Pois é parece haver comentários de que os utilizadores gostavam de se poder ligar a qualquer tomada sem estar com preocupações de que mandam os quadros eléctricos abaixo.

Em: http://www.allcarselectric.com/blog/105 ... +Electric)
Cumprimentos
Tesla já vende o "Universal Mobile Connector" para o Roadster por 1500 USD (mais barato que o EVSE do LEAF nos EUA) aceita qualquer coisa entre 110V e 240V e tem a corrente regulável de 10A a 40A pelo utilizador.
A Nissan e os outros é que se estão a fazer esquisitos com os EVSE para poderem encher os bolsos vendendo unidades que custam 100€ por 1500€.
Nem sequer há qualquer razão de segurança porque se o utilizador for "pouco entendido em electricidade" e a instalação elétrica cumprir as normas o máximo que pode acontecer é mandar o quadro abaixo como já aconteceu com todos nós quando ligamos aparelhos demais ao mesmo tempo (aquecedores, forno, aspiradores, bombas de água, etc).
Aqui em Portugal, cada circuito com tomadas Shucko (Normais) tem que estar protegido por um pequeno disjuntor de 16A, por isso, se alguém puxar mais dispara ou o limitador de potência da EDP nos casos em que for de 15A ou o disjuntor do sub-circuito e a instalação nunca está em risco.
Depois quem carregar por aí em tomadas industrias pode por-se a puxar 30A ou 40A porque se o disjuntor não disparar é porque a instalação elétrica está preparada para fornecer essa corrente sem qualquer risco.
Agora se as instalações das casas de adobes dos idosos têm fios finíssimos e não tem disjuntor nenhum a não ser o limitador de potência da EDP e os ratos andam a roer o isolamento dos cabos, aí o problema é deles porque a sua instalação não está a cumprir os regulamentos e eles têm que chamar um eletricista para a atualizar.
Se mais nenhum fabricante quiser vender um EVSE regulável como o da Tesla, podem sempre comprar a eles e trocar a ficha da ponta por uma SAE J1772 (a que tem no LEAF para carregamento normal) porque o protocolo de comunicações do EVSE é igual uma vez que a Tesla "pressionou" a SAE para que o utilizassem sem alterações. Aliás, pelo menos já um proprietário de um Roadster substituiu a tomada no carro e no cabo por uma J1772 para carregar nos postos públicos dos EUA sem adaptadores.