Leaf 2.zero
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Re: Leaf 2.zero
Se tens o Leaf Spy, hás-de ver o valor da temperatura reportado.
- BrunoAlves
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Re: Leaf 2.zero
Foca-te antes na primeira CR. 24kW aos 95% é brutal!beme83 Escreveu:Que venha o de 60 ...sinceramente 1 hora para 18kw quando um zoe numa vulgar trifásica atinge os 22kw/h ...estou mesmo a imaginar as filas nos PCR....
Saindo carregado e conduzindo com um pouco de juízo são 500km.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Leaf 2.zero
O que diga-se de passagem é excelente para um VE(não Tesla)...BrunoAlves Escreveu:Foca-te antes na primeira CR. 24kW aos 95% é brutal!beme83 Escreveu:Que venha o de 60 ...sinceramente 1 hora para 18kw quando um zoe numa vulgar trifásica atinge os 22kw/h ...estou mesmo a imaginar as filas nos PCR....
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Re: Leaf 2.zero
Em AE a 120 km/h de média os 38+36 (no mínimo 1 hora de carregamento) =74/18 (média aos 100) = 411, como não se deixa ir a 0 logo no máximo uns 390 km. para um país como Portugal não é mau, mas para França Alemanha EUA etc são distâncias curtas.BrunoAlves Escreveu:Foca-te antes na primeira CR. 24kW aos 95% é brutal!beme83 Escreveu:Que venha o de 60 ...sinceramente 1 hora para 18kw quando um zoe numa vulgar trifásica atinge os 22kw/h ...estou mesmo a imaginar as filas nos PCR....
Saindo carregado e conduzindo com um pouco de juízo são 500km.
Adoro o LEAF mas se pensarmos bem o de 24 conseguirá fazer 600 km mais rápido do que o de 40kw e isso é preocupante.
- migle
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Re: Leaf 2.zero
Um Zoe atinge mesmo os 22kW? É que a trifásica de 32A só lhe dá mesmo os 22kW, e ouvi dizer que o carregador não era de uma eficiência por aí além...
Os 18kW do PCR são em DC, vai tudo para a barriga. E a essa potência tão baixa, é certamente quase tudo absorvido pela bateria. Esses 18kWh é tudo chicha.
Pena o indicador da temperatura do Leaf, algo que todos os carros deviam ter, como antigamente tinham a temperatura do óleo e do líquido de refrigeração, pena não ter uma escalazinha em graus.
As pessoas continuam a ter de recorrer ao Leaf Spy para algo tão importante, e que lhes pode permitir antever se vão carregar rápido ou lento, se já arrefeceu o suficiente, etc, previsões que lhes permitem fazer planos.
Os 18kW do PCR são em DC, vai tudo para a barriga. E a essa potência tão baixa, é certamente quase tudo absorvido pela bateria. Esses 18kWh é tudo chicha.
Pena o indicador da temperatura do Leaf, algo que todos os carros deviam ter, como antigamente tinham a temperatura do óleo e do líquido de refrigeração, pena não ter uma escalazinha em graus.
As pessoas continuam a ter de recorrer ao Leaf Spy para algo tão importante, e que lhes pode permitir antever se vão carregar rápido ou lento, se já arrefeceu o suficiente, etc, previsões que lhes permitem fazer planos.
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Re: Leaf 2.zero
Ai não consegue não. Eu já fiz 600km num 24kWh, 5 CR e te garanto que são MUITAS horas. Nesse Leaf a 120km/h fazes 80km entre cargas, talvez menos, ias torrar a bateria, bem no vermelho, com limitação quer de carga quer de andamento.beme83 Escreveu:Adoro o LEAF mas se pensarmos bem o de 24 conseguirá fazer 600 km mais rápido do que o de 40kw e isso é preocupante.
Se fizesse os 600km que fiz num Leaf dos novos (está no meu anterior DB, maioritariamente nacional e AE a velocidade baixa), bastava-me uma CR. E não 5.
Esta questão do rapidgate é uma limitação sem dúvida, mas tem de ser relativizada. Não é nem de perto nem de longe o bicho papão que se quer pintar.
