
Primeiro EV - o que comprar?
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Primeiro EV - o que comprar?
Olá.
Estou a ponderar comprar um EV como segundo carro para fazer o dia a dia entre trabalho e casa.
Entre os topicos que li neste (e outros) forum, e das breves conversas que tive com vendedores das nissan e renault, percebo que ha diferentes capacidades de baterias e que esta determina qts km se consegue fazer com uma carga completa.
Tambem entendi que "a" preocupaçao com os EVs é a durabilidade da bateria. Do que entendi, mais importante que o numero de kms feitos, o estilo de conduçao e o proprio clima têm o maior impaco na longevidade da dita bateria.
Por ultimo, constatei tb que em Portugal o mercado de EVs usados ainda é reduzido.
Isto resume o que aprendi sobre o assunto nos ultimos dias. (Obrigado por partilharem!)
Portanto, voltando à questao, o meu objectivo é vender o "segundo" carro que tenho atualmente, que é de dois lugares, e comprar um onde caiba a famiia toda.
O carro anda (e o seu substituto vai continuar a andar) poucos km por dia - cerca de 15km, 5 dias por semana.
Contas redondas, cerca de 4 000 km por ano. Se falar-mos em euros, sao aproximadamente 500€ por ano em combustivel.
A minha motivaçao e criterio para escolher uma opção é extritamente economica. Desde que tenha 4 portas e la caibam 4 pessoas, o tamanho e potencia do carro sao irrelevantes.
Portanto, ou gasto cerca de 5/6k e compro um corsa/peugot/citroen/kia e continuo a gastar dinheiro em combustivel todos os meses e a estoirar dinheiro em revisoes e mudança de filtros e sabe deus o que mais, ou compro um eletrico.
Dito assim parece uma escolha obvia, mas um EV usado, dos mais pequeninos e modestos, nao me custara nunca menos do que 10/12k (acho eu) e teria que ter ja uns qts anos nas rodas.
Visto que a bateria degrada com o tempo e utilizaçao, será que a bateria de um EV usado (de 2011 por exemplo) teria "pernas" para fazer mais uns valentes anos? Os suficientes para justificar investir substancialmente mais no imediato?
Cumps,
Alberto
Estou a ponderar comprar um EV como segundo carro para fazer o dia a dia entre trabalho e casa.
Entre os topicos que li neste (e outros) forum, e das breves conversas que tive com vendedores das nissan e renault, percebo que ha diferentes capacidades de baterias e que esta determina qts km se consegue fazer com uma carga completa.
Tambem entendi que "a" preocupaçao com os EVs é a durabilidade da bateria. Do que entendi, mais importante que o numero de kms feitos, o estilo de conduçao e o proprio clima têm o maior impaco na longevidade da dita bateria.
Por ultimo, constatei tb que em Portugal o mercado de EVs usados ainda é reduzido.
Isto resume o que aprendi sobre o assunto nos ultimos dias. (Obrigado por partilharem!)
Portanto, voltando à questao, o meu objectivo é vender o "segundo" carro que tenho atualmente, que é de dois lugares, e comprar um onde caiba a famiia toda.
O carro anda (e o seu substituto vai continuar a andar) poucos km por dia - cerca de 15km, 5 dias por semana.
Contas redondas, cerca de 4 000 km por ano. Se falar-mos em euros, sao aproximadamente 500€ por ano em combustivel.
A minha motivaçao e criterio para escolher uma opção é extritamente economica. Desde que tenha 4 portas e la caibam 4 pessoas, o tamanho e potencia do carro sao irrelevantes.
Portanto, ou gasto cerca de 5/6k e compro um corsa/peugot/citroen/kia e continuo a gastar dinheiro em combustivel todos os meses e a estoirar dinheiro em revisoes e mudança de filtros e sabe deus o que mais, ou compro um eletrico.
Dito assim parece uma escolha obvia, mas um EV usado, dos mais pequeninos e modestos, nao me custara nunca menos do que 10/12k (acho eu) e teria que ter ja uns qts anos nas rodas.
Visto que a bateria degrada com o tempo e utilizaçao, será que a bateria de um EV usado (de 2011 por exemplo) teria "pernas" para fazer mais uns valentes anos? Os suficientes para justificar investir substancialmente mais no imediato?
Cumps,
Alberto
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Re: Primeiro EV - o que comprar?
E quantos Kms faz o "primeiro carro"?
- BrunoAlves
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Re: Primeiro EV - o que comprar?
Fazes-me lembrar eu, mas os meus (da patroa, aliás) são muitos mais.
viewtopic.php?f=8&t=5102
A degradação é inevitável mas, para esses kms, qualquer VE dá. Literalmente qualquer um, até uma bicicleta
O "problema" do VE é que rapidamente deixa de ser o segundo carro e passa a ser o primeiro, o segundo, o terceiro, ...., e o ICE fica lá relegado para um canto
A solução para ti é um clone importado. Contacta o Jasmim e o Orlando e sê feliz
edit: pergunta muito importante: consegues carregar em casa? (isto é, tens garagem/lugar de estacionamento?)
viewtopic.php?f=8&t=5102
A degradação é inevitável mas, para esses kms, qualquer VE dá. Literalmente qualquer um, até uma bicicleta

O "problema" do VE é que rapidamente deixa de ser o segundo carro e passa a ser o primeiro, o segundo, o terceiro, ...., e o ICE fica lá relegado para um canto

A solução para ti é um clone importado. Contacta o Jasmim e o Orlando e sê feliz

edit: pergunta muito importante: consegues carregar em casa? (isto é, tens garagem/lugar de estacionamento?)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rnlcarlov
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Re: Primeiro EV - o que comprar?
Olha que essa do segundo carro para fazer apenas umas voltinhas rapidamente se torna no carro para fazer quase tudo, e fica o de combustão a fazers uns quilómetrozitos. Vai ver...
De qualquer forma, para o uso que pretende dar, um clone (Citroen C-zero/Peugeot Ion/Mitsubishi Imiev) parece-me a escolha acertada, sobretudo importando usado de França. Temos por cá dois importadores de serviço para simplificar a coisa, o Orlando e o Jasmim.
O valor de um clone usado deve andar à volta dos 10/11k, e cumpre os requisitos que pretende. Tem 4 lugares, autonomia para 100/120 km e tem um óptimo perfil para carro de cidade (facilidade de estacionamento, p. ex.)
Em relação à bateria, se arranjar um carro com poucos km é provável que ela esteja ainda em boas condições. Eu tenho um carro de 2011 com 20000km e sei que a bateria já tem alguma degradação (é como a morte e os impostos), mas ainda tenho a autonomia de um novo. Desde que se faça uma boa gestão da bateria, incluindo um truque de mandar ar condicionado para refrigerar baterias quando estas aquecem muito, tem aí carro para vários anos.
Com a rede mais alargada de PCRs, vai ver que até dá para mais uns bons passeios. Não é muito complicado ir ao Algarve nestes carros, por exemplo. Ou a Coimbra/Aveiro. Já o fiz em condições menos favoráveis e agora ainda mais fácil é.

De qualquer forma, para o uso que pretende dar, um clone (Citroen C-zero/Peugeot Ion/Mitsubishi Imiev) parece-me a escolha acertada, sobretudo importando usado de França. Temos por cá dois importadores de serviço para simplificar a coisa, o Orlando e o Jasmim.
O valor de um clone usado deve andar à volta dos 10/11k, e cumpre os requisitos que pretende. Tem 4 lugares, autonomia para 100/120 km e tem um óptimo perfil para carro de cidade (facilidade de estacionamento, p. ex.)
Em relação à bateria, se arranjar um carro com poucos km é provável que ela esteja ainda em boas condições. Eu tenho um carro de 2011 com 20000km e sei que a bateria já tem alguma degradação (é como a morte e os impostos), mas ainda tenho a autonomia de um novo. Desde que se faça uma boa gestão da bateria, incluindo um truque de mandar ar condicionado para refrigerar baterias quando estas aquecem muito, tem aí carro para vários anos.
Com a rede mais alargada de PCRs, vai ver que até dá para mais uns bons passeios. Não é muito complicado ir ao Algarve nestes carros, por exemplo. Ou a Coimbra/Aveiro. Já o fiz em condições menos favoráveis e agora ainda mais fácil é.
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Re: Primeiro EV - o que comprar?
Do ponte de vista enconomico dificilmente compensará comprar um eletrico ,pois ainda são caros.
Se poder colocar o eletrico no lugar do que faz mais kms melhor
Se poder colocar o eletrico no lugar do que faz mais kms melhor

