Existe uma fantasia que nunca conseguí realizar...
Por exemplo, já me ocorreu mesmo após perder uma barrita de carga, entrar numa descida acentuada (como a do IC17, de Belas para a Pontinha), ir a produzir energia até lá abaixo (praí uns 2 KMs a descer...) e não conseguir recuperar a tal barra que perdí.
Será assim tão ineficiente o nosso motor, a funcionar em modo gerador ??
A recuperação de energia pelo Leaf é bastante eficiente, seguramente acima dos 80%. O problema é que para recuperar uma barra é necessária muita energia... Eu já consegui recuperar uma vez, mas foi após uma descida de 500m. Além disso, o sistema que conta a energia tem alguma hesitação na parte inicial de carga. É possível o SOC subir quase 1% sem qualquer alteração nos gids/energia armazenada. Aliás, já vi o SOC a subir e os gids a descer...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Eu recuperei duas barras na descida entre a torre e Seia. No I-MiEV é bem mais fácil recuperar uma barra, pois são dezasseis barras para apenas 16 kW. Por isso, já vi muitas vezes aparecer uma barra após uma descida. Também noto alguma renitência em começar a contar a energia armazenada, até porque quando desaparece uma barra mesmo no início da descida, ele demora sempre umas centenas de metros a recuperá-la.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Reparo que quando vou a travar em paralelo ou piso irregular a regeneração nunca é tão forte, pelo menos nunca se preenchem tantas bolas no gráfico da potência!
Tem a ver com o sistema ESP. Quase desliga a regeneração para poder ter controlo individual sobre a travagem das rodas dianteiras. Não dá para desligar e sim, é muito sensível e demora muito tempo a recuperar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
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Mais uma vez o mjr está correcto, pois nota-se perfeitamente quando vamos em ECO e passamos num buraco ou lomba ( qualquer desnível rápido ) sente-se a
a libertação da regeneração ( ao prinçípio até fiquei apreensivo, pensando ter um problema na máquina )
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019