
Importar um VE
- BrunoAlves
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Importar um VE
Olá a tod@s
Depois de pegar no Excel e fazer contas, chego à conclusão que posso e devo trocar o meu Clio comercial por um VE. Não é para mim, é para a "Maria" que faz todos os dias 60km para o trabalho. Gosto mais da estética do Zoe mas pelo que tenho lido o Leaf será melhor alternativa. Pedi test drive a ambas as máquinas, quando isso acontecer devo esclarecer a parte subjectiva da questão. Para já, o Leaf leva vantagem.
Infelizmente o preço em novo de qualquer dos carros é completamente proibitivo para a nossa carteira e por isso, após alguma investigação, estamos mais ou menos decididos a importar um.
Tenho lido bastante este fórum e não só, tenho pesquisado vários sites de vários países e aí sim, sempre se encontram negócios mais interessant€s.
Depois de ver a reportagem da Sic Notícias e a entrevista ao Sr. Orlando Pereira (é o membro Orlando aqui do fórum?), decidi registar-me aqui para recolher experiências de outros utilizadores que tenham optado pela importação, sobretudo os seguintes pontos:
- de que país importaram?
- idade e kms?
- como é que se processa a garantia, na eventual hipótese de ser necessário activá-la?
- trataram de tudo pessoalmente ou recorreram a outras pessoas/empresas?
Como não tenho pressa na troca (o Clio nunca me deu grandes chatices e funciona bastante bem), estou apostado em fazer a melhor compra possível, sobretudo ponderada e informada.
Obrigado
Depois de pegar no Excel e fazer contas, chego à conclusão que posso e devo trocar o meu Clio comercial por um VE. Não é para mim, é para a "Maria" que faz todos os dias 60km para o trabalho. Gosto mais da estética do Zoe mas pelo que tenho lido o Leaf será melhor alternativa. Pedi test drive a ambas as máquinas, quando isso acontecer devo esclarecer a parte subjectiva da questão. Para já, o Leaf leva vantagem.
Infelizmente o preço em novo de qualquer dos carros é completamente proibitivo para a nossa carteira e por isso, após alguma investigação, estamos mais ou menos decididos a importar um.
Tenho lido bastante este fórum e não só, tenho pesquisado vários sites de vários países e aí sim, sempre se encontram negócios mais interessant€s.
Depois de ver a reportagem da Sic Notícias e a entrevista ao Sr. Orlando Pereira (é o membro Orlando aqui do fórum?), decidi registar-me aqui para recolher experiências de outros utilizadores que tenham optado pela importação, sobretudo os seguintes pontos:
- de que país importaram?
- idade e kms?
- como é que se processa a garantia, na eventual hipótese de ser necessário activá-la?
- trataram de tudo pessoalmente ou recorreram a outras pessoas/empresas?
Como não tenho pressa na troca (o Clio nunca me deu grandes chatices e funciona bastante bem), estou apostado em fazer a melhor compra possível, sobretudo ponderada e informada.
Obrigado
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Importar um VE
Bem vindo,
Sim, o Orlando da entrevista é o mesmo do fórum. Eu optei por lhe comprar a ele pois como utilizador de electricos ele sabe o que é bom. Por norma seria melhor importar de países/cidades frias por causa da bateria mas não quer dizer que os outros sejam piores e o Orlando trata disso à confiança.
No meu caso tinha menos de 6000km e 1 ano, mas nada melhor do que falar directamente com o próprio e expor as condições.
A garantia é igual, se for necessário é ir a uma oficina da marca e eles lá se entendem (foi o que entendi num contacto com a nissan).
Sim, o Orlando da entrevista é o mesmo do fórum. Eu optei por lhe comprar a ele pois como utilizador de electricos ele sabe o que é bom. Por norma seria melhor importar de países/cidades frias por causa da bateria mas não quer dizer que os outros sejam piores e o Orlando trata disso à confiança.
No meu caso tinha menos de 6000km e 1 ano, mas nada melhor do que falar directamente com o próprio e expor as condições.
A garantia é igual, se for necessário é ir a uma oficina da marca e eles lá se entendem (foi o que entendi num contacto com a nissan).
- BrunoAlves
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Re: Importar um VE
Boa tarde.
Tenho lido mais umas coisas (aliás, tenho lido até não poder mais) e a informação realmente existe em grande quantidade.
Queria agradecer ao membro "jasmim" que me aturou numa longa conversa telefónica e onde me esclareceu imenso (e não só sobre o processo de importação). Bem haja
Agora vou continuar a escavacar a internet à procura de negócios int€r€ssant€s, enquanto espero pelos test drive para sentir os "bichos".
Tenho lido mais umas coisas (aliás, tenho lido até não poder mais) e a informação realmente existe em grande quantidade.
Queria agradecer ao membro "jasmim" que me aturou numa longa conversa telefónica e onde me esclareceu imenso (e não só sobre o processo de importação). Bem haja

