Problemas...

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Responder
Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 01:33
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Problemas...

Mensagem por batalha »

Ando a seguir este tópico no mynissanleaf.com e já é o segundo caso (relatado) em que, sem razão aparente o Leaf fica sem bateria :shock: a ser assim, 2 casos em 100 carros (+/-?acho?) não é desprezível.

Que acham?

http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... 6&start=50
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 22:39
Data de Aquisicao: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Problemas...

Mensagem por ruimegas »

Já tinha lido... e em 200 carros que há nos EUA corresponde a 1%.

Acho uma média de problemas aceitável se detectado e corrigido não irá ter grande significado, ainda por cima com todas as garantias asseguradas.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Problemas...

Mensagem por mjr »

Além de que parece ser uma combinação de 2 factores:

- carga a 80%
- Temperaturas muito baixas (<0ºC)

A carga a 80% não permite uma igualização das cargas das baterias, pelo que basta uma célula estar a chegar ao limiar de carga mínima para desligar o veículo. As temperaturas baixas exacerbam o problema por baixarem a tensão à saída das células. Acho que a lição a tirar é que, a não ser que o percurso seja de facto muito curto (60km), durante o Inverno é melhor carregar a 100% mesmo que em princípio haja alguma folga de carga. Aqui no litoral não sei se as temperaturas baixaram o suficiente para levantar problemas, especialmente para quem guarda o carro em garagens subterrâneas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 05 jan 2011, 23:44
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Problemas...

Mensagem por mikexilva »

Pois ;) quem usa garagens subterraneas ainda tira partido de mais uma energia renovavel - a geotermica - que mantem o carro a uma temperatura estavel :)
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 22:39
Data de Aquisicao: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Problemas...

Mensagem por ruimegas »

mjr Escreveu:Além de que parece ser uma combinação de 2 factores:

- carga a 80%
- Temperaturas muito baixas (<0ºC)

A carga a 80% não permite uma igualização das cargas das baterias, pelo que basta uma célula estar a chegar ao limiar de carga mínima para desligar o veículo. As temperaturas baixas exacerbam o problema por baixarem a tensão à saída das células. Acho que a lição a tirar é que, a não ser que o percurso seja de facto muito curto (60km), durante o Inverno é melhor carregar a 100% mesmo que em princípio haja alguma folga de carga. Aqui no litoral não sei se as temperaturas baixaram o suficiente para levantar problemas, especialmente para quem guarda o carro em garagens subterrâneas.

Antes seja esse o problema :)
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”