
SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info relevant
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info relevant
[img]http://i1030.photobucket.com/albums/y36 ... gdpizo.jpg[/img]
[img]http://i1030.photobucket.com/albums/y36 ... xpxzon.jpg[/img]
[img]http://i1030.photobucket.com/albums/y36 ... nmghmv.jpg[/img]
[img]http://i1030.photobucket.com/albums/y36 ... drweiw.jpg[/img]
[img]http://i1030.photobucket.com/albums/y36 ... xpxzon.jpg[/img]
[img]http://i1030.photobucket.com/albums/y36 ... nmghmv.jpg[/img]
[img]http://i1030.photobucket.com/albums/y36 ... drweiw.jpg[/img]
Última edição por RNM em 02 out 2016, 13:02, editado 1 vez no total.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele
Boa partilha RNM.
rdias, não deves ter visto com atenção. Eu diria antes temperatura, SOC máximo, DOD. O efeito do SOC máximo é muito claro, especialmente acima de 4,10V. Cuidado com as range charges no Model S/X. O efeito do DOD é diminuto quando o SOC máximo é de 90% ou menos.
rdias, não deves ter visto com atenção. Eu diria antes temperatura, SOC máximo, DOD. O efeito do SOC máximo é muito claro, especialmente acima de 4,10V. Cuidado com as range charges no Model S/X. O efeito do DOD é diminuto quando o SOC máximo é de 90% ou menos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele
As celulas do leaf a 100% estão com que voltagem?mjr Escreveu:Boa partilha RNM.
rdias, não deves ter visto com atenção. Eu diria antes temperatura, SOC máximo, DOD. O efeito do SOC máximo é muito claro, especialmente acima de 4,10V. Cuidado com as range charges no Model S/X. O efeito do DOD é diminuto quando o SOC máximo é de 90% ou menos.
No clone ficam a 4.1
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele
Para um taxista: Ciclos, ciclos, ciclos...
ICEMAN, está na imagem, 4.2V.
Atenção: a info dos gráficos é relevante para baterias NMC, logo não é particularmente relevante para LMO da Nissan e/ou clones
ICEMAN, está na imagem, 4.2V.
Atenção: a info dos gráficos é relevante para baterias NMC, logo não é particularmente relevante para LMO da Nissan e/ou clones
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele
4,11 no mk1, 4,12 no mk2. Não sei no de 30kW.h, deve ser igual. Mas a química é diferente desta (Li-Co vs LiMn).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele
4.125 no mk2, 396V no packmjr Escreveu:4,11 no mk1, 4,12 no mk2. Não sei no de 30kW.h, deve ser igual. Mas a química é diferente desta (Li-Co vs LiMn).
As quimicas acima são NMC, não LCO
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele
OK, tens razão, a 26F é NMC. Então será mais comparável à química do de 30kW.h, até porque o joelho acontece mais pelos 3,4V tal como no de 30kW.h:

Também explica porque razão a Nissan dá 8 anos de garantia. A 40C, sem ciclos, a degradação chega aos 70% em 14 anos.

Também explica porque razão a Nissan dá 8 anos de garantia. A 40C, sem ciclos, a degradação chega aos 70% em 14 anos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele
Joelho pelos 3.4V? Tens mais info/links sobre isso?mjr Escreveu:OK, tens razão, a 26F é NMC. Então será mais comparável à química do de 30kW.h, até porque o joelho acontece mais pelos 3,4V tal como no de 30kW.h:
Também explica porque razão a Nissan dá 8 anos de garantia. A 40C, sem ciclos, a degradação chega aos 70% em 14 anos.
Joelho a tensão diferente = química diferente (não basta trocar o electrólito)
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele
Vê os DBs do VETL e do FullElectric com o Leaf de 30kW.h. Tem SOCs de 20% com tensões abaixo dos 3,5V, completamente diferente dos de 24kW.h. Não tenho gráficos de descarga das células nem um Leaf de 30kW.h para testar, mas bate certo com este gráfico de descarga da 26F.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele
Sim, o joelho é claramente a tensões diferentes.RNM Escreveu:...Joelho pelos 3.4V? Tens mais info/links sobre isso?
Se eu conseguisse ligar o LeafSpy no de 30kWh com o carro a carregar como faz naturalmente o meu mk1, já cá tinha posto um gráfico, não de descarga (porque não consigo consumos constantes a andar) mas de carga...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt