depois o ajudarmos com um electrico, estamos a por 2 motores com mt força em baixa.
Se for um a gasolina complementam-se melhor.
Um hibrido a diesel para mim so se for tipo gerador.
Os diesel só são vulgares na Europa. E porque?
Um litro de petroleo dá mais litros de gasolina que de gasoleo. Se bem que tb se gasta mais energia para chegar a gasolina.
Nao sei as quantidades de energia de um litro de gasoleo e de um de gasolina mas achoq eu a gasolina ganha e em muito. Daí ser usada em avioes, etc.
Um motor a gasoleo e a gasolina atmosfericos e com os mesmos cc qual o que tem mais potencia? Mesmo com as taxas de compressao maiores do diesel.
Isto é puramente académico e portanto vou investigar melhor. Pois na pratica, o diesel suja tudo e é cancerígeno!
Diesel acho bem em tractores e camioes.
gasolina acho bem em avioes para as viagens nao serem só para os ricos.
Nos carros, acho que o petroleo é valioso demais para andar aí a queimar em motores parados no transito com rendimentos de 30% (motores bens e modernos portanto)
Se for um a gasolina complementam-se melhor.
Um hibrido a diesel para mim so se for tipo gerador.
Os diesel só são vulgares na Europa. E porque?
Um litro de petroleo dá mais litros de gasolina que de gasoleo. Se bem que tb se gasta mais energia para chegar a gasolina.
Nao sei as quantidades de energia de um litro de gasoleo e de um de gasolina mas achoq eu a gasolina ganha e em muito. Daí ser usada em avioes, etc.
Um motor a gasoleo e a gasolina atmosfericos e com os mesmos cc qual o que tem mais potencia? Mesmo com as taxas de compressao maiores do diesel.
Isto é puramente académico e portanto vou investigar melhor. Pois na pratica, o diesel suja tudo e é cancerígeno!

Diesel acho bem em tractores e camioes.
gasolina acho bem em avioes para as viagens nao serem só para os ricos.
Nos carros, acho que o petroleo é valioso demais para andar aí a queimar em motores parados no transito com rendimentos de 30% (motores bens e modernos portanto)
Deve haver aqui um equívoco. O diesel é mais usado no continente que tem as normas anti-poluição mais severas!! Norma Euro V.
Ou querem comparar com os EUA que não assinaram o Protocolo de Quioto e estão pejados de carros a gasolina de enormes cilindradas, consumos altíssimos e emissões vergonhosas?
Diesel é muito mais racional que gasolina. Menores consumos com melhor performance equivalente. São factos.
Agora o que argumentam os poluidores americanos pouco me diz.
Ou querem comparar com os EUA que não assinaram o Protocolo de Quioto e estão pejados de carros a gasolina de enormes cilindradas, consumos altíssimos e emissões vergonhosas?
Diesel é muito mais racional que gasolina. Menores consumos com melhor performance equivalente. São factos.
Agora o que argumentam os poluidores americanos pouco me diz.

É mais económico produzir gasolina que diesel, infelizmente nós todos pagamos nos impostos para meterem diesel nos carros mais barato que a gasolina, devido a uma lei que teimam em não mexer há décadas que era só para o gasóleo dito industrial...

Factos é exactamente o que existe nos links colocados. 
Reparem na temperatura que se extrai o gasóleo, a energia que é usada ara aumentar a temperatura para aqueles valores invés da gasolina.

Reparem na temperatura que se extrai o gasóleo, a energia que é usada ara aumentar a temperatura para aqueles valores invés da gasolina.
Menores consumos (em litros) de diesel.ruicvt Escreveu: Diesel é muito mais racional que gasolina. Menores consumos com melhor performance equivalente. São factos.
Mas para se ter 1 L de diesel gasta-se mais (consome-se mais) energia que 1L de gasolina.
Portanto qd analisamos, desde o petróleo até à roda esta "verdade absoluta adquirida" não é verdade.
Por isso iniciei esta discussão, para fazer um "awareness"

É como quando dizem que fazer electricidade liberta mais CO do que o que queima um carro. Para sermos correctos temos que comparar desde a origem.
X 2vgomes Escreveu:Menores consumos (em litros) de diesel.ruicvt Escreveu: Diesel é muito mais racional que gasolina. Menores consumos com melhor performance equivalente. São factos.
Mas para se ter 1 L de diesel gasta-se mais (consome-se mais) energia que 1L de gasolina.
Portanto qd analisamos, desde o petróleo até à roda esta "verdade absoluta adquirida" não é verdade.
Por isso iniciei esta discussão, para fazer um "awareness"
É como quando dizem que fazer electricidade liberta mais CO do que o que queima um carro. Para sermos correctos temos que comparar desde a origem.
Já agora, há notícias do mm assunto que falam apenas disto:
Não sei qual das notícias será a correcta, mas continuo a dizer que diesel híbrido não faz sentido, ainda estou para ver a 1ª marca a fazê-lo... Pode ser que me engane.A Volvo vai levar ao Salão de Genebra um conceito da V60 Plug-in Hybrid feito em parceria com a empresa energética local Vattenfall. Mais detalhes serão revelados na mostra, mas já se sabe que a mecânica da perua será composta por um motor a gasolina de 2,4 litros de 215 cv de potência acompanhado de um elétrico no eixo traseiro com 70 cv adicionais.
O sistema Plug-in permite que as baterias de ion-lítio sejam recarregadas na tomada, poupando então o propulsor a combustão. A transmissão do conceito é automática de seis velocidades. O Salão de Genebra começa no dia 3 de março.