Claro, eu refiro-me à nossa realidade.beme83 Escreveu:para um país como Portugal não é mau, mas para França Alemanha EUA etc são distâncias curtas.
Mas mesmo em relação a esses países, já o disse antes, foi má gestão de expectativas. Pensarem que o Leaf de 40kWh ia ser um TM3 a metade do preço. Quem anda nisto há algum tempo já tinha obrigação de saber que a bateria não refrigerada não ia aumentar a autonomia "diária" de forma significativa. Aumenta é o conforto de forma significativa: mais km por carga, menos cargas para os mesmos km.
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Re: Leaf 2.zero
Também sou novo nisto, mas também me parece uma boa estratégia. No meu, carregando até aos 80% e pouco, consigo manter-me nos 38°C. Se subir mais um bocado vou aos 42°C. Pode fazer toda a diferença para o segundo CR.pancello Escreveu:Se calhar se tivesses parado nos 80% na primeira carga a bateria não tivesse aquecido tanto para a segunda? Digo eu, que não percebo nada disto...
Eles lá para cima até têm as cidades mais próximas entre si que as nossas... e o norte é todo plano... Ficam é a pensar que não conseguem aproveitar os PCRs que têm de 100kW, de 175kW, de 350kW...beme83 Escreveu:mas para França Alemanha EUA etc são distâncias curtas.
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Re: Leaf 2.zero
Sobre a melhor estratégia de carga não sei bem o que será melhor, se terminar mais cedo ou deixar carregar o mais possível. O ritmo de aumento de temperatura baixa consideravelmente após os 65%, coincidindo com o abaixamento da potência de carga que aí acontece:
O aquecimento da bateria vs energia colocada depende proporcionalmente da corrente de carga ou seja se meter 10kW.h a 22kW a bateria vai aquecer metade do que se meter os mesmos 10kW.h a 44kW. Será melhor estratégia deixar a bateria ir até quase às lonas e depois carregar até 95%, aproveitando a potência máxima que essa primeira carga irá proporcionar, ou fazer pequenas cargas com um SOC inicial de 50% de modo a que a bateria aqueça menos por começar a limitar a corrente quando o SOC atingir os 65%?
O aquecimento da bateria vs energia colocada depende proporcionalmente da corrente de carga ou seja se meter 10kW.h a 22kW a bateria vai aquecer metade do que se meter os mesmos 10kW.h a 44kW. Será melhor estratégia deixar a bateria ir até quase às lonas e depois carregar até 95%, aproveitando a potência máxima que essa primeira carga irá proporcionar, ou fazer pequenas cargas com um SOC inicial de 50% de modo a que a bateria aqueça menos por começar a limitar a corrente quando o SOC atingir os 65%?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Leaf 2.zero
Talvez dependa do uso? Se o objectivo for ir Porto-Faro por exemplo podendo optar por 3 cargas rápidas grandes ou 4 curtas, talvez se consiga menos tempo de paragem no geral... Por outro lado se for Porto-Lisboa com uma só carga, então é dar-lhe forte na primeira carga, talvez fazê-la relativamente cedo enquanto a bateria está fresquinha?mjr Escreveu:Sobre a melhor estratégia de carga não sei bem o que será melhor, se terminar mais cedo ou deixar carregar o mais possível. O ritmo de aumento de temperatura baixa consideravelmente após os 65%, coincidindo com o abaixamento da potência de carga que aí acontece:
O aquecimento da bateria vs energia colocada depende proporcionalmente da corrente de carga ou seja se meter 10kW.h a 22kW a bateria vai aquecer metade do que se meter os mesmos 10kW.h a 44kW. Será melhor estratégia deixar a bateria ir até quase às lonas e depois carregar até 95%, aproveitando a potência máxima que essa primeira carga irá proporcionar, ou fazer pequenas cargas com um SOC inicial de 50% de modo a que a bateria aqueça menos por começar a limitar a corrente quando o SOC atingir os 65%?
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Re: Leaf 2.zero
Lisboa-Porto não deve ser grande preocupação. Mais vale fazê-la o mais tarde possível, para haver carga ainda para procurar estacionamento ou um posto de carregamento normal.