Agora vou continuar a escavacar a internet à procura de negócios int€r€ssant€s, enquanto espero pelos test drive para sentir os "bichos".
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Re: Importar um VE
Viva.
É fundamental entrar nesse cálculo a comparação do valor de aquisição de ambas as viaturas, com condições semelhantes: mesmos km e mesma idade, e depois analisar o seu preço de revenda, no tempo de posse estimado da viatura.
Nota que o VE tenderá a perder capacidade de carga da bateria (continua a ler o forum) e será necessário trocá-la algures no tempo.
Mais outra nota: o custo de 2€/100km só é possível obter com carregamentos noturnos com tarifa bihorária. Existe essa possibilidade? E de carregar em garagem?
É fundamental entrar nesse cálculo a comparação do valor de aquisição de ambas as viaturas, com condições semelhantes: mesmos km e mesma idade, e depois analisar o seu preço de revenda, no tempo de posse estimado da viatura.
Nota que o VE tenderá a perder capacidade de carga da bateria (continua a ler o forum) e será necessário trocá-la algures no tempo.
Mais outra nota: o custo de 2€/100km só é possível obter com carregamentos noturnos com tarifa bihorária. Existe essa possibilidade? E de carregar em garagem?
- BrunoAlves
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Re: Importar um VE
Bom dia.
Claro que os VE vêm cheios de mariquices tecnológicas que a minha carrinha nem sonha que existem e por isso a comparação não é completamente justa. Mas a minha carrinha faz > 800km com um depósito
Ou seja, só estou a olhar para os custos de propriedade, e esses são interessantes a longo prazo, mesmo que tenha de trocar as baterias. Os custos de aquisição ainda não me parecem interessantes de analisar
)
Ainda que tenha lido já por aqui que por causa da temperatura do pack, carregar na rua possa até ser melhor.
Não entra e é propositado. Eu nunca comprei um ICE (nunca comprei novo) por um valor tão alto como o que me proponho a gastar num VE também usado e, neste mercado, conseguem-se negócios bestiais. Um exemplo rápido: o meu carro de família é uma carrinha Kia Ceed SW, que me custou 11.000€ com 3 anos e ~~58k km. Era um salvado sem praticamente nada estragado (roubo), gastei mais 1000€ depois da compra e estava "nova". Para os Leaf que andei a ver lá fora, preciso de encontrar uma desvalorização de quase 50% para o meu limite de ~~18.000EUR e para um carro com os mesmos 3 anos (ou menos para ser um mk2 --> obrigado jasmim). Em cima disto preciso de gastar ~~2000€ mais (importação e wallmount pelo menos).jrochate Escreveu: É fundamental entrar nesse cálculo a comparação do valor de aquisição de ambas as viaturas, com condições semelhantes: mesmos km e mesma idade, e depois analisar o seu preço de revenda, no tempo de posse estimado da viatura.
Claro que os VE vêm cheios de mariquices tecnológicas que a minha carrinha nem sonha que existem e por isso a comparação não é completamente justa. Mas a minha carrinha faz > 800km com um depósito

Ou seja, só estou a olhar para os custos de propriedade, e esses são interessantes a longo prazo, mesmo que tenha de trocar as baterias. Os custos de aquisição ainda não me parecem interessantes de analisar

Sim, já interiorizei essa despesa adicional. A minha expectativa é que, quando essa troca for necessária, já exista uma tecnologia diferente nas baterias e que a troca possa ser feita para essas (o que também me parece pouco provável mas sonhar ainda é de borlajrochate Escreveu: Nota que o VE tenderá a perder capacidade de carga da bateria (continua a ler o forum) e será necessário trocá-la algures no tempo.

Sim e sim. http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=29&t=5103jrochate Escreveu:Mais outra nota: o custo de 2€/100km só é possível obter com carregamentos noturnos com tarifa bihorária. Existe essa possibilidade? E de carregar em garagem?
Ainda que tenha lido já por aqui que por causa da temperatura do pack, carregar na rua possa até ser melhor.
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- VETL
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Re: Importar um VE
Não percebi isto:
Também não percebi de onde vem o preço da bateria da Nissan que está no post inicial deste tópico.margarett Escreveu:...Em cima disto preciso de gastar ~~2000€ mais (importação e wallmount pelo menos)...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: Importar um VE
Deve ser isto:VETL Escreveu:Não percebi isto:Também não percebi de onde vem o preço da bateria da Nissan que está no post inicial deste tópico.margarett Escreveu:...Em cima disto preciso de gastar ~~2000€ mais (importação e wallmount pelo menos)...
- 2000 = wallbox para 16A ou 32 A (~1000 eur) + lucro do importador (~1000 eur).
Não há wallbox de borla nem importadores que façam todo o trabalho de prospeção, aquisição, legalização e venda, sem cobrar