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Re: Primeiro EV - o que comprar?
Obrigado pelas respostas.
@mafgod
10 000 km p/ ano
@BrunoAlves
Sim, tenho garagem onde posso carregar
Pois tendo um EV compreendo que rapidamente se lhe de preferência, mas ambos os carros são, e serão, usados todos os dias da semana para ir para os trabalhos (ambos mesma distância).
Para voltas mais alargadas, poderei sempre usar o ICE.
Isto para dizer que, no meu contexto, a autonomia não me parece um fator decisivo. Possivelmente estarei errado.
Resumindo, será que um EV, de por exemplo 2012, com uma utilização e degradação dentro da média, consegue durar mais 10 anos (2027) sem necessitar de uma bateria nova?
Será que uma bateria aguenta 15 anos de utilização responsável?
PS
Perguntei isto mesmo aos vendedores da Nissan e Renault, mas ambos se esquivaram a responder... Não os censuro. Suponho que haja ainda poucos dados.
@mafgod
10 000 km p/ ano
@BrunoAlves
Sim, tenho garagem onde posso carregar
Pois tendo um EV compreendo que rapidamente se lhe de preferência, mas ambos os carros são, e serão, usados todos os dias da semana para ir para os trabalhos (ambos mesma distância).
Para voltas mais alargadas, poderei sempre usar o ICE.
Isto para dizer que, no meu contexto, a autonomia não me parece um fator decisivo. Possivelmente estarei errado.
Resumindo, será que um EV, de por exemplo 2012, com uma utilização e degradação dentro da média, consegue durar mais 10 anos (2027) sem necessitar de uma bateria nova?
Será que uma bateria aguenta 15 anos de utilização responsável?
PS
Perguntei isto mesmo aos vendedores da Nissan e Renault, mas ambos se esquivaram a responder... Não os censuro. Suponho que haja ainda poucos dados.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
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Re: Primeiro EV - o que comprar?
Para 15km diários, sim sem dúvida.
No entanto, não há carros destes há tanto tempo na estrada e, por isso, a ideia que um carro dura 10 anos é baseada na suposição que a degradação e fiabilidade se mantém como actualmente as conhecemos.
No entanto, não há carros destes há tanto tempo na estrada e, por isso, a ideia que um carro dura 10 anos é baseada na suposição que a degradação e fiabilidade se mantém como actualmente as conhecemos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Primeiro EV - o que comprar?
Não nos podemos esquecer dos Citroen Ax/Saxo/Berlingo, Peugeot 106/Partner, Renault Clio/EXpress do século passado com baterias de chumbo, e que ainda andam... o cuidado é sempre necessário para a sua longevidade.
Eu também adquiri um EV para poucos kms... e a verdade é que é um tal fazer kms sem nos apercebermos.
Eu também adquiri um EV para poucos kms... e a verdade é que é um tal fazer kms sem nos apercebermos.

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- Data de fabrico: 01 set 2016
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Re: Primeiro EV - o que comprar?
Boas,
Atenção ao preço das revisões.
Pessoalmente ainda não precisei de fazer nenhuma e como a patroa melgou tanto a cabeça ao vendedor acho que ele para se ver livre dela ofereceu as duas primeiras!
De qualquer forma tenho visto por aqui revisões básicas a custar mais de 140€ (Renatoneves confirma). Se as fazemos na marca ou não é uma opção mas a ideia de pagar quase nada nem sempre é verdadeira.
Obviamente que manutenção por avaria, deverá ser mais reduzida.
Pensando estritamente em poupança, dificilmente compensará comprar um eléctrico para fazer esses km.
Uma coisa é certa, depois de provares, já não voltas atrás
!
JRamalho
Atenção ao preço das revisões.
Pessoalmente ainda não precisei de fazer nenhuma e como a patroa melgou tanto a cabeça ao vendedor acho que ele para se ver livre dela ofereceu as duas primeiras!
De qualquer forma tenho visto por aqui revisões básicas a custar mais de 140€ (Renatoneves confirma). Se as fazemos na marca ou não é uma opção mas a ideia de pagar quase nada nem sempre é verdadeira.
Obviamente que manutenção por avaria, deverá ser mais reduzida.
Pensando estritamente em poupança, dificilmente compensará comprar um eléctrico para fazer esses km.
Uma coisa é certa, depois de provares, já não voltas atrás

JRamalho
- pemifer
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Re: Primeiro EV - o que comprar?
Removido pelo autor
Última edição por pemifer em 24 fev 2017, 16:33, editado 1 vez no total.