A marca americana apresentou um concept com autonomia para 1000km que recorre a uma nova fonte de energia para poupar quatro toneladas anuais de gases nocivos para a atmosfera.
A Ford anuncia este modelo C-Max Solar Energi Concept como o primeiro carro movido a energia solar totalmente autónomo que não tem necessidade de Plug-in para ser recarregado, como os veículos elétricos. Para isso a marca substituiu o teto do carro por um painel solar que ocupa toda esta extensão com recurso a novas tecnologias de absorção dos raios solares.
O novo carro solar da Ford será apresentado na CES, a maior feira mundial de inovações tecnológicas para particulares, que todos os anos decorre em Las Vegas. A marca americana informou que este carro permite poupar cerca de quatro toneladas de gases prejudiciais à camada do ozono todos os anos e que se trata de um passo importante para a marca na busca de novos veículos de emissões reduzidas. A marca tem já vários modelos movidos a energia elétrica, que na totalidade alcançaram em 2013 vendas recordes de 85.000 unidades em todo o mundo.
O novo C-Max Solar Energi Concept recorre a um novo sistema para potenciar a capacidade de absorção de energia solar do veículo, recorrendo a um concentrador especial para armazenar energia que funciona como um espelho e que aumenta a receção de energia pelos painéis solares instalados no topo do veículo. O projeto do carro solar foi feito em colaboração com a SunPower, parceira da Ford que forneceu células fotovoltaicas de alta performance para potenciar as capacidades de absorção do carro. Depois de resolver o problema da amplitude de energia recebida a Ford preocupou-se em diminuir o tempo que levava a armazenar esta energia. Para esta questão a resposta veio do Instituto de Tecnologia da Georgia, que forneceu os espelhos ampliadores acima referidos. Esta tecnologia, anuncia a Ford, consegue não só absorver até 8 vezes mais energia, mas também e capaz de acompanhar o movimento do sol na atmosfera para potenciar as capacidades do sistema.
Com carga total o Ford C-Max Solar Energi Concept tem autonomia para praticamente 1000 km, tanto como os modelos elétricos já comercializados pela marca. Apesar das suas superiores capacidades de absorção de raios solares, este modelo amigo do ambiente também conta com uma entrada para carregamento de energia com recurso a outras fontes. Mas a Ford calcula que este carro consiga fazer até 75% de todos os percursos recorrendo somente a energia solar, o que poderá ser um importante trunfo para a implementação destes novos carros nos locais com fraca implementação de postos de abastecimento elétrico.
http://turbo.sapo.pt/ultimas/artigo/for ... 10347.html

Ford apresenta C-Max movido a energia solar
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Ford apresenta C-Max movido a energia solar
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Ford apresenta C-Max movido a energia solar
O concentrador de energia é externo ao carro ou está embutido nos painéis?
Re: Ford apresenta C-Max movido a energia solar
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: Ford apresenta C-Max movido a energia solar
Interessante, já tinha pensado num sistema de espelhos que todos a apontar para o mesmo painel multiplicavam a energia, mas este usa uma aera grande de mozaicos de acrilico que ficar por cima do carro (em vez de sombra) e fazem efeito de lente para multiplicar o sol que chega ao tejadilho do carro, e o carro vai andando lentamente conforme o sol vai mundando ao longo do dia para o feixe concentrado estar sempre em cima dos painéis do carro...
Mas no verão deve aquecer mais o interior do carro, e as lentes de acrilico que dizem ser de baixo custo, com o tempo devem ir perdendo a transparência... claro que os paineis que recebem o sol têm que aguentar mais que o normal e também devem envelhecer mais rápidamente... mas parece interessante
http://www.youtube.com/watch?v=x7FrtDMeZkM
Em relação aos 1000km de autonomia é marketing, pois são 30 com eletrecidade e o resto a combustivel...
Mas no verão deve aquecer mais o interior do carro, e as lentes de acrilico que dizem ser de baixo custo, com o tempo devem ir perdendo a transparência... claro que os paineis que recebem o sol têm que aguentar mais que o normal e também devem envelhecer mais rápidamente... mas parece interessante
http://www.youtube.com/watch?v=x7FrtDMeZkM
Em relação aos 1000km de autonomia é marketing, pois são 30 com eletrecidade e o resto a combustivel...
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3092
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Ford apresenta C-Max movido a energia solar
Acho que não vai convencer muita gente 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019