- preço das baterias: diferença de custo entre viaturas usadas com custo da bateria incluída no preço ou custo da bateria em regime de aluguer
Ele só quis analisar em quantos anos tinha o retorno de adquirir o VE sem aluguer de bateria.
Agora eu:
Não percebi isto... Eu sei que tem uma cara a rir no final, mas não chego lá.margarett Escreveu:Os custos de aquisição ainda não me parecem interessantes de analisar
Não parecem interessantes de analisar, como assim? É preferível ignorar o facto, do que o justificar?
Para mim faz-me mais sentido admitir o seguinte, e depois justificar:
- O custo de aquisição e posterior venda num ICE é mais vantajoso do que um VE. O exemplo da KIA Ceed é disso espelho.
Porém... Estou disposto a perder esse dinheiro em troca de uma mobilidade limpa, sem emissões, sem ruído, antecipando já o futuro que se avizinha.
O prazer de condução de um VE é apenas explicável quando se anda num, e isso justifica perder N nas compra/venda.
Para quem entrou com contas ao detalhe, não pode ignorar a amortização ao longo do tempo de vida.

- BrunoAlves
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Re: Importar um VE
É como disse o jrochate: wallmount + despesas de importação e legalização e trabalho do importador (ainda que os valores podem não ser exactamente aqueles, mas deve ser por aí, e depende também do tipo de wallmount que escolher). Foi um valor que estimei, pode ser mais ou pode ser (pouco) menosVETL Escreveu:Não percebi isto:margarett Escreveu:...Em cima disto preciso de gastar ~~2000€ mais (importação e wallmount pelo menos)...
É +- a diferença do preço em novo. Mas também já apanhei por aqui o preço das baterias (peço desculpa, li tantos tópicos aqui recentemente que não consigo apanhar em qual foi) e era 5000 + IVA (e sim, eu sei que é superior ao valor que eu indiquei)VETL Escreveu:Também não percebi de onde vem o preço da bateria da Nissan que está no post inicial deste tópico.
@jrochate, a sua explicação caracteriza bem a minha análise à "coisa". Tentei expor os meus argumentos de uma forma mais descontraída mas se calhar a mensagem não passou.
Não é ignorar mas sim, há uma parte de mim que está disponível para gastar dinheiro que sei que dificilmente terá retorno. Terá a ver com as razões que indica, sim.jrochate Escreveu:Não percebi isto... Eu sei que tem uma cara a rir no final, mas não chego lá.VETL Escreveu:Não percebi isto:margarett Escreveu:Os custos de aquisição ainda não me parecem interessantes de analisar
Não parecem interessantes de analisar, como assim? É preferível ignorar o facto, do que o justificar?
Nunca fiz essas contas nos carros que comprei (também não foram assim tantosjrochate Escreveu:Para quem entrou com contas ao detalhe, não pode ignorar a amortização ao longo do tempo de vida.


Isto para dizer que dou muito mais importância aos custos do dia a dia do que ao custo de aquisição e posterior desvalorização.
O outro motivo que me leva a dar mais importância aos custos do dia a dia é que eu, efectivamente, não preciso de trocar de carro. Gostava de ter um VE sim (ainda falta conduzi-los), julgo que é uma excelente solução para segundo carro (e o percurso diário da minha esposa é fantástico) e poupar algum dinheiro mensalmente, dou importância às questões ambientais mas, *objectivamente*, não preciso de trocar de carro.
Daí também que não tenha pressa nenhuma. Estou interessado, estou "no mercado", mas sem pressão

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- VETL
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Re: Importar um VE
Eu considero um erro gritante gastar rios de dinheiro numa wallbox.
Mesmo para quem pode, acho um erro.
Ainda se dessem para regular a potência, tudo bem. Mas uma parte delas nem isso faz.
Para mim a única coisa que faz sentido é um EVSE regulável.
Um equipamento único que faz tudo e que serve em qualquer lugar...
Mesmo para quem pode, acho um erro.
Ainda se dessem para regular a potência, tudo bem. Mas uma parte delas nem isso faz.
Para mim a única coisa que faz sentido é um EVSE regulável.
Um equipamento único que faz tudo e que serve em qualquer lugar...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: Importar um VE
Sim, entretanto já me deram umas dicas de uns EVSE reguláveis que podem vir a ser eleitos 

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