Olá a todos, como possível interessado em evoluir para um VE a curto/médio prazo tenho algumas questões a colocar.
Primeiro tomando por base o meu Prius e a informação que obtenho através do OBD2
Decidi levar o carro aos extremos para confirmar algumas coisas, o SOC trabalha entre os 38% e os 79% mais decima menos decima
Não consigo reduzir as fotos... alguem me ajude sff.
Aqui quando totalizei o carregamento das baterias na descida do IP5
[IMG]http://prius-pt.com/cafe/cfs-filesystem ... 100857.jpg[/IMG]
Voltagens do pack
[IMG]http://prius-pt.com/cafe/cfs-filesystem ... 100939.jpg[/IMG]
Depois de rolar mais alguns quilometros,
[IMG]http://prius-pt.com/cafe/cfs-filesystem ... 101829.jpg[/IMG]
Agora as questões...
Qual o max em Amp que os vossos VE puxam do pack de baterias??? o meu de acordo com o programa puxou no max 108.5A parece-me muito...
Depois da descida em que se regenerou a bateria desde o seu min 38% até ao max 79.6% o pack aqueceu significativamente secção mais quente 45.7º e secção mais fresca 39.8º e mesmo passados uns km a temperatura estabilizou perto dos 40º ... ora isto é inverno no verão deve ser lindo.
Qual a temp máxima que os vossos VE atingem. num VE qual o intervalo recomendado de temperatura para o pack de baterias? a partir de que temperatura já estamos a derreter células???
Salvo erro era o malm que referia que para a próxima prefere descer a Serra da Estrela a queimar borracha em detrimento da regeneração...

Baterias, voltagens e temperaturas
- Malm
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Re: Baterias, voltagens e temperaturas
No verão, com o pack já a 40º C, que na subida já aqueceu para esses valores, sim, prefiro vir a queimar borracha. De inverno, com temperaturas negativas na serra, talvez o deixe regenerar, dependendo da temperatura a que o pack estiver.
Podes ver no meu diário de bordo, ontem chegou quase aos 170A
Ainda não tinha o Canion no verão, mas já tive sensores a 37º C, na última viagem a São Martinho. No verão, devo ter sensores a 50º C.
Podes ver no meu diário de bordo, ontem chegou quase aos 170A
Ainda não tinha o Canion no verão, mas já tive sensores a 37º C, na última viagem a São Martinho. No verão, devo ter sensores a 50º C.
Última edição por Malm em 25 nov 2013, 19:29, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Re: Baterias, voltagens e temperaturas
Esse prius não tem baterias de lítio pois não?
Sendo a química diferente as temperaturas de referencia tb devem diferentes...
Sendo a química diferente as temperaturas de referencia tb devem diferentes...
- psi20
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Re: Baterias, voltagens e temperaturas
não as baterias salvo erro são nimhvgomes Escreveu:Esse prius não tem baterias de lítio pois não?
Sendo a química diferente as temperaturas de referencia tb devem diferentes...
- mjr
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Re: Baterias, voltagens e temperaturas
Já vi mais de 250A no meu Leaf... Mas 250A no pack do Leaf são muito mais benignos do que 100A no pack do Prius pois a capacidade do pack do Prius é muito menor do que a do Leaf (20 vezes menos?).
O pack do Leaf em condução normal pouco aquece, mais uma vez porque a dimensão do pack é relativamente grande em relação À descarga. O Pack do Prius pode ser descarregado em poucos minutos, enquanto o do Leaf no mínimo demora 15 minutos e isso se for a subir um monte com muitos km de altitude que o obrigue estar continuamente a fornecer os 80kW.
O pack do Leaf em condução normal pouco aquece, mais uma vez porque a dimensão do pack é relativamente grande em relação À descarga. O Pack do Prius pode ser descarregado em poucos minutos, enquanto o do Leaf no mínimo demora 15 minutos e isso se for a subir um monte com muitos km de altitude que o obrigue estar continuamente a fornecer os 80kW.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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- psi20
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Re: Baterias, voltagens e temperaturas
pelo que consigo encontrar o prius de 3ª geração possui um pack com 6.5Ahmjr Escreveu:Já vi mais de 250A no meu Leaf... Mas 250A no pack do Leaf são muito mais benignos do que 100A no pack do Prius pois a capacidade do pack do Prius é muito menor do que a do Leaf (20 vezes menos?).
O pack do Leaf em condução normal pouco aquece, mais uma vez porque a dimensão do pack é relativamente grande em relação À descarga. O Pack do Prius pode ser descarregado em poucos minutos, enquanto o do Leaf no mínimo demora 15 minutos e isso se for a subir um monte com muitos km de altitude que o obrigue estar continuamente a fornecer os 80kW.
- mjr
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Re: Baterias, voltagens e temperaturas
Prius: 100A/6,5Ah = 15
Leaf: 250A/66Ah = 3,8
Completamente diferente...
Leaf: 250A/66Ah = 3,8
Completamente diferente...
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