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fabrica de baterias
Oficial
Nissan suspende investimento de 156 milhões em Portugal
Sara Piteira Mota
12/12/11 19:03
Comunidade
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Nissan suspende fábrica de baterias para carros eléctricos em Portugal
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A fábrica de baterias para carros eléctricos de Aveiro já não vai avançar, confirmou a Nissan Portugal ao Económico.
António Pereira-Joaquim, director de comunicação da Nissan Portugal, confirma ao Económico que "a administração da aliança Renault-Nissan concluiu que as quatro fábricas que estão em produção são suficientes para atingir os 1,5 milhões de carros em 2016". O responsável acrescenta que optou-se por suspender a unidade portuguesa e por manter as fábricas de baterias perto das que fabricam os carros. Foi por uma questão de localização geográfica".
O grupo privilegiou as fábricas de baterias que estivessem junto de unidades de produção de automóveis eléctricos, como as do Reino Unido (Sunderland), Japão (Vama), Estados Unidos (Smyrna) e França (Slinns).
A fábrica de baterias de iões de lítio para carros eléctricos que iam abastecer os veículos da aliança Renault Nissan foi um dos últimos investimentos estrangeiros anunciados pelo ex-primeiro-ministro José Sócrates.
A fábrica de baterias para carros eléctricos, que seria localizada em Cacia, Aveiro, representaria um investimento de 156 milhões de euros e a criação de 200 postos de trabalho. Esta unidade iria produzir 50 mil baterias de iões de lítio por ano, numa área de 20 mil metros quadrados, e forneceria o 'motor' para os carros eléctricos da aliança Renault-Nissan com uma autonomia de 160 quilómetros.
Nissan suspende investimento de 156 milhões em Portugal
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A fábrica de baterias para carros eléctricos, que seria localizada em Cacia, Aveiro, representaria um investimento de 156 milhões de euros e a criação de 200 postos de trabalho. Esta unidade iria produzir 50 mil baterias de iões de lítio por ano, numa área de 20 mil metros quadrados, e forneceria o 'motor' para os carros eléctricos da aliança Renault-Nissan com uma autonomia de 160 quilómetros.
Nissan Leaf e Tesla Model S
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Re: fabrica de baterias
Não existia um compromisso escrito entre governo e Nissan sobre a fábrica que incluia os incentivos à aquisição de veículos eletricos (5000 euros + 1500 euros).
O governo rasgou o compromisso dos incentivos até fins de 2012 e a Nissan ficou com um motivo para suspender a fábrica das baterias em Portugal.
É a qualidade dos governantes que temos....
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Re: fabrica de baterias
Por este andar ainda acabam com os postos de carregamento! Estou a estranhar o comportamento da MOBI.E aqui em Sintra.
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- Filipe
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Re: fabrica de baterias
Sempre foi e será assim, quem está dá luta feroz a quem quer estar. Exemplo atual: Lisboa ainda não tem Metropolitano no Aeroporto. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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Re: fabrica de baterias
Eu por acaso sempre estranhei que a Nissan fosse montar uma fábrica de baterias aqui, quando os Leafs europeus vão ser produzidos em Inglaterra (Sunderland), com uma outra fábrica de baterias mesmo ao lado... 

- ruimegas
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Re: fabrica de baterias
Temos de continuar unidos e a circular e a mostrar os veículos na "rua" para pelo menos sensibilizar que é possível e que é realizável "electrificar" a nossa locomoção. Não podemos baixar os braços perante a ameaça de que irão ser desactivados os postos da MOBI-E.
Se tal acontecer fazemos como fizeram com os elementos do Fórum Nova Energia que desenvolveram uma base de dados com postos "particulares" que se disponibilizaram para permitir carregamentos nos mais diversos pontos do País.
Não nos podemos deixar abater.
E para terminar disponibilizo o meu posto de carga caseiro a quem necessitar de carregar o seu VE

Se tal acontecer fazemos como fizeram com os elementos do Fórum Nova Energia que desenvolveram uma base de dados com postos "particulares" que se disponibilizaram para permitir carregamentos nos mais diversos pontos do País.
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NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
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- Malm
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Re: fabrica de baterias
Mesmo que os posto da Mobi-e passem a ser meros elementos decorativos, ainda ficam os da wattdrive nos vários centros comerciais Fórum do país (Viseu, Coimbra, ...) e se for preciso também há o meu em Tábua. Alguém sabe se irá haver alguma alteração no IA dos veículos elétricos, para 2012?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
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Re: fabrica de baterias
Ouch... mais um murro no estômago...
O argumento da aliança faz todo o sentido, só não percebo porque não fazia sentido há poucos meses atrás! Não acredito que tenha a ver com o nosso mercado interno pois esse seria sempre demasiado pequeno para a aliança, e por isso penso não ter a ver com a trapalhada dos incentivos. Será que a aliança tem menores perspectivas nas necessidades de baterias?
Espero que a EDP não deixe cair a Mobi.e, que a médio prazo poderia trazer bons lucros nos carregamentos rápidos e ao fomentar a mobilidade elétrica permitir que um considerável parque automóvel elétrico equilibre o diagrama de carga com os carregamentos noturnos.
Para mim o carregamento em casa é suficiente para o dia a dia, mas por todas as razões gostava de poder usar o meu VE para realizar deslocações maiores, e isso só é possível com postos de carga espalhados pelo país.
O argumento da aliança faz todo o sentido, só não percebo porque não fazia sentido há poucos meses atrás! Não acredito que tenha a ver com o nosso mercado interno pois esse seria sempre demasiado pequeno para a aliança, e por isso penso não ter a ver com a trapalhada dos incentivos. Será que a aliança tem menores perspectivas nas necessidades de baterias?
Espero que a EDP não deixe cair a Mobi.e, que a médio prazo poderia trazer bons lucros nos carregamentos rápidos e ao fomentar a mobilidade elétrica permitir que um considerável parque automóvel elétrico equilibre o diagrama de carga com os carregamentos noturnos.
Para mim o carregamento em casa é suficiente para o dia a dia, mas por todas as razões gostava de poder usar o meu VE para realizar deslocações maiores, e isso só é possível com postos de carga espalhados pelo país.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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