Autonomia real do leaf

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
ruimegas
Gestor do Forum
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Contacto:

Re: Autonomia real do leaf

Mensagem por ruimegas » 16 jan 2014, 22:58

Agora que vou voltar a fazer viagens de 145 kms Oeiras - Évora deixo aqui imagem do perfil para eventuais comentários.

Realço que só descanso quando chego a 16 kms de Évora e atinjo o ponto mais elevado da viagem nos 367,6 metros.

Ainda dizem que o Alentejo é plano :?

A linha vertical vermelha define o ponto de carga no Fórum Montijo aos 45 kms onde irei carregar a 100%.

[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-6_0O ... rofile.png[/IMG]

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 16 jan 2014, 23:29

A questão não é se é possível concretizar esse percurso. A 60 km/h não tenho qualquer dúvida que se conseguem fazer esses 100 km, mesmo com esse desnível. Se o carro fosse novo, diria que se conseguiria fazer a 80 km/h; após 3 verões, duvido muito. Numa primeira viagem experimentaria ir a 60, e depois logo via a folga com que ficava, para poder da próxima vez aumentar um pouco a média com mais confiança. Mas a 80 km/h, se for possível, é muito no limite. À que ter em atenção a pressão dos pneus, o peso e a chuva. Neste últimos tempos, com os temporais, tenho ficado claramente aquém das minhas médias.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

dgalv
Proprietário Leaf
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019

Mensagem por dgalv » 17 jan 2014, 02:16

Malm Escreveu:A questão não é se é possível concretizar esse percurso. A 60 km/h não tenho qualquer dúvida que se conseguem fazer esses 100 km, mesmo com esse desnível. Se o carro fosse novo, diria que se conseguiria fazer a 80 km/h; após 3 verões, duvido muito. Numa primeira viagem experimentaria ir a 60, e depois logo via a folga com que ficava, para poder da próxima vez aumentar um pouco a média com mais confiança. Mas a 80 km/h, se for possível, é muito no limite. À que ter em atenção a pressão dos pneus, o peso e a chuva. Neste últimos tempos, com os temporais, tenho ficado claramente aquém das minhas médias.
Malm, Montijo - Évora faz-se bem com carga a 100% e velocidades entre os 70 e os 90km/h. alerto para que a estrada entre o montijo e pegões tem o piso em mau estado e tem 15km limitados a 70km/h onde costumam estar a "fotografar" nos últimos tempos. No resto do caminho e antes de montemor, existem zonas de 70km/h onde ultimamente se "fotografa" muito. Costumo chegar a Évora com 2 barras, autonomia estimada entre os 20 e os 30kms, sem AC.

O perfil da viagem em direção a Évora é sempre a subir. A cidade está a uma altitude de aproximadamente 260mts acima do nível do mar. E nos arredores existem alguns relevos como o do perfil.

Ruimegas, cá te espero para me analisares o meu pack, uma vez que ainda não chegou o ELM...
Última edição por dgalv em 17 jan 2014, 02:20, editado 1 vez no total.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

dgalv
Proprietário Leaf

Mensagem por dgalv » 17 jan 2014, 02:19

ruimegas Escreveu:... o ponto de carga no Fórum Montijo aos 45 kms onde irei carregar a 100%.
O ponto de carga do montijo tem estado OFF. Precisei de ir a Lisboa 2x em 15 dias e tive de ir no CI...

Ainda ninguém aqui colocou que já está ON...

Se assim for, tens de considerar a hipótese de vir por almada - setúbal - évora...é mais longe, mais demorado, mas talvez mais seguro...

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 17 jan 2014, 08:12

"Malm, Montijo - Évora faz-se bem com carga a 100% e velocidades entre os 70 e os 90km/h." Exatamente o que eu disse. Se fosse novo, esse percurso fazia-se a 80 km/h. Só que o Leaf do ruimegas já não é novo. Já passou por três verões e já perdeu pelo menos, 15% da autonomia inicial (na melhor das hipóteses, pois uma barra já lá vai e a segunda deve ir embora lá para o verão). O ruimegas sabe muito bem a que velocidade tem de fazer o percurso com um Leaf novo, não sabe é como será com um Leaf português com 3 verões em cima. Quem tem os Leaf do ano passado ainda não se apercebeu bem da realidade da degradação. Em Portugal, ao fim de dois anos e meio e 50.000 km, ficam todos apenas com onze barras, ninguém escapa. Até há casos de quem já só tenha 10.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ruimegas
Gestor do Forum
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Contacto:

Mensagem por ruimegas » 17 jan 2014, 08:44

dgalv Escreveu:
ruimegas Escreveu:... o ponto de carga no Fórum Montijo aos 45 kms onde irei carregar a 100%.
O ponto de carga do montijo tem estado OFF. Precisei de ir a Lisboa 2x em 15 dias e tive de ir no CI...

Se assim for, tens de considerar a hipótese de vir por almada - setúbal - évora...é mais longe, mais demorado, mas talvez mais seguro...
Ontem telefonei para o Forum e informaram-me que o posto esta´ Ok. De qualquer forma asseguram-me sempre uma tomada schuko e como tenho o cabo com adaptador para carregar a 16 amp nao me afeta muito
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf

Mensagem por dgalv » 17 jan 2014, 10:22

ruimegas Escreveu:
dgalv Escreveu:

Ontem telefonei para o Forum e informaram-me que o posto esta´ Ok. De qualquer forma asseguram-me sempre uma tomada schuko e como tenho o cabo com adaptador para carregar a 16 amp nao me afeta muito
Assim sendo...eu schuko só de 10A...já me torna a vida mais difícil...

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”