A carregar no parque de estacionamento do Dolce Vita Tejo, zona vermelha, piso -1, com permissão, em locais próprios para VE e sem ser no vosso conhecido posto da Mobi-e. Aqui carrego completamente e chego a Aveiras com metade da carga (ups que me ia esquecendo do r).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Malm Escreveu:Vou considerar a resposta como... certa. Para a semana, os autocarros dos super dragões vão parar na AE de Pombal. Se ninguém for lá proteger o carregador ele vai apanhar, mais uma vez, uns valentes pontapés.
Parece que tivemos sorte e os SD pararam em Leiria e Santarém!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Ainda bem.. . O único carregador a funcionar na AE de Pombal pode ainda estar OK, apesar de preso ao descanso por uma corda. Tenho quase 14.000 km, no outro dia tive de lhe por líquido limpa vidros mas, de resto, mais nada. Ontem fiz Viseu-Coimbra direto, cheguei a Coimbra com 40% da carga. Hoje bati o meu record de velocidade, 139 km/h.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Eu já tenho 14500 no meu Leaf e ainda não tive de acrescentar líquido de limpeza dos vidros.
Todos os dias da semana a minha mulher dá a Vmax do carro ao ir para o trabalho (160km/h no velocímetro). É preciso estar atento pois é muito fácil chegar à Vmax devido à ausência de sensação de esforço e ruído do carro.
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A velocidade máxima no I-MiEV é 130. O meu carro não é para grandes velocidades, mas sim para grandes poupanças, e é isso que mais me interessa. No poupar, é imbatível . Com as borlas da Mobi-e, fica mais barato do que andar de burro, e é bem mais rápido .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Para todos os efeitos, carregando em bi-horário tanto no LEAF como no i-Miev o custo por km é irrisório. Para muitos até ficará mais cara a revisão anual do que o custo em energia!
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Sim, a diferença nesse caso é, provavelmente, menos de 1 cêntimo o km. Mas como dizem, grão a grão enche a galinha o papo . E o preço do milho está a subir...
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Hoje vim almoçar a casa, cheguei com 12 das 16 barras. Deixei o carro ao Sol. Quando voltei ao carro, passada uma hora, tive uma agradável surpresa, tinha 13 barras. Esta barra desapareceu depois de andar uns 800 metros. Será que o fato de ter ficado mais quentinho lhe deu um pouco mais de autonomia?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Provavelmente foi um ajuste do estado de carga. É difícil estimar o estado de carga em andamento, e ao parar o carro o pack estabilizou a tensão, o que permitiu uma melhor estimativa pelo BMS.
No caso do LEAF o manual de serviço indica que a temperatura não altera a quantidade de carga da bateria, mas limita a quantidade total de carga que é possível colocar no carro. Por exemplo se a 20ºC o carro tiver 50% de carga e entretanto a temperatura do pack baixar para 0ºC, então o pack terá mais de 50% da carga que consegue armazenar a essa temperatura e irá apresentar MAIS barras de estado de carga. Isto é como se tivéssemos um copo meio cheio e de repente cortássemos parte do copo sem água. A quantidade de água (carga) será a mesma, mas a percentagem de carga aumenta pois o copo armazena na totalidade menor quantidade de água.
Isto levanta a questão de no caso de a bateria estar a 100% a 20ºC e de repente a temperatura baixar para 0ºC. Nesse caso a bateria ficará sobre-carregada? Na analogia do copo o excesso de água iria cair do copo ao cortar o seu topo. Este caso particular não é explicado no manual de serviço